13/07/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções de leitura e de escrita, cuidados com a preservação do meio ambiente e a utilização de recursos do laptop Classmate como: o uso dos programas KWord, Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, proponha a contação da história “A Joaninha Diferente” da autora Eunice Braido, Editora FTD.Esta história tem como sinopse: uma joaninha que se chamava Petipoá se sentia triste e rejeitada por ser a única na plantação a não ter nenhuma pintinha! Mas em certo momento, ela descobre que tem um talento muito especial e começa a ver que nem todas as joaninhas são iguais dentro de seu grupo.
Fonte: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2580974
Professor, levante alguns questionamentos sobre a história:
1) Por que a Joaninha era chamada de diferente?
2) O que pode deixar diferente uma Joaninha?
3) Você já se sentiu diferente em algum momento? Conte como isso aconteceu.
4) E o que pode deixar melhor um mundo onde há tantas joaninhas diferentes?
Professor, proponha uma atividade sobre a interpretação da história, no caderno de Língua Portuguesa.
Fonte: Acervo da autora
Professor, converse com os alunos sobre as joaninhas, elas são predadoras no mundo dos insetos e alimentam-se de anfídeos, moscas da fruta e outros tipos de insetos. Uma vez que as suas presas não causam estragos nas colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores.
Solicite aos alunos que pesquisem informações sobre as joaninhas. Para isso utilizem os seus laptops para acessarem os sítios abaixo. Veja o caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/joaninha.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28639
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CAÇANDO JOANINHAS
Professor, leve os alunos para o pátio da escola para procurarem joaninhas. Converse com a turma sobre a importância de manter as joaninhas vivas no jardim da escola. Peça aos alunos que observem e registrem em uma folha de papel A4, características das joaninhas. Depois, solicite que utilizando os seus laptops fotografem as joaninhas encontradas no pátio da escola.
Para fotografar utilize a câmera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira foto através da Webcam.
Fotos 1,2,3 e 4 - Atividade realizada em 2010 com alunos/as do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Priscila Gervásio Teixeira.
Fonte: Acervo da autora.
Professor, logo após o passeio proporcione aos alunos um momento para socializarem as fotos tiradas por eles, para isto reúna as fotos em um pendrive e apresente-as para a turma, por meio de um data show.
Depois, converse com a turma sobre as fotos das joaninhas, formule os seguintes questionamentos:
Professor, elabore com os alunos um texto sobre a atividade realizada no pátio da escola. Essa produção escrita será feita coletivamente, isto é, os alunos vão contando enquanto você escreve o texto na lousa.
O texto produzido poderá ser digitado pelos alunos no laptop Classmate utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Veja o exemplo abaixo:
Uma grande descoberta! Joaninhas no pátio da escola
Numa tarde maravilhosa nós, alunos do 1 ºAno “C”, descobrimos no pátio da escola algumas joaninhas. Elas estavam quietinhas na terra.
Existiam várias joaninhas, a maioria era vermelha com pintinhas pretas.
Quando já estávamos quase indo embora o Gabriel encontrou uma amarela com pintinhas pretas. Ela era a joaninha mais bela que já tínhamos visto.
Ficamos ali por algum tempo, observando e fotografando com os nossos laptops os movimentos que elas faziam em cima das folhas e na terra. Quando nos aproximávamos as joaninhas saiam voando bem rápido.
Foi uma tarde inesquecível.
Fonte: Atividade realizada em 2010 com alunos/as do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Priscila Gervásio Teixeira.
Fonte: Acervo da autora.
Professor, proponha que os alunos façam uma ilustração, com a ajuda da família, sobre as diferentes joaninhas encontradas no passeio.
Faça o registro no caderno de "Atividades de casa" de acordo com a instrução abaixo:
Convide algum adulto de sua família para te ajudar na tarefa de casa.
Conte a ele a atividade sobre as joaninhas que fizemos na escola.
Em seguida peça que ele te ajude a fazer uma/s ilustração/ões sobre diferentes joaninhas. Se for necessário, vocês poderão fazer consultas utilizando o laptop Classmate por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). No espaço para pesquisa vocês deverão digitar a palavra joaninhas e em seguida clicar em imagens.
Quando terminar a tarefa pergunte à pessoa que te ajudou o que ele achou da tarefa. Peça que justifique a resposta.
Para tanto, poderão utilizar o programa TuxPaint. Para a realização da atividade, basta acessarem (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Não se esqueça de orientá-los para criarem um título para a ilustração.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a atividade de casa realizada no dia anterior.
Organize os alunos em um grande grupo e instrua-os a apresentarem os desenhos que cada um produziu. Peça que digam quem ajudou a fazer a atividade e qual foi a opinião dele sobre a participação em sua atividade.
Depois das apresentações informe aos alunos que a joaninha (nome popular) é um inseto característico por ter pontinhos espalhados pela asa. A coloração mais comum de joaninhas é vermelho com pontinhos pretos, mas existem diversas outras colorações. Os pontinhos pretos não seguem um padrão, variando de inseto para inseto. Às vezes, dentro da mesma "espécie de joaninhas", há animais vermelhos com pontos pretos e animais pretos com pontos vermelhos.
Professor, nesse momento trabalhe com o vídeo que explora as características e hábitos das joaninhas. Solicite à turma que acesse o vídeo da “Dona Joaninha”, seguindo as orientações: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitar o sítio:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BBipbDHMpv8
Após assistir ao vídeo é importante dialogar com os alunos sobre o que compreenderam sobre as joaninhas.
Professor, faça alguns questionamentos:
Para finalizar essa atividade, solicite que os alunos acessem a internet seguindo as seguintes orientações: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endereço peça para digitarem o sítio:
http://stulzer.net/blog/2008/08/17/fases-da-vida-da-joaninha/ Este sítio aborda sobre as fases de vida das joaninhas, o qual vai enriquecer os conhecimentos construídos pelos alunos sobre o tema.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
BRINCANDO E APRENDENDO
Professor, para despertar o interesse dos alunos proponha alguns jogos sobre as joaninhas. Para tanto, utilize a internet nos laptops. Oriente-os que cliquem em Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e em seguida acessem o sítio:
Fonte:http://www.aulavaga.com.br/jogos/infantis/corre-joaninha/
Professor, confeccione com antecedência alguns jogos para brincar com a turma. Se preferir pesquise nos sítios abaixo as orientações para cada jogo. Veja algumas sugestões:
No Jogo das 7 joaninhas é preciso ter algumas joaninhas feitas de ( papel, feltro ou biscuit) dois dados e no mínimo 2 jogadores. Joga-se os dados, faz-se a soma e cobre-se o número, toda vez que der 7 ganha-se uma joaninha, perde o jogo quem tiver mais joaninhas e ganha quem cobrir todos os numerais com as joaninhas primeiro.
Fonte: http://artesdasilmara.blogspot.com/2011/05/jogo-7-joaninhas.html
Cada aluno joga com uma cartela. Cada um na sua vez joga o dado. Caindo na joaninha deverá colocar uma joaninha em sua trilha. Se cair no (?) ponto de interrogação, deve responder uma questão sobre as joaninhas e se cair no sinal (-) menos, tira uma joaninha da trilha. Caso não saiba responder a questão, perde a próxima rodada. Vence o aluno que completar sua trilha.
Fonte: http://oficinapedagogica-maristela.blogspot.com/2010/12/corrida-das-joaninhas.html
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: caçar joaninhas no pátio da escola, mantendo-as vivas; descobrir as principais características das joaninhas, através de pesquisas em diferentes fontes; conhecer os hábitos de vida das joaninhas; descobrir a importância das joaninhas para o meio ambiente; ampliar a leitura e a escrita a partir de história sobre joaninhas; observar diferenças e semelhanças entre as joaninhas; produzir relatório sobre as descobertas e as atividades vivenciadas e utilizar os recursos existentes no seu laptop Classmate para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/05/2014
Quatro estrelasAdorei sua aula, parabéns. Tenho certeza que os aulos curtiram essa aula , esse momento de descoberta, leituras e atividades diversificadas.
23/11/2012
Quatro estrelasótima aula
22/08/2011
Quatro estrelasGostei muito. Mantem os alunos interagino o tempo todo. Parabéns pela ótima aula.
21/08/2011
Cinco estrelasAdorei este plano de aula. Já trabalhei este tem uma vez, mas sem muita tecnologia. Só a usei quando selecionei algumas fotos na internet e levei para a escola. Fui eu mesma que levei algumas joaninhas também. Os alunos confundiam joaninhas com outros insetos. Parabéns! Me ajudou muito!
14/08/2011
Quatro estrelasMuito aproveitosa! Linda, precisamos que as nossas crianças tenham este contato com o meio ambiente.
12/08/2011
Cinco estrelasMuito criativo esta aula, parabéns
10/08/2011
Cinco estrelasEsta é uma aula muito boa, uma rica fonte de idéias.
14/07/2011
Cinco estrelasAdorei tua proposta de atividade sobre as joaninhas. Vai ter um momento aqui na minha cidade que vai aparecer as joaninhas também. Um abraço!