Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo sobre os diferentes tipos de combustíveis por meio do método científico

 

06/07/2012

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Gumerato Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Química Energia química no cotidiano
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar diferentes tipos de combustíveis.
  • Compreender vantagens e desvantagens inerentes à utilização de diferentes tipos de combustíveis.
  • Refletir sobre a importância dos combustíveis no cotidiano.
Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de Química e Biologia (Ensino Fundamental).

  • Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

 

1ª Atividade -Pensando no assunto

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2 e 3,utilizando, para tanto, um  data show.

 

Imagem 1

combustiveis 13

Disponível <http://asduasfacesdoetanol.blogspot.com.br/p/alcool-combustivel.html > acesso feito dia 14/05/2012

Imagem 2

combustiveis 14

Disponível <http://www.brasilescola.com/quimica/producao-biocombustivel.htm> acesso feito dia 14/05/2012

Imagem 3

combustiveis 15

Disponível <http://www.brasilescola.com/brasil/o-petroleo-no-brasil.htm> acesso feito dia 14/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o  download  das Imagens 1, 2 e 3 nos sites mencionados para, empregando seu  netbook,  exibi-las durante a aula utilizando um  kit  multimídia e um  data show.  Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à  internet,  no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2, e 3, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematização. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematização:

1.O que as imagens apresentadas representam para vocês?

2. Existem semelhanças entre as imagens? Se sim, quais?

3. Existem diferenças entre as imagens? Se sim, quais?

4. Cite alguns combustíveis não renováveis. Justifique.

5. Cite alguns combustíveis renováveis. Justifique.

6. Qual a sua opinião a respeito do biodiesel?

7. Você sabe de que forma pode ser utilizado o gás natural?

 Finalizada a problematização, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1, 2, 3 e 4. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o  software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1, 2, 3 e 4 se encontram disponíveis.

combustiveis 18     Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=nBfzBLyEQCM > acesso feito dia 14/05/2012        

combustiveis 21  Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=ZlPYmSTnccI > acesso feito dia 14/05/2012

 

combustiveis 20    Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=slw0kgHLAhg > acesso feito dia 14/05/2012

 

combustiveis 19   Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=r9UjrpsF4zk > acesso feito dia 14/05/2012

 

 

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1, 2 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos Vídeos 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a retomar as questões utilizadas anteriormente na problematização, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as naquele momento com o conteúdo dos Vídeos 1, 2, 3 e 4.

A atividade 1 é de extrema importância para o início da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as terão mais subsídios para desenvolver as atividades seguintes.

2ª Atividade: Ampliando o conhecimento

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos para acessar a  internet  com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre diferentes tipos de combustíveis.

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por coletar dados sobre um tipo de combustível, consultando, para tanto,  sites específicos.

Grupo 1: Petróleo
Disponível < http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/  > acesso feito dia 14/05/2012

Disponível < http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/   > acesso feito dia 14/05/2012

Disponível < http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm  > acesso feito dia 14/05/2012

Grupo 2: Gás Natural

Disponível < http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/gas-natural/  > acesso feito dia 14/05/2012

Disponível < http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm > acesso feito dia 14/05/2012

Disponível < http://www.bahiagas.com.br/gas-natural/o-que-e-gas-natural  > acesso feito dia 14/05/2012

Grupo 3: Álcool/Etanol

Disponível < http://pt.wikipedia.org/wiki/Etanol  > acesso feito dia 14/05/2012

Disponível < http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etanol.htm > acesso feito dia 14/05/2012

Disponível < http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u431940.shtml > acesso feito dia 14/05/2012

Grupo 4: Biodiesel

Disponível < http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm > acesso feito dia 14/05/2012

Disponível < http://www.biodieselbr.com/  > acesso feito dia 14/05/2012

Disponível < http://www.reporterbrasil.com.br/agrocombustiveis/clipping.php?id=98  > acesso feito dia 14/05/2012

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar as informações e as imagens que considerar mais importantes nos  sites  pesquisados, as quais serão utilizadas na atividade seguinte.

3ª Atividade: Organizando um seminário de pesquisa

Nessa atividade da aula, serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manter nos mesmos grupos.

Com os dados coletados na pesquisa na internet, os grupos deverão organizar um seminário de pesquisa.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.

O seminário de pesquisa pode assumir diversas formas, mas deverá consistir da apresentação, análise e interpretação de dados sobre o assunto em questão.

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibição de filmes ou documentários, etc.

Cabe ao/a professor/a fazer uma avaliação sobre a apresentação dos grupos, bem como uma síntese das conclusões.

Com a finalização do seminário, os grupos deverão arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.

Disponível < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012

4ª Atividade – Conhecendo o Google Docs

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as o passo a passo da criação de um texto colaborativo no Google Docs, o qual será um importante meio de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistir o Vídeo 1, no qual é apresentado o passo a passo da criação de  um texto colaborativo no Google Docs. O Vídeo 1 se encontra disponível no  site  abaixo:

Vídeo 1 - Tutorial sobre o Google Docs (Motivação)

combustiveis 22      Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s > acesso feito dia 14/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

5ª Atividade - Criando um texto colaborativo no Google Docs

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar e acompanhar os/as alunos/as na criação de um texto colaborativo no Google Docs. Os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo para a elaboração do texto colaborativo será constituído pelos dados coletados na segunda e organizados na terceira atividade da aula.

O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o  site  abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente uma conta no Google Docs. Inicialmente, cada grupo deverá fazer sua inscrição no Google Docs com um e-mail e senha.

combustiveis 23

Disponível < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=https://docs.google.com/?tab%3Dwo%23&followup=https://docs.google.com/?tab%3Dwo&ltmpl=homepage > acesso feito dia 14/05/2012

Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão do Google Docs das informações e imagens previamente selecionadas e organizadas conforme. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

combustiveis 24

Quando os textos colaborativos estiverem concluídos, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus  Google Docs  os contatos dos demais grupos. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos textos colaborativos uns dos outros,  o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

combustiveis 25

Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos textos colaborativos dos/as colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus textos colaborativos para explorar mais esse recurso digital.

OSERVAÇÃO: A criação dos textos colaborativos do Google Docs  poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

6ª Atividade– Aprendendo com as mídias sociais

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a trabalharem em duplas para acessar a internet com o intuito de realizar uma pesquisa junto às mídias sociais para consolidar o conteúdo da aula. Para tanto, os links abaixo podem ser indicados.

Essa atividade se justifica tendo em vista que as mídias sociais são populares entre a faixa etária na qual os/as alunos/as do ensino médio se encontram.

combustiveis 16

Disponível < https://www.facebook.com/pages/Semana-de-protesto-contra-o-aumento-dos-combust%C3%ADveis/137226252999626 > acesso feito dia 14/05/2012

combustiveis 17

Disponível < http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5596127058506182866&cmm=699798&hl=pt-BR> acesso feito dia 14/05/2012

                                     Tabela de Preço dos Combustíveis

combustiveis 11

Disponível < http://www.precodoscombustiveis.com.br/  > acesso feito dia 14/05/2012

Finalizada a pesquisa nas mídias sociais, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematização. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematização:

1.      Qual é a sua opinião sobre a atitude dos internautas?

2.      Você acredita que esse tipo de manifestação nas mídias sociais é relevante? Justifique.

3.      Você conhece algum outro tipo de manifestação que envolve as mídias sociais?

4.      O que você achou da tabela de preço dos combustíveis? Você acha que ela pode ajudar a prevenir abusos nos preços? Justifique.

7ª Atividade – Viajando no conhecimento

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar sites por meio dos quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre os diferentes tipos de combustíveis. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo:

combustiveis 12

 

 

 

 

 

 

 

combustiveis 10

 

 

 

 

 

 

combustiveis 26

 

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o  download  das apresentações nos sites mencionados para, empregando seu  netbook,  exibi-las durante a aula utilizando um  kit  multimídia e um  data show.  Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à  internet,  no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Vale destacar que, caso necessite de maiores esclarecimentos sobre as apresentações,  o/a professor/a pode previamente visualizar os guias  didáticos de cada uma delas nos  links  abaixo  

 

Disponível <  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19410/guiaDidatico.pdf?sequence=48  > acesso feito dia 06/07/2012 

Disponível <  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14377/Guia_COMBUSTVEIS-A%20QUMICA_29.10.09.pdf?sequence=9    > acesso feito dia 06/07/2012 

Disponível < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14379/Guia_COMBUSTVEIS-A%20QUMICA_29.10.09.pdf?sequence=10   > acesso feito dia 06/07/2012 

 

Finalizada a visualização das apresentações, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo das apresentações. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

1 – Quais são as fontes de energia renovável?

2 – Como o vento pode gerar energia?

3 – O que significa o regime dos ventos?

4 – Qual a vantagens de se usar biomassa?

5 – Qual a origem do petróleo?

6 – Por que o petróleo é um recurso natural não renovável?

7 – Quais produtos são derivados do petróleo?

8 – Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?

9 – Como ocorre o processo de fermentação?

10 – O que é sacarose?

11 – Quais são os processos químicos sofridos pelas leveduras até se transformarem em etanol?

12 – Qual a importância do mosto no processo de fermentação do etanol?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas Vídeo
Combustíveis: A química que move o mundo - Etanol Animação/simulação
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de link para aluno/a:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.suapesquisa.com/pesquisa/combustiveis.htm > acesso feito dia 12/05/2012

Sugestões de link para professor/a:

Sugestão de leitura para o/a professor/a <http://www.tecmundo.com.br/692-aprenda-a-utilizar-o-google-docs.htm > acesso feito dia 12/05/2012

Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://www.tecmundo.com.br/692-aprenda-a-utilizar-o-google-docs.htm#ixzz1uh0Pm8rL > acesso feito dia 12/05/2012

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.