Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Água: uma paródia ecológica - UCA

 

18/07/2011

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da água para o meio ambiente e a sobrevivência da humanidade.
  • Conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos.
  • Listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que pode ser feito para mudá-las.
  • Montar paródias que abordem sobre o tema da aula e apresentá-las para as demais turmas da escola.
  • Construir cartazes e folhetos com sugestões de como cuidar da água, e distribuí-los pela escola e para seus usuários.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. É preciso ainda, que seja capaz de: expor oralmente suas ideias sobre a preservação do meio ambiente, o desperdício da água e utilizar os programas KWord,Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux do Projeto UCA. 

Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula

bonecos UCA

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse sobre a água um recurso natural muito importante no nosso dia a dia. Todos sabem que o homem não pode viver sem água e, principalmente, não pode viver sem água limpa.

Professor, disponibilize uma cópia do texto da música abaixo para cada aluno. Se preferir, solicite que utilizando o laptop acessem a internet Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e digitem o sítio:

http://www.mpbnet.com.br/canto.brasileiro/monica.salmaso/cancoes.de.brincar/agua.htm 

Água
(Paulo Tatit e Arnaldo Antunes)

Da nuvem até o chão
Do chão até o bueiro
Do bueiro até o cano
Do cano até o rio
Do rio até a cachoeira
Da cachoeira até a represa
Da represa até a caixa d´água
Da caixa d´água até a torneira
Da torneira até o filtro
Do filtro até o copo
Do copo até a boca
Da boca até a bexiga
Da bexiga até a privada
Da privada até o cano
Do cano até o rio
Do rio até outro rio
Do outro rio até o mar
Do mar até outra nuvem

Professor, trabalhe sobre a importância da água para o meio ambiente levantando alguns questionamentos:

  • Qual a importância da água em sua vida?
  • O que você faz para evitar o desperdício da água?
  • Como o homem vem tratando as águas dos mares, rios e lagos?
  • Para onde vai a água que você utiliza?
  • Podemos desperdiçar a água só porque ela é barata?
  • Para onde vai a água usada?

 

 Professor, organize os alunos em grupos e proponha que façam uma pesquisa sobre a importância da água na nossa vida, peça que cada grupo acesse um dos sítios sugeridos, para isso utilizem seus laptops seguindo os passos:  Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem os sítios:                                

máquina

 http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=47246#

àgua

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta.htm 

Explique aos alunos, que ao pesquisarem deverão fazer anotações sobre o que acharam importante sobre a água. Esse registro poderá ser feito no caderno de Ciências.

Providencie com antecedência alguns materiais como: revistas, jornais, tesouras, cola e folha de papel A4.

Utilize os materiais que você providenciou para os alunos elaborarem painéis ou cartazes com desenhos, ilustrações e textos sobre os usos da água, com base no que vem ocorrendo na própria cidade.

Para isto converse com os alunos sobre o que tem observado a respeito da utilização da água em nossa cidade. Questione:

  • Como as pessoas lavam as calçadas?
  • E os carros, como são lavados?
  • Como é a água dos rios na cidade?

É importante que apontem situações como a poluição e o comprometimento de rios e córregos, caso isso ocorra, e indiquem a importância de economizar e usar adequadamente a água nas atividades diárias.

Proponha a exposição de trabalhos em varais ou nos murais da escola.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre os pequenos gestos que podem se transformar numa grande ajuda para poupar água. Para mais informações peça que acessem o sítio sugerido, para isso utilizem seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem o sítio:

água 1

http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY

Professor, solicite que em pequenos grupos os alunos preparem uma lista que contenha atitudes de desperdício de água e o que pode ser feito para mudá-las. Essa lista poderá ser registrada no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos), lembre os alunos que devem criar um título para a lista. Ao terminar a atividade proposta imprima as listas e coloque-as no mural da sala de aula.

menino

Professor, solicite que os alunos façam uma entrevista com os seus familiares sobre o uso da água no seu dia a dia. Para isso, elabore um roteiro juntamente com os alunos. Veja um exemplo:

 

TAREFA 2

Fonte: Acervo da autora

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos a entrevista realizada anteriormente.

Após a conversa, entregue um texto para os alunos, incentive - os a fazerem a leitura silenciosa do texto. Posteriormente, solicite que façam a leitura coletiva.

 

10 mandamentos para cuidar da água

 Algumas dessas dicas, você já deve ter visto em algum lugar, mas vale reforçar os 10 mandamentos para evitar o desperdício de água. Quem dá a dica é a colega Rosemar Thies, que organiza o jornal interno News Nature, no Grupo RBS em Santa Maria. São simples e ajudam na economia doméstica.

1 –No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 –Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3 –Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 –Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 –Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d'água de mil litros.

6 –Na caixa d'água: Não a deixe transbordar e mantenha sempre bem tampada.

7 –Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar, são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 –Regar jardins e plantas: No inverno, regue as plantas dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho revólver ou regador.

9 –Lavar carro: Com uma mangueira, gasta-se 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar roupas.

10 –Na limpeza de quintal e da calçada use  vassoura – Se precisar, utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=&template=3948.dwt&section=Blogs&post=203445&blog=725&coldir=1&topo=3994.dwt

 

 Levante alguns questionamentos com os alunos:

 Vocês já tinham ouvido falar em algumas dessas dicas? Quais?

  • Nas suas casas vocês e seus familiares evitam o desperdício de água?  Como?
  • Quantas dessas dicas vocês e seus familiares utilizam em casa?
  • Vocês consideram importantes essas dicas para evitar o desperdício da água?

E agora, que tal vocês formularem dicas para desenvolverem atitudes favoráveis para evitarem o desperdício de água na nossa sociedade.

Professor, oriente os alunos para que em grupos pequenos elaborem cartazes e folhetos com sugestões de como cuidar da água. Caso perceba necessidade, providencie alguns folhetos para os alunos, como por exemplo:

 folheto

Fonte: http://professorandreciencias.blogspot.com/2010/05/consumo-de-agua.html

 Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: Conscientização: o grande desafio contra o desperdício de água.

Ao terminar o texto que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários, organize-os em um pendrive e em seguida faça a impressão.

 

 4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 menina

Professor, prepare a sala de aula para a exposição de um cartaz contendo a letra da música:

 

Água, aguinha

(Paródia da música Ciranda, cirandinha)

Água, aguinha

Vamos todos preservar.

Prestando muita atenção.

Para não desperdiçar.

Vem dos rios e do mar,

O que será de nós se um dia nos faltar.

Por isso______________ (nome do aluno).

Entre agora nesta roda, diga algo sobre a água.

Depois volte ao lugar.

Fonte: http://umaarteeducar.blogspot.com/2009/04/parodia.html

 

Explique aos alunos que essa letra é uma paródia da música: Ciranda, Cirandinha. Pergunte quem sabe o que significa a palavra paródia? A paródia de acordo com o dicionário é algo que imita uma obra literária.

Professor, faça uma pesquisa junto com os alunos e procure outras paródias sobre a água. Para mais informações peça que os alunos acessem os sítios sugeridos utilizando seus laptops seguindo os passos:  Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem o sítio:

  • Paródias

http://parodiasdadecia.wordpress.com/tag/agua/ 

  • Vídeo sobre paródias

http://www.youtube.com/watch?v=45fv0l_HC-M 

Professor, sugira aos alunos, que em grupos, criem paródias que abordem  o tema  água para apresentá-las aos demais colegas da escola. Para tanto, organize um momento na escola para as apresentações, preparando o ambiente e os recursos necessários.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, realize com os alunos alguns jogos educativos sobre a água. Solicite que acessem os sítios abaixo pelo programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e escolham qual o melhor jogo para aprender. 

  • Jogo da Forca

jogo agua

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html 

  • Gota D’água

jogo3

http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440 

  •  Quebra cabeça

jogo4

http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=quebra_cabeca/quebra_cabeca|w=700|h=500 

  • Jogo dos 7 erros

jogo 5

http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=7_erros/7_erros|w=710|h=290

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: reconhecer a importância da água para o meio ambiente e a sobrevivência da humanidade; conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos; listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que pode ser feito para mudá-las; montar paródias que abordem sobre o tema da aula e apresentá-las para as demais turmas da escola; construir cartazes e folhetos com sugestões de como cuidar da água, e distribuí-los pela escola e para seus usuários e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas. Alem disto, é importante observar como os alunos estão trabalhando com as ferramentas do laptop Classmate.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/10 - 30%
  • Quatro estrelas 7/10 - 70%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rosinaldo Costa, Escola Estadual Profa. Maria Queiroz , Rio Grande do Norte - dijo:
    rosinaldoscosta@gmail.com

    12/03/2015

    Quatro estrelas

    Parabéns! As aulas são encantadoras. Vou fazer o possível para realizá-las juntamente com meus alunos. Pena que nossa escola não tem o suporte tecnológico que permita a execução integral do projeto.


  • debora thomaz, uniasselvi de xaxim , Santa Catarina - dijo:
    deborathomaz2013@gmail.com

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei das aulas, são bem legais.


  • debora thomaz, uniasselvi de xaxim , Santa Catarina - dijo:
    deborathomaz2013@gmail.com

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei das aulas, são bem legais.


  • heloisa helena borges, SESIESCOLA e Colégio Salesiano São Gonçalo , Mato Grosso - dijo:
    heloisa_67@hotmail.com

    12/10/2011

    Quatro estrelas

    muito boas suas sugestões, inclusive para escolas que não apresentam esses recursos tecnológicos a disposição. O que realmente precisamos são sugestões para que com criatividade possamos adaptar a nossa realidade, contanto sempre com a formação do professor que precisa ser contínua e uma das maneiras mais eficazes são as trocas de experiências. AMEI


  • Ildomar Santos Costa Garcia, ESC MUL DONA CACULA VALADARES , Sergipe - dijo:
    ildomar.leticia@gmail.com

    22/08/2011

    Quatro estrelas

    gostei muito da sua aula, vou tentar aplicar com minha turma. parabéns


  • giselle margalho da silva, PREF MUN DE ABAETETUBA , Pará - dijo:
    gisamargalho@yahoo.com.br

    13/08/2011

    Cinco estrelas

    adorei é uma aula divertida e interessante para as crianças ela adoram


  • maria regilene damasceno marinho, CMEI PROFESSORA TEREZINHA ALVES FERREIRA , Rio Grande do Norte - dijo:
    regilenente@gmail.com

    12/08/2011

    Cinco estrelas

    Amei,sua aula.Na minha escola trabalhamos o Projeto meio ambiente e algumas atividades eu também trabalhei,é uma pena que não temos essa tecnologia,pois acredito que minha turma iria amar essa parte dos jogos.Bjs.regi.


  • Hiara Santos, sem instituiçao , Alagoas - dijo:
    hiar.s.santosccr@hotmail.com

    28/07/2011

    Quatro estrelas

    Ótima aula. porem, imaginemos esta aula em uma escola municipal, na qual os doscentes sao escolhidos por conhecimentos politicos, muitos deles sem nenhuma formaçao, e com escassez de materiais basicos para quelquer aula? Esta é a realidade da maior parte de nosso país. reflexoes à parte, linda aula! parabens!


  • ELIANA RODRIGUES ALVES, FRANCISCO FIGUEIREDO VEREADOR EM , São Paulo - dijo:
    eliana.a2004@ig.com.br

    21/07/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da sua aula.


  • selso fonseca da silva, DANTES PROF EMEF , São Paulo - dijo:
    selso2005@hotmail.com

    21/07/2011

    Quatro estrelas

    muito boa esta aula


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.