Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PESCARIA: empregando conhecimentos - UCA

 

22/06/2011

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

PESCARIA

LUCIANA SOARES MUNIZ, ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o aluno poderá:

  • Desenvolver a atenção e a concentração.
  • Construir conceitos e noções de localização espacial.
  • Conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
  • Aprofundar o conhecimento sobre diferentes componentes curriculares.
  • Elaborar ilustrações relacionadas ao tema meio ambiente.
  • Desenvolver o raciocínio lógico.
  • Memorizar conteúdos.
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é necessário que os alunos estejam no nível silábico alfabético de escrita, sejam capazes de reconhecer numerais de 1 a 100, bem como a quantidade que cada um representa. É importante que consigam expressar oralmente suas ideias para que possam registrar através da fala seus pensamentos sobre a temática meio ambiente. Além disto, é necessário que os alunos tenham noções básicas sobre a utilização dos programas: KolourPaint,  Mozilla Firefox, Webcam, Tux Paint  e KWord do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. Utilize os seguintes programas: KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord];  Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet); Webcam (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera) eTux Paint (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital ).

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, inicie a atividade dialogando com a turma sobre o que os alunos sabem a respeito da preservação do meio ambiente. Este momento é importante porque por meio deles você poderá incluir questões, como as sugeridas no decorrer das atividades propostas, que possibilitarão momentos de reflexão.

Para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ter uma atitude sustentável é uma questão de seguir exemplos. Por isso, é importante que eles vejam os adultos que estão ao seu redor: separando o lixo, fechando a torneira, apagando a luz, economizando no banho, usando o balde para lavar o carro, deixando o carro na garagem, plantando árvores, reciclando o óleo doméstico, dentre outras ações. São esses movimentos que estimulam a consciência e a curiosidade ambiental. Além de promover bons hábitos, também é interessante que os alunos tenham vivência de temas diversos de forma lúdica e educativa.

  

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

SÍLABAS       UTILIZANDO LAPTOP

Professor, leve para sala de aula imagens de rios, lagos, mares, represas ou solicite aos alunos que tragam de casa. As imagens poderão ser retiradas de: revistas, jornais, fotografias e calendários ilustrados.

Solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem os sítios abaixo. Veja o caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Pescaria   http://www.pedromartinelli.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/08/rio-pardo-pescando.jpg

Pescaria  http://www.jokerartgallery.com/pintura/waldirnovellidias/Momento%20de%20alegria.%20Pescaria%20com%20os%20netos.JPG

Pescaria   http://www.acaoeaventura.com.br/cacaepesca1.html  (Acesso 27/05/2011)

 Durante a visualização de cada sítio dialogue com os alunos sobre as imagens. Aproveite a oportunidade para destacar os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.

Você poderá questionar:

  • Vocês sabem o que é meio ambiente?
  • Será que vocês cuidam bem do meio ambiente em que vivem?
  • Porque o meio ambiente é importante para nossas vidas?
  • Quem sabe o que significa preservar o meio ambiente?
  • O que cada um de vocês faz para preservar o meio ambiente?
  • E seus familiares, eles têm ajudado na preservação do meio ambiente?
  • E os rios, de que maneira poderemos preservá-los?
  • Como temos preservado os diferentes espaços (sala de aula, pátio, quadra de esporte, laboratórios, cantina, biblioteca...) da nossa escola?

Professor, incentive todos os alunos a darem suas opiniões, procure inserir no grupo aqueles que falam pouco (e você  “Arthur” o que pensa sobre isto?...). Após o diálogo, recapitule:

Então, é isto mesmo, ambiente ou meio ambiente é a terra em que pisamos, o ar que respiramos, a água, as plantas, os animais, as montanhas, os lagos, as lagoas, os oceanos e até o nosso corpo faz parte do ambiente.

É preciso perceber a importância que tem o meio ambiente para nossas vidas. É dele que retiramos materiais que utilizamos para a construção do ambiente urbano (cidades e vilas), para nossa sobrevivência (alimentos e água) e para a confecção de objetos úteis (vidros, plástico, metais, papéis), mas nem por isto devemos agir como se o ambiente fosse simplesmente um armazém de mercadorias.

Nós retiramos do ambiente os materiais e os transformamos: o plástico, por exemplo, vem do petróleo que é retirado do fundo da terra, o vidro vem da areia que é retirada da crosta terrestre, o papel é feito de certos tipos de árvores. Todos os materiais que temos a nossa volta foram feitos com os recursos naturais retirados do meio ambiente. Se não utilizarmos estes recursos com cuidado, muitos, em pouco tempo, poderão acabar. Por isto é tão importante reciclar e poupar os recursos naturais respeitando todos os seres com quem compartilhamos a vida. Nós precisamos preservar o meio ambiente.

Confirme: preservar significa defender, cuidar e zelar. O ato de preservar é muito importante. Quando ouvimos falar em preservação da natureza, podemos entender que se trata de atitudes tomadas para cuidar do meio ambiente.

 Para finalizar este momento, proponha aos alunos que utilizando seus laptops, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) realizem alguns jogos sobre a temática meio ambiente. Utilize os sítios:

 Pescaria  http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/

 Pescaria  http://www.conpet.gov.br/images/jogos/jogo_reflorestar.swf   

 Pescaria  http://www.escolagames.com.br/jogos/pescaLetras/     (Acesso 27/05/2011)

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que eles se lembram da aula anterior em que falaram sobre preservação do meio ambiente. Ouça os alunos e em seguida recorde que a preservação ocorre quando são tomados cuidados especiais para que não prejudiquemos o meio ambiente ( animais, florestas, rios e mares) dentre outros. 

Proponha a turma, que faça uma pesquisa com seus familiares sobre a preservação do meio ambiente. Explique que para conhecermos um pouco mais sobre este assunto cada aluno fará uma entrevista com algum membro de sua família ou um amigo. A pessoa escolhida deverá ser um adulto, pois nosso propósito será verificar quais ações ela tem feito para que as crianças de maneira geral possam tê-la como exemplo no que diz respeito à preservação ambiental.

Professor, lembre ao aluno que ele deverá informar à pessoa que escolheu para entrevistar qual é o motivo da entrevista. E que ao finalizar o trabalho é muito importante agradecer a oportunidade da realização do mesmo. Peça que o aluno leia o que digitou ou então solicite que o próprio entrevistado faça a leitura.  Também é importante que os alunos já tenham realizado este tipo de atividade. Aproveite para pedir que os alunos registrem ao final da entrevista sua opinião sobre o trabalho realizado.

Escolha um final de semana para que os alunos possam realizar a atividade, assim terão contato com pessoas que trabalham durante toda a semana, ou então estabeleça três ou mais dias para que os alunos realizem a entrevista.

Para realização da atividade peça que utilizem seus laptops para copiarem as questões registradas abaixo e também registrarem as respostas, por meio de KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).

                Alvo de Letras      Entrevista

                Meio Ambiente: dialogando com nossos familiares

                        Roteiro de entrevista

Nome do entrevistado:

Idade:

Você sabe o que é meio ambiente?

Como você ajuda a preservar a natureza?

O que acontece às plantas e aos animais na falta de chuva?

O que o desmatamento pode causar ao meio ambiente?

Por que é preciso economizar água?

O que você faz com o lixo diário de sua casa?

Você faz coleta seletiva?

Você já plantou alguma árvore? Em caso afirmativo, em que lugar?

Você gostaria de contar alguma coisa que não te perguntei sobre a preservação do meio ambiente?

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Socializando a entrevista

Professor, retome a atividade realizada em casa.

Organize os alunos em um grande grupo e instrua-os a apresentarem as respostas de seus entrevistados.

Informe que você fará uma pergunta de cada vez e que todos deverão relatar o que foi respondido. Pergunte quem gostaria de ser o primeiro a falar.

Peça que antes de responderem a primeira questão façam a identificação da pessoa que cada um entrevistou: nome, idade, se é um membro da família ou algum outro amigo.

Durante as respostas dos alunos faça anotações do que você achar conveniente para ser retomado ao final de todas as exposições.

Para finalizar pergunte: o que foi possível aprender e quais foram as dificuldades e as facilidades encontradas para realização da atividade.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Professor, para esta atividade será necessário que você organize os alunos em grupos de três ou quatro elementos. Veja como fazer:

Providencie para cada grupo: uma folha de papel craft - aproximadamente um metro de largura por um e meio metro de cumprimento; tinta guache de diferentes cores, principalmente cores primárias (azul, amarelo e vermelho) para que os alunos misturem e descubram novas cores; retalhos de papel fantasia ou papel sulfite colorido ou folhas de revistas para confecção de peixes; canudinhos coloridos de refrigerante cortados ao meio; lápis para escrever, de cor e de cera; borracha; folha de papel em branco ou qualquer folha para rascunho e pincéis para pintura.

 Iniciando a atividade

Estabeleça um diálogo com os alunos, pergunte como devemos preservar os nossos rios. Ouça suas hipóteses e em seguida informe-os que um rio limpo está preservado. Um rio poluído não está preservado.

Posteriormente pergunte:

 ___Será que vocês conseguem imaginar uma paisagem onde tenha um lago, ou um rio, uma represa ou até mesmo um mar, sem estar poluído? O que pode poluí-los?

Conseguem imaginar animais que possam viver neste espaço?

E peixes, será que têm por lá? Vocês conseguem desenhar peixinhos e recortá-los? E pintar? Será que são capazes? Acredito que sim.

Então, vamos desenhar alguns peixinhos? Para isto é necessário que se reúnam em grupos. Aliás, quantos alunos estão presentes? Quantos grupos poderemos formar tendo em todos eles a mesma quantidade de alunos?

O que teremos de fazer para descobrirmos quantos alunos ficarão em cada grupo? Pensem um pouco mais. Isto mesmo, vamos dividir.

Quantos alunos são? Isto, vinte e cinco. Quantos grupos poderemos formar? Quantos alunos ficaram em cada grupo?

Quero ver vocês se agrupando até montarem seus grupos. Pronto?

Esperem, tem um grupo com quatro e outro com seis alunos. O que fazer para estes dois grupos ficarem com a mesma quantidade de alunos? Isto mesmo, um elemento do grupo de seis passa para o grupo de quatro. E agora, quantos elementos têm em cada grupo? Cinco. Ok! Vocês estão craques.

Agora, solicite que cada grupo de alunos:

  • Pense numa paisagem na qual tenha um lago, represa, rio ou mar.

  • Faça, utilizando lápis para escrever, o desenho da imagem que seus elementos pensaram.

  •  Pinte usando tinta ou lápis de cor ou de cera.

  • Faça peixinhos e recorte-os para colocar no seu lago/ rio/ represa ou mar. Os peixes deverão ser feitos de papel fantasia ou de outro papel leve (folhas de revistas). Eles poderão ter tamanhos e cores diferentes, porém, não podem ser muito grandes, no máximo deverão ter 6 cm de comprimento e 3 cm de largura, pois depois os alunos irão pescá-los utilizando canudinhos cortados ao meio. 

 

Lembre-se: Estabeleça com os alunos as regras para realização da atividade. Converse com a turma para fixá-las. Veja algumas regras estabelecidas por alunos do 3o ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia:

  • Respeitar a opinião dos colegas.

  • Decidir em grupo o que vão desenhar e de que forma farão.

  • Quando um necessitar de ajuda o outro irá ajudar.

  • Todos deverão ter organização com os materiais: limpar onde sujar, colocar restos de papéis que não serão reaproveitados no coletor de lixo para reciclagem (quando tiver), lavar os pincéis após o uso.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Apresentação das paisagens e realização de um jogo

Após a tinta seca, cada grupo irá apresentar seu trabalho.

Deverão, explicar detalhes da imagem feita:

  • Porque escolheram fazê-la. 
  • O que pensaram enquanto faziam.
  • Porque desenharam cada um dos elementos.
  • De que maneira poderão preservar o meio ambiente no qual poderia estar a imagem feita.
  • Que/ais conselho/s o grupo poderá dar para as pessoas preservarem um ambiente como o desenhado pelo grupo.

Depois de todas as apresentações, cada grupo irá distribuir os peixes que fez, na parte do desenho, onde está representada a água.

Por sua vez, cada aluno escolherá uma cor de peixe que gostaria de pescar, para isso deverá ter peixes de cores diferentes, conforme o número de elementos de cada grupo.

Cada aluno também deverá receber um canudinho recortado ao meio com o qual irá pescar. A seguir os alunos poderão sugar os peixes com o canudinho, a fim de tirá-los da água.

O peixe que cair antes de chegar à margem deverá ser levado novamente para água para ser pego novamente.

O peixe será considerado pego se o aluno conseguir levá-lo para fora d’água.

Quem conseguir pescar primeiro a maior quantidade de peixes será considerado o melhor pescador.

 Sugestões de alternativas para o desenvolvimento da aula:

 Esta atividade poderá ser realizada em grupos de dois ou mais elementos.

Professor você poderá fazer uma paisagem para cada grupo ou pedir que outro profissional, professor de Artes, por exemplo, o faça. Também poderá em parceria com este profissional pedir que os alunos façam a paisagem e os peixes durante diferentes aulas.

Num primeiro momento os alunos poderão utilizar os peixes apenas como instrumento para tirar e retirar do lago, por puro prazer de pescar. Em outro momento você poderá utilizar os peixes para trabalhar conteúdos específicos. Por exemplo, você poderá confeccionar os peixes e colocar no verso de cada um deles uma situação problema a ser resolvida. Cada aluno irá pegar seu peixe e resolver a situação escrita e/ou colada no verso do peixe.

Veja algumas sugestões de atividades, por componente curricular, para serem coladas no verso do peixe que o aluno pescará e deverá resolver.

Português: coletivo de abelhas; diminutivo de boca; aumentativo de nariz; sinônimo de pular; antônimo de alegre; feminino de padrasto; masculino de ovelha; escreva frases com a expressão rio poluído, dentre outros.

Matemática: 3 x 94; dobro de 608; metade de 900; triplo de 1008; 1248: 4.

Geografia: nome do bairro onde você mora; nome do bairro de nossa escola; nome do estado onde se localiza nossa cidade.

Ciências: nome dos membros superiores do corpo humano; nome dos membros inferiores do corpo humano; órgãos dos sentidos; três nomes de aves.

Professor, você poderá numerar os peixes, por exemplo: 1, 2, 3, 4 e providenciar caixinhas com os respectivos números (veja abaixo). Dentro de cada caixinha você poderá colocar situações problema para serem pensadas e resolvidas, poderá ser de um único conteúdo ou de vários, dependendo de seu/s objetivo/s.

É importante que os diferentes conteúdos a serem trabalhados, sejam planejados com antecedência. Aproveite a atividade para discutir assuntos referentes à preservação do meio ambiente, conservação do solo, reciclagem de lixo, etc.

Caso opte por trabalhar componentes curriculares registre as diferentes atividades em seus respectivos cadernos, não se esqueça de escrever as instruções do jogo, bem como os objetivos a serem alcançados. Peça também que os alunos reproduzam o desenho elaborado pelo grupo.

Para finalizar, solicite que os alunos avaliem sua participação e a participação do grupo durante a atividade desde a construção da imagem até a resolução das situações problema apresentadas em cada peixe.

 

Pescaria 1                 Pescaria 2

                              Foto1                                                                                                                     Fo to 2

Foto 1 e 2 - Jogo Pescaria: empregando conhecimentos. Alunos pescando os peixes utilizando canudinhos cortados ao meio. Atividade realizada com alunos 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Eliana Aparecida Carleto.
Fonte: Acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, observe os alunos durante a realização das diversas atividades, veja se eles: conseguiram construir conceitos e noções de localização espacial; conscientizaram sobre a necessidade de preservação do meio ambiente; elaboraram ilustrações relacionadas ao tema meio ambiente; demonstraram agilidade em resolver as situações problema apresentadas e se houve interação, colaboração e troca de experiências nos grupos de trabalho. Observe ainda se os alunos conseguiram utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Claudia Clever Matias do Val, EE MILTON DA COSTA FERREIRA , Mato Grosso - dijo:
    clever.val2011@gmail.com

    11/07/2011

    Quatro estrelas

    gostei, foi bastante animadora, vejo ser possivel criar e recriar em cima deste tema. Obrigada pela sugestão e bom trabalho para todas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.