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Trava língua e destrava a escrita - UCA

 

07/07/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma lúdica;

  • Conhecer o que são os trava-línguas;

  • Pesquisar alguns trava-línguas;

  • Desenvolver alguns sons da fala

  • Brincar com as palavras e letras com sons semelhantes;

  • Resgatar com os familiares o seu conhecimento sobre trava-língua;

  • Socializar as descobertas sobre o tema.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos ( 5 aulas de 60 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos estejam em processo de alfabetização, sendo capazes de perceber os diferentes sons das letras. Além disso, que saibam utilizar recursos dos laptops do Uca como: internet, KRecord e WxCam.

Estratégias e recursos da aula

Todos

1º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

INTRODUZINDO O TEMA

Os trava-línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular, podem ser inseridos no contexto da sala de aula, principalmente com crianças em processo de alfabetização, para que possam brincar com as palavras e letras. A sugestão é que, brincando, as crianças percebam a relação fonema-grafema e a necessidade de usá-las conforme a escrita o convencional. Além disso, a necessidade de rapidez e de repetições de palavras com sons semelhantes, estimulam a atenção e a concentração.

Dessa forma, inicie este momento com a rodinha, conversando com as crianças sobre o que são trava-línguas e se conhecem algum.

Aproveite este momento para trabalhar com a dicção dos alunos,despertar o gosto e aguçar a curiosidade a respeito dos trava-línguas.

Com o objetivo do posterior trabalho com a escrita, insira o trava-língua “O rato roeu a roupa do rei de Roma”.

O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA;


O RATO ROEU A ROUPA DO REI DA RÚSSIA;


O RATO ROEU O RABO DO RODOVALHO;


O RATO ROER ROIA;


E A ROSA RITA RAMALHO;


DO RATO A ROER SE RIA.

Fonte: http://www2.uol.com.br/JC/sites/kids/recreio_trava.htm

 

Para este trabalho, leve para sala a versão impressa e ampliada, em papel A3, para que os alunos possam visualizar o trava-língua.

Solicite que os alunos, um de cada vez, repitam o trava-língua, questione:

- Por que vocês acham que os trava-línguas têm esse nome?

- O que aconteceu com a língua de vocês?

- Neste trava-língua, qual a letra que mais repete?

Observação:é importante que as falas das crianças sejam gravadas, tanto para que eles possam ouvir e ver, quanto para que aqueles que não conseguiram falar, tentarem em casa. Para isso, utilizem o WXcam, presente na área de trabalho do netbook das crianças ou em: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].Depois,compartilhe o vídeo por e-mail, com os alunos, com o auxílio do Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet], e deixe que levem os computadores para casa.

 

2º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

A LETRA DO MEU NOME

Neste momento, a sugestão é que os alunos brinquem com o trava-língua e com a letra do seu nome, unindo os novos conhecimentos aos já construídos. Isso porque, o nome do aluno é algo muito enfatizado em salas de alfabetização, sendo mais fácil para a criança utilizá-lo e perceber a diferença sonora trazida pela troca de letra.

Para isso, solicite que eles digitem em seus laptops, utilizando o  KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], apenas a 1ª parte do trava-língua, sem a primeira letra de cada palavra.

Os alunos poderão copiar do quadro:

O __ATO __OEU A __OUPA DO __EI DE __OMA.

Depois, coloquem a 1ª letra do seu nome no lugar dos traços, como por exemplo:

Frederico: O FATO FOEU A FOUPA DO FEI DE FOMA.

Paula: O PATO POEU A POUPA DO PEI DE POMA.

Posteriormente, solicite que cada um leia o que conseguiu escrever. Os alunos adoram esse momento de descoberta e de brincadeiras com os sons.

 

3º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

BRINCANDO COM O ALFABETO

Para esta atividade, distribua para cada criança, impresso em um papel, três diferentes letras do alfabeto. A escolha pode ser aleatória e as letras podem ser repetidas, apenas observe se todas as letras foram contempladas, inclusive o K, o Y e o W.

Selecione três trava-línguas curtos, ou parte deles, como:

Sabia que o sabiá sabia assobiar?

A faca afiada ficava no fundo do fogão.

O peito do pé do Pedro é preto.

Veja um exemplo de atividade:

 

Atividades

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

V

V

V

V

V

V

V

V

V

V

V

V

V

D

D

D

D

D

D

D

D

D

D

D

D

D

 

BRINCANDO COM OS TRAVA-LÍNGUAS

PARA BRINCARMOS E ENROLARMOS UM POUCO NOSSA LÍNGUA LEIA OS TRAVA-LÍNGUAS ABAIXO E, PARA FICAREM DIFERENTES, RECORTE E COLOQUE NOS ESPAÇOS VAZIOS AS LETRAS QUE VOCÊ RECEBEU.

COLE APENAS A LETRA QUE VOCÊ ACHOU QUE A TROCA FICOU MAIS ENGRAÇADA E REESCREVA ESTA FORMA NO ESPAÇO ABAIXO.

SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?

A FACA AFIADA FICAVA NO FUNDO DO FOGÃO.

O PEITO DO PÉ DO PEDRO É PRETO.

__ABIA QUE O __ABIÁ __ABIA A__OBIAR?

A __ACA A__IADA __ICAVA NO ­__UNDO DO __OGÃO.

O __EITO DO __É DO __EDRO É __RETO.

REESCRITA:

Professor, lembre-se! A escolha, por ser livre, pode não utilizar todas as letras recebidas pelo aluno, no momento da reescrita.

XABIA QUE O XABIÁ XABIA AXOBIAR?

A VACA A V IADA  V ICAVA NO ­ V UNDO DO VOGÃO.

O VEITO DO VÉ DO VEDRO É VRETO.

 

Finalize este momento solicitando que tentem ler para os amigos aquilo que produziram.

4º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

AMPLIANDO CONHECIMENTOS

Pesquisa

Para ampliar os conhecimentos dos alunos, solicite uma pesquisa na internet sobre os diferentes trava-línguas. Por se tratar de pesquisa, os sítios utilizados poderão ser diversificados, mas, como sugestão, seguem  os seguintes sítios:
 

JC Kids: http://www2.uol.com.br/JC/sites/kids/recreio_trava.htm

Piquiri Blogspot: http://piquiri.blogspot.com/2007/02/trava-lnguas.html

Qdivertido: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22

Só português: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/

Para isso, os alunos deverão utilizar o Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Cada aluno deverá selecionar um trava-língua, também de escolha livre.

 Organize os alunos em duplas, unindo aqueles que têm mais facilidade com aqueles com alguma dificuldade e, cada dupla, apresentará para a turma, os dois trava-línguas selecionados individualmente durante a pesquisa.

Atividades de casa

Utilizando o KRecord [Metasys> Aplicativos>Multimídia>Editores de áudio>KRecord], solicite uma entrevista envolvendo  os familiares, visando contribuir com a inclusão da família na atividade, valorizar os conhecimentos já adquiridos pelo aluno, além de ampliá-los.

Roteiro:

NOME:

IDADE:

GRAU DE PARENTESCO:

 

1)     VOCÊ SABE O QUE SÃO TRAVA-LÍNGUAS?

2)     QUANDO ERA CRIANÇA ESTA ERA UMA BRINCADEIRA COMUM?

3)     SE SIM, COMO ERAM ESSAS BRINCADEIRAS?

4)     VOCÊ CONHECE ALGUM TRAVA-LÍNGUA? QUAL (IS)?

5)     FALE UM TRAVA LÍNGUA PARA EU APRENDER E PARA SOCIALIZAR COM A MINHA TURMA.

 

5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

SOCIALIZANDO CONHECIMENTOS

As crianças poderão socializar em rodinha os conhecimentos que obtiveram por meio da entrevista com os familiares, se quiserem ou conseguirem, podem repetir o trava-língua trazido de casa. As demais crianças também poderão tentar.

Recursos Complementares

Vídeos:

Parlendas, cantigas e trava-línguas: http://www.youtube.com/watch?v=CSwQ1z_uewI

Cocoricó: http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw

Ra-ti-bum: http://www.youtube.com/watch?v=IS-J9qagGZg

Livro:

"O rato roeu a roupa" de Ana Maria Machado e Claudius

Avaliação

Professor, a avaliação deve acontecer durante todo processo, visto que ela é processual, assim acompanhe as atividades e registre os avanços e as dificuldades encontradas.

Observe se os alunos perceberam por meio da linguagem lúdica dos trava-línguas as diferenças entre os diversos sons e os jogos com as palavras por meio da repetição de sons semelhantes. Verifique também se a família se envolveu na atividade e se as crianças perceberam que o trava-língua faz parte da história dele e das pessoas mais velhas. Por fim, verifique se foram capazes de socializar o que aprenderam.

Registre suas observações, pois elas serão úteis para seu planejamento e acompanhamento da evolução da leitura e da escrita de cada um dos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniones

  • jorge ferreira, ESC0LA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALBINO DIAS DE MELO , Rio Grande do Sul - dijo:
    jorge.corujinha@gmail.com

    16/07/2011

    Cinco estrelas

    muito boa , enquanto navega nesta pagina abrui-se um leque de atividades partindo destas informações ,que me foi de grande valia.


  • Fabiana de Sousa Bernardo, EEEF SEVERINO BARBOSA CAMELO , Paraíba - dijo:
    fabianadebernardo@hotmail.com

    11/07/2011

    Quatro estrelas

    Através dessa aula podemos desenvolver muitas habilidades nos alunos principalmente as habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e prazerosa, pois os Trava-línguas despertam o gosto de brincar com as palavras e os sons da língua. O trava-línguas, em sua forma mais simples, é uma sucessão de sons semelhantes, geralmente difíceis de serem reproduzidos, quando pronunciados rapidamente. Fazem parte das manifestações populares da cultura das diferentes línguas e normalmente integram o repertório da literatura oral das crianças. Essa aula é muito legal e interativa, onde brincando com os trava-linguas os educandos despertam o gosto de brincar com as palavras e os sons.


Sem classificação.
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