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Aprendendo palavras: jogando com letras e sílabas - UCA

 

25/05/2011

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aprendendo palavras: jogando com letras e sílabas

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Confrontar hipóteses sobre a escrita;
  •   Desenvolver o gosto pela leitura;
  •   Formar palavras;
  •   Brincar com alguns jogos: argola e quebra-cabeça;
  •  Aprender a ordem alfabética utilizando-a em atividades propostas;
  •   Reconhecer as letras do alfabeto;
  •  Compreender a composição das sílabas.
  •  Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor é necessário que o aluno exponha seus pensamentos e ideias, através da linguagem oral e consiga trabalhar em grupo.  

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

 

 Professor, para  maior contato entre os alunos e as letras do alfabeto, proponha o jogo da "cobrinha sabida". A finalidade desse jogo é fazer com que os alunos explorem o alfabeto e memorizem a sequência alfabética, pré-requisito essencial para facilitar a pesquisa em dicionários, listas, enciclopédias, dentre outros.

 

a)      Forme um grupo de cinco jogadores.

b)      Providencie o desenho de uma cobrinha juntamente com todas as letras do alfabeto para cada grupo e coloque-as dentro de um saquinho. Como são 5 grupos, serão 5 cobrinhas e 5 alfabetos completos.

 

  

Fonte: Acervo da autora

 

 

c)      Sem olhar, cada jogador pega uma peça no saco. Depois, começa tudo de novo. Cada um pega mais uma peça, até que todos tenham cinco peças na mão.

d)      A letra A não vai ser de ninguém. Se alguém tirá-la, deverá colocá-la na cabeça da cobra e pegar outra peça.

e)     Com uma parlenda ou uma dinâmica ou um sorteio, decida com o grupo quem vai começar o jogo. Estabeleça também qual vai ser a ordem das jogadas, ou seja, se elas serão no sentido horário ou no anti-horário.

f)      O jogador que iniciar a partida deve colocar uma letra na cobrinha, respeitando a ordem alfabética, do começo para o fim, ou do fim para o começo. Portanto, ele deverá colocar na cobrinha ou a letra B ou a letra Z.

g)       Não é permitido colocar peça fora da sequência. Quando o jogador não tiver a peça, ele deverá passar a vez a outro.

h)      Ganha o jogo, quem encaixar primeiro todas as letras.  

 

 

Fonte: Acervo da Autora

 

Ao final da atividade peça que os alunos deem opinião sobre o “jogo da cobrinha sabida” e digam o que foi mais fácil e/ou mais difícil. É importante que os alunos justifiquem a resposta. Em seguida, solicite aos alunos que usem seus laptops para registrarem o jogo, utilizando o KolourPaint ( Metasys >  Aplicações gráficas > ferramentas de pinturas ).

Utilizando esse aplicativo, o aluno poderá desenvolver suas habilidades e criatividade, ao passo que sua coordenação motora e entendimento do jogo ficarão visíveis para o professor avaliar a compreensão da atividade.

 

2ª Atividade:

 

 

Professor, em roda de conversa convide a turma para participar de um momento bem divertido. Providencie o livro Palavras, muitas palavras... de Ruth Rocha e faça a leitura para a turma. Nesse livro cada letra do alfabeto é a primeira letra de muitas palavras que todos gostam e conhecem. Com muita diversão e rima, todas as letras do alfabeto se apresentam para os alunos. Os desenhos acompanham e reforçam a proposta do texto.

 

http://literinhas.blogspot.com/

 

Depois de fazer a leitura, peça para registrarem as 26 letras do alfabeto uma embaixo da outra (se tiver carimbos com as letras você poderá usar) e em seguida peça para fazerem a tentativa de escrita de palavras (hipóteses) que começam com as letras do alfabeto.

 Logo após, faça com a turma a escrita convencional das palavras e solicite aos alunos, que as registrem ao lado da tentativa de escrita das palavras escolhidas.

Observe:

 

caderno gustavo

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, você poderá registrar essa atividade fazendo uma tabela de 3 colunas e 27 linhas, utilizando o KWord (Área de trabalho > processador de texto) ou  KWord ( metasys> aplicativos> ferramentas de produtividade> suíte de escritório >processador de texto).

Ao invés dos alunos escreverem, eles vão digitar as letras do alfabeto, suas hipóteses e a escrita convencional. Quando você, professor, for fazer a correção das palavras, observe com bastante atenção a escrita convencional.

 

 

LETRAS

TENTATIVA DE ESCRITA

ESCRITA CONVENCIONAL

A

 

 

B

 

 

C

 

 

D

 

 

E

 

 

F

 

 

G

 

 

H

 

 

I

 

 

J

 

 

K

 

 

L

 

 

M

 

 

N

 

 

O

 

 

P

 

 

Q

 

 

R

 

 

S

 

 

T

 

 

U

 

 

V

 

 

W

 

 

X

 

 

Y

 

 

Z

 

 

 

 

Após a correção, imprima a produção de cada aluno e oriente para seja colada no caderno de Língua Portuguesa.

 

3ª Atividade:

 

Professor, nesse momento, proponha o jogo da argola para os alunos. A ideia é estimular a criação/formação de palavras pelos alunos e esse jogo proporciona isso.

 

 

 

1º passo:

Primeiro diga à turma que realizarão o jogo da argola. Pergunte se alguém conhece e se já brincou. Mesmo que já conheçam, relembre as regras do jogo.

Em seguida, divida a turma em 2 grupos. Para fazer a divisão, você poderá utilizar a seguinte estratégia: Escolha dois números, diga para cada aluno um número, por exemplo, 1, 2, 1, 2,1... e assim por diante. Depois reúna o grupo número 1 e o grupo número 2.

Explique que o jogo da argola consiste em lançar argolas sobre garrafas.

2º passo:

Providencie:

  •  26 garrafas PET e cole uma letra em cada garrafa.
  •  No mínimo 6 argolas.   

 

Arrume as garrafas próximas uma das outras, cole uma fita no chão identificando até onde o aluno poderá chegar para lançar as argolas.

3ºpasso:

Construindo as regras para o jogo:

Professor, juntamente com os alunos formule as regras do jogo.

1º- O grupo deverá organizar a ordem de jogada dos integrantes. Quem será o primeiro a lançar, o segundo, o terceiro e assim por diante.

2º- Cada grupo escolherá um representante para ver no par ou ímpar quem começará.

3º - O objetivo é acertar a argola em uma garrafa e formular uma palavra com a letra que está na garrafa.

4º- Se o jogador errar será a vez do lançamento do outro grupo, e assim por diante.

5º- No momento de formular a palavra, o grupo poderá ajudar.

6º- O jogador irá soletrar a palavra e o professor vai registrar na lousa.

7º- Só valerá ponto para o grupo, se a palavra estiver correta

 

Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar esse jogo ou filmar, uma vez que, o laptop os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.

Para fotografar utilize a câmera dos laptops ( Metasys > aba aplicativos > multimídia > WxCam ) ou ( Área de trabalho > câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de jogar a argola, na hora que estiver falando as palavras, dentre outros.

Se preferir, registre em forma de vídeo. ( Metasys > aba aplicativos > multimídia > WxCam ) ou ( Área de trabalho > câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de trabalho > visualizador de imagens).

 

4ª Atividade:

 

Professor, a partir das atividades anteriores, os alunos poderão perceber que as palavras são compostas por letras. Porém, é preciso também que comecem a compreender que as palavras são compostas por sílabas, isto é, cada um dos impulsos sonoros que formam as palavras quando pronunciamos, em linhas gerais, sílaba é cada pedacinho da palavra quando pronunciamos.

Brinque com a turma: Peça para cada aluno falar seu nome e estralar os dedos em cada sílaba.   

 Fe – li – pe        Mar – ce – la              Ma – ri – a

Em seguida, organize a turma em grupos de 4 ou 5 jogadores. Decida com a ajuda da turma qual aluno de cada grupo irá começar. Uma sugestão seria seguir a ordem alfabética dos nomes dos integrantes de cada grupo.

O primeiro diz uma palavra. O seguinte tem que dizer outra palavra que comece com a sílaba inicial da palavra dita. Por exemplo, se a pessoa diz FADA, o seguinte poderá dizer FAROFA, e o próximo FACA e assim por diante.

Quando um jogador demorar muito para dar uma nova palavra, fica fora do jogo ou  o colega que está à sua direita poderá ajudá-lo, só assim todos poderão ficar até o final da atividade. Nesse momento, o próximo jogador deverá dizer uma palavra iniciada com a letra seguinte do alfabeto. No caso, seria a letra G.

Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá juntamente com os alunos gravar a pronunciação de cada pedacinho da palavra, bem como da palavra começada com a mesma sílaba.

Para acessar o programa, KRecord, siga as orientações: (Metasys > aplicativos > multimídia > editores > de áudio > KRecord).

 

K RECORD 2

Fonte: Acervo da autora

 

 

 

 

Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção salvar, escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.

 

VARIAÇÕES:

O jogo poderá ser feito primeiramente com toda turma, pois assim os grupos terão mais facilidade para jogar.

 

5ª Atividade:

 

Professor,“Desafios” é uma outra atividade interessante para trabalhar com os alunos.

Sugerimos que proponha o seguinte:

 

Será que você consegue preencher os quadrados em branco com uma única sílaba e formar duas palavras ao mesmo tempo? Veja como se faz:  

 

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, solicite que os alunos façam o registro em uma folha a parte, das palavras que conseguiram montar. Utilize os registros em atividades no caderno de Língua Portuguesa. Você poderá fazer assim:

 

 REGISTRANDO  DESAFIOS

 

 Hoje realizamos alguns desafios. Individualmente, deveríamos montar duas palavras ao mesmo tempo utilizando quadrados que estavam em branco.

Minha ficha estava com o quadrado em branco, estava assim...

Eu consegui montar as seguintes palavras....

Agora, vou registrar as palavras que escrevi e depois vou produzir uma frase para cada uma delas ....  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, durante as atividades propostas, avalie perguntando, observando, registrando, se os alunos reconheceram as letras e as sílabas como partes constituintes das palavras, bem como se conseguiram formar palavras. Verifique as facilidades e as dificuldades apresentadas quanto ao uso do laptop, retomando sempre que for necessário.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/7 - 57,14%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14,29%
  • Três estrelas 2/7 - 28,57%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

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