Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As plantas e o solo - UCA

 

04/07/2011

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

As plantas e o solo.

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva.

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

  • Identificar alguns tipos de plantas.
  • Conhecer alguns tipos de solos.
  • Refletir sobre a importância do solo para o desenvolvimento das plantas.
  • Pesquisar sobre o que envolve o plantio, os cuidados com a terra e os instrumentos utilizados.
  • Desenvolver o conceito de solo e estudar seu processo de formação.
  • Despertar o gosto pelo cultivo do solo e respeito ao meio ambiente.
  • Desenvolver o senso crítico, o espírito de investigação e a autonomia.
  • Assumir atitudes responsáveis de preservação do meio ambiente.
  • Registrar observações.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis(6) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a  realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto, é preciso que esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, compreenda o sistema de representação da linguagem escrita. É importante também que o mesmo consiga expressar suas ideias através de texto escrito e tenha noções básicas sobre a utilização dos programas Mozilla Firefox, Webcam e KWord do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop Classmate do Projeto UCA, conectado à internet. Utilize os seguintes programas: KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord],  Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e Webcam   (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). 

 

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, inicie a atividade apresentando aos alunos as questões registradas abaixo. Você poderá fazer os questionamentos oralmente ou através de registro, caso eleja a segunda opção solicite que os alunos utilizem seus laptops. O aluno deverá utilizar o seguinte procedimento: KWord [Metasys> Aplicativos> Acessórios> Novos Aplicativos> Processador de Textos]. Se necessário faça o registro em mais de uma atividade.

 a- Imagine que você possa se transformar numa planta. Como seria essa planta?

 b- Por que você gostaria de ser essa planta?

 c- Que cuidados você gostaria de receber?

Após o registro socialize as respostas. Peça que cada aluno responda as questões, quando todos tiverem respondido imprima as respostas e confeccione um mural com os trabalhos apresentados.  

 

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

             Alvo de letras

Retome à atividade anterior dizendo os nomes das plantas que seus alunos gostariam de ser. Verifique os conhecimentos que eles possuem sobre as plantas:

  • Onde podem viver/ habitat.
  • Como cuidar.
  • Tipos.
  • Como nascem.
  • Aproveitamento na alimentação; na fabricação de: remédios, móveis e objetos dentre outros.

Após o diálogo solicite que os alunos façam uma pesquisa utilizando diferentes fontes, por exemplo: livros, internet, jornais e revistas, a fim de confrontar seus conhecimentos sobre as plantas que gostariam de ser. Depois de realizada a pesquisa socialize as respostas através de uma exposição oral na qual os alunos confrontarão o que disseram anteriormente e o que conseguiram pesquisar. A pesquisa poderá ser realizada em sala de aula ou como tarefa de casa.

Para finalizar esta etapa faça um passeio na escola e/ou arredores para que os alunos possam identificar os diferentes tipos de plantas.

Ao retornar para sala de aula converse sobre o que foi descoberto: nomes das plantas, onde foram encontradas, como eram suas folhas, diferenças e semelhanças entre as plantas.

Produza um relatório coletivo sobre o passeio realizado, os alunos vão falando enquanto você escreve o texto na lousa. Depois, juntos, façam a revisão do texto e, finalmente, peça aos alunos que copiem a versão final do texto. Você poderá pedir que os alunos utilizem seus laptops e adotem o seguinte procedimento: KWord [Metasys> Aplicativos> Acessórios> Novos Aplicativos> Processador de Textos]. 

Solicite que ilustrem o texto utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

Depois da finalização da tarefa, imprima os textos e solicite que os alunos os colem no caderno de Ciências. 

 

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

        SÍLABAS

Professor, relembre com os alunos o trajeto feito durante o passeio da aula anterior e em quais locais viram as plantas. Aproveite para dizer que a maioria, senão todas as plantas que viram estavam plantadas no solo. Pergunte a eles se sabem o que é solo.

Após a conversa convide os alunos para que abram seus laptops na página Google  www.google.com.br, por meio do programa Mozilla Firefox   [Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox]. Eles deverão procurar por imagens que representam diferentes tipos de solos. Isto poderá ser realizado inserindo o termo de pesquisa "tipos de solos" e em seguida clicar no link imagens. Após a seleção da imagem instrua-os a copiar e colar, por exemplo, em uma tabela que será criada no KWord. Peça que os alunos façam uma tabela de 3 colunas e 3 linhas, por meio do ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord], clicando com o botão direito dentro do quadradinho e depois em colar. Aparecerão alguns quadradinhos em volta da imagem, isso significa que poderão ajustar o tamanho desejado.

Importante: Não se esqueça de informar que deverão registrar a fonte da imagem.

Você poderá sugerir os sítios listados abaixo:  

 

 

 

Fontes:

Imagem 1- http://culturadabananeira.no.sapo.pt/images/solo.jpg

Imagem 2-  http://ecojardim.files.wordpress.com/2008/05/solo-de-eucaliptal.jpg

Imagem 3- http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK14705_solo-sagrado-de-guarapiranga-prototipo-do-paraiso-terrestre800.jpg

Imagem 4- http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/o-que-e-solo-vegetal165-jpg.jpg

Imagem 5- http://www.codem.org.br/investe/fotos/Agricultura1.jpg

Imagem 6- http://girleiteiro.files.wordpress.com/2009/10/lavoura-pecuaria.jpg    (Acesso 31/05/2011)

 

Professor, converse com os alunos durante todo o trabalho. Indague sobre o que estão descobrindo em cada imagem.

Ao final avalie esse momento perguntando sobre o que aprenderam e se gostaram ou não, justificando suas respostas. É importante que os alunos percebam que o solo pode ser modificado pela ação humana, por exemplo, pela agricultura e pela criação de gado. Deixe claro que o concreto e o asfalto não fazem parte do solo. São materiais que o homem desenvolveu e usa em seu benefício próprio para melhorar a qualidade de vida.

Se em sua escola tiver jardim, hortaliça ou mesmo outro espaço físico convide seus alunos para que possam observar os diferentes tipos de solo.

Caso tenha possibilidade de encontrar terra, peça que coloquem em suas mãos para senti-la, se necessário utilize luvas. Solicite ainda que observem se encontram algum animalzinho no solo. Depois da observação peça que façam a higiene das mãos. Retorne para sala de aula e converse sobre a experiência vivida e o que foi possível aprender.

Veja algumas imagens de atividades realizadas, a fim de que os alunos observassem diferentes tipos de solos.

    PLANTA E SOLO3           PLANTA E SOLO4

                                        Foto1                                                                                      Foto 2    

Foto 1  e  foto 2 - Imagens do trabalho de campo sobre observação do solo, realizado por alunos do 3º ano  do Ensino Fundamental de 9 anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, professora Eliana Aparecida Carleto .

Fonte: Acervo da autora.

  

Professor, apresente também o vídeo "Minhocas: os arados da terra". Para ver esse vídeo você poderá pedir que os alunos acessem o sítio abaixo por meio do programa Mozilla Firefox   [Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox]. Os alunos deverão clicar na palavra vídeo e na tela que abre deverão clicar na caixa 13. 

     http://www.leoejuju.com.br/index2.php  Asplantaseosolo

Depois indique o vídeo "Agrotóxico" por meio do sítio:

  http://www.youtube.com/watch?v=VR_P1zFIjvo&feature=related  Asplantaseosolo

Ao final da apresentação dos vídeos pergunte para os alunos o que foi possível aprender. Durante o diálogo observe se entenderam o significado de solo e de produtos agrotóxicos. Se necessário retome as informações dadas anteriormente ou faça novas pesquisas para que possa haver melhor entendimento das questões levantadas pelos alunos. 

    

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

 Professor, registre na lousa o texto abaixo e peça que os alunos o copiem.

         A minhoca

 A minhoca sai da toca e se enrosca.

O pescador quer pegar a pobre da minhoca.

A galinha quer comer a saborosa minhoca.

O moleque quer espremer pra separar terra e minhoca.

 A minhoca, que não é tonta, logo se estica e se enrosca.

A terra enterra a minhoca e ninguém viu a sua toca.

Lá de sua toca, toda torta, torce de rir a levada minhoca.

Fonte: JOSÉ, Elias. Bicho que te quero livre. 2 ed. São Paulo:Moderna, 2002  

 

Após a cópia do texto solicite que os alunos façam leitura: silenciosa, coletiva e oral. Estimule os alunos a dizerem o que entenderam do poema. Informe quem é o autor do poema, acesse o sítio http://iceliasjose.blogspot.com/2009/02/quem-foi-elias-jose.html e terá informações sobre o referido autor.

Depois da interpretação oral proponha que os alunos respondam as seguintes questões:

a- A minhoca tem uma toca. Em que lugar fica essa toca?

b- Para que você imagina que o pescador quer pegar a minhoca? E a galinha?

c- Você acha que o pescador, o moleque e a galinha conseguiram pegar a minhoca? Por quê?

d- Você acha que a minhoca é útil para o solo? Justifique sua resposta.

e- Você conhece ou sabe o nome de outros animais que vivem dentro do solo?

f-  Ilustre o poema. 

 

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

 Professor, fale com os alunos sobre os cuidados que devemos ter com a terra, faça uma retrospectiva histórica.

 Explique que por muito tempo, no passado, a espécie humana conseguia alimento apenas caçando, pescando e colhendo grãos, frutos e raízes. Mas, há cerca de dez mil anos, nossa espécie passou também a plantar os vegetais. Porém é necessário que cuidemos do solo por meio da adubação, rotação de culturas, aragem do solo, irrigação e drenagem.

Estimule seus alunos a consultarem o dicionário para descobrirem o significado das palavras: adubar, arar, irrigar e drenar.

Ao terminar de fazer a consulta do significado de cada  palavra, faça sua leitura e dê maiores esclarecimentos.

Você poderá dizer que adubar significa enriquecer o solo com elementos nutrientes, quando ele está deficiente de minerais. Para isso, são utilizados adubos, substâncias capazes de fertilizar o solo. E que os adubos podem ser orgânicos (esterco, farinha de osso, folhas, galhos enterrados) ou minerais, que são inorgânicos ( substâncias químicas são aplicadas, como nitrato de sódio, um tipo de sal). Há ainda a adubação verde. Algumas vezes, as leguminosas também são utilizadas como adubos. Quando crescem são cortadas e enterradas no solo, enriquecendo-os com nitratos.

Por sua vez arar o solo é outro cuidado que se deve ter para o mesmo não ficar compactado, "socado". Significa revolver a terra, além de arejar, facilita a permeabilidade do solo, permitindo que as raízes das plantas penetrem no solo, além de levar para a superfície o húmus existente.

E por último irrigar e drenar são alguns dos cuidados que devem ser tomados para manter o nível da umidade necessário ao solo e para garantir que ele continue fértil. Com a irrigação, a água chega às regiões ou áreas muito secas. Já com a drenagem, retira-se o excesso de água do solo, possibilitando que ele seja arejado. Com o aumento dos poros, criam-se passagens de ar entre as partículas do solo.

Ao final das explicações solicite que os alunos registrem através de desenhos e/ou texto o que entenderam. Sempre que necessário tire as dúvidas que poderão aparecer durante a realização da atividade.

6ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, converse com a turma sobre a importância da preservação do meio ambiente. Instigue os alunos para que falem sobre seus conhecimentos sobre esse tema. Ressalte a necessidade do aproveitamento dos restos de alimentos para o enriquecimento do solo e também dos prejuízos causados pelos agrotóxicos. Para isso fale sobre a compostagem, o desmatamento e os produtos agrotóxicos.

Você poderá pedir que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox [Iniciar > Aplicativos> Internet> Mozilla Firefox] e acessem os seguintes sítios sobre compostagem:

  http://www.youtube.com/watch?v=pZg4Fp0hnNE&feature=related   Asplantaseosolo

   http://www.youtube.com/watch?v=EAqcvst0U40&feature=related    Asplantaseosolo

         

Para desmatamento utilize o sítio http://www.suapesquisa.com/desmatamento/  Asplantaseosolo

 

E para produtos agrotóxicos os sítios: http://www.leoejuju.com.br/index2.php   Asplantaseosolo

Para ver esses vídeos você acessa o sitio clica na palavra vídeo e na tela que abre você deverá clicar na caixa 19. Se acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=kWgn9eEXjW0&feature=related também terá esse mesmo vídeo.   

 

Proponha aos seus alunos, que façam compostagem utilizando restos de alimentos, aparas de grama, folhas, galhos, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produção do composto. Combine os tipos de materiais que poderão trazer de suas casas e também coletar na escola. Defina o local onde serão colocados os materiais e como será feita a manutenção da compostagem.Você poderá utilizar os sítios abaixo para ter informações e/ou imagens sobre compostagem.

http://www.planetaorganico.com.br/composto.htm   

http://www.youtube.com/watch?v=M-j2eAXAEts&feature=fvsr 

Durante a realização da compostagem faça observações constantes, converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos em cada etapa do processo. Solicite que os alunos fotografem utilizando a Webcam de seus laptops. Para isto instrua os alunos a se dividirem em duplas, para que um fotografe o trabalho do outro. Para fotografar utilize a câmera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira foto através da Webcam.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, durante as atividades realize avaliações. É importante que você observe se os alunos foram capazes de: identificar diferentes tipos de plantas; reconhecer a relevância do solo para o desenvolvimento das mesmas e despertar interesse pelo cultivo do solo e pelo respeito ao meio ambiente. Avalie as hipóteses levantadas, a discussão em pequenos grupos, a forma de exposição das observações e ideias bem como as diferentes formas de registro e expressão, como desenho e simulação. Observe ainda se os alunos conseguiram utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.