Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estudando ortografia: utilizando as letras d e t

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Encontrar estratégias para escrever palavras com as letras d e t;
  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;
  • Treinar a atenção e o cuidado com a escrita;
  • Diferenciar palavras com a letra d e a letra t;
  • Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras d e t;
  • Desenvolver a capacidade de ler, de escrever e de compreender conteúdos de forma  lúdica;
  • Ampliar vocabulário;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em:  <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização. Se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.

Professor, os alunos precisam compreender que, em alguns casos, as normas ortográficas, isto é, o conjunto de normas que estabelecem a grafia correta das palavras, segue regras e em outros, não. Acreditamos que é necessário um trabalho de reflexão e construção da norma ortográfica para situar a escrita correta das palavras como um objeto de aprendizagem, isto é, um conhecimento que o aluno constrói com a intervenção do professor, e não sozinho, o aluno precisa ser informado sobre a forma como determinada palavra é escrita. Muitas vezes a criança erra porque não conhece a representação gráfica, erra porque muitas vezes as atividades de escrita não têm significado para ela. De tal modo, apresentamos algumas propostas para que seja trabalhada a ortografia de palavras escritas com a letra D e T. É indispensável que você esclareça aos alunos que estas consoantes têm o som muito semelhante e é por isso que precisamos estar atentos ao utilizá-las.

 

 Ressaltamos que trabalhar com ortografia (parte da gramática que trata do emprego correto das letras e dos sinais gráficos na língua escrita) é a maneira correta de escrever as palavras. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “ainda que tenha um forte apelo à memória, a aprendizagem da ortografia não é um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para a qual a intervenção pedagógica tem muito a contribuir”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 2, p. 84, 1997.). 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Ortografia D e T                  

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-10.jpg>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Professor, anteriormente ao estudo ortográfico das letras d e t, proponha aos alunos, como “Atividade de casa”, as seguintes adivinhações, ou seja, O que é? O que é?

   Ortografia

Vamos descobrir as respostas de algumas adivinhações? Você poderá pedir ajuda aos seus familiares, durante a realização da atividade.

 

a- O que é que tem coroa, mas não é rei, tem raiz, mas não é planta? Dente.

b- O que é que são sete irmãos. Cinco tem nome e sobrenome. E dois só têm nome? Dias.

c- O que é que se compra para comer e nunca se come? Talheres.

d- O que é que quanto mais se enxuga mais molhada fica? Toalha.

 

Professor, retome a atividade proposta na “Atividade de casa”. Faça as perguntas do “o que é o que é”, uma por vez. Escreva as respostas na lousa e em seguida indague à turma:

  • Quais foram as respostas de nossas perguntas? Leiam as palavras em voz alta.     
  • Quais são as letras que iniciam cada uma das palavras?       
  • Estas letras são vogais ou consoantes?       
  • Quem sabe alguma outra palavra que começa com a letra D e com a letra T? Professor, escreva as palavras que os alunos falarem em colunas, uma coluna para a letra D e outra para a letra T.     
  • Solicite que os alunos leiam as palavras registradas na lousa.
  • Entregue uma folha em branco para cada aluno e peça que copiem as palavras que você escreveu na lousa.       
  • Recolha as folhas de papel e em seguida guarde-as, pois as utilizaremos posteriormente. Não se esqueça de pedir que os alunos escrevam seu nome na folha de papel.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Ortografia

Professor, a música com maior ou menor intensidade está presente na vida do ser humano. Ela não é apenas uma associação de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferença na sala de aula. Por meio deste gênero textual podemos trabalhar: rimas, produção de texto, leitura, sensibilização para a escuta e a capacidade de análise da representação artística de uma realidade ambiental e social.

No sítio: “Portal do professor”. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf>. Acesso em: 30 de set. 2013, você terá informações sobre educação musical conforme proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da aula, sugerimos que utilize a música abaixo da Turma do Balão Mágico. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar o vídeo da música.

Antes de apresentar o vídeo pergunte aos alunos se conhecem músicas da Turma do Balão Mágico. Se alguém conhecer, pergunte se lembra alguma delas. Depois explique como surgiu este grupo musical. Para isto, você poderá utilizar o Sítio: “Wikipédia”. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Turma_do_Bal%C3%A3o_M%C3%A1gico>. Acesso em: 30 de set. 2013.

           Seu Felipe, dorminhoco

                    A Turma do Balão Mágico  (Compositor: Bermúdez e Edgard Barbosa Poças)

O seu Felipe é um dorminhoco sem igual
Desde criança dorme que não é normal
De manhã cedo era duro de acordar 
Ia pra escola bocejando sem parar

 

Adormecia até num filme de terror 
Com a TV ligada a todo o vapor 
De manhã cedo era um concerto musical
Sua família se juntava num coral

 

A, a, a, a, a, a, a, acorda!!!

Dorminhoco tá na hora de acordar
A, a, a, a, a, a, a, acorda!!!
Preguiçoso você tem que levantar
Pega todo mundo no colchão

Joga esse folgado lá no chão 

 

A, a, a, a, a, a, a, acorda!!!
Seu dorminhoco, preguiçoso e folgadão

 

O seu Felipe é dorminhoco e sabidão
O seu Felipe acertou na profissão
Ele é vigia numa loja de colchões 
E sempre dorme dando sopa pros ladrões

 

De manhãzinha dá chilique no patrão
O seu Felipe esticadinho no colchão
E é tão gozado quando junta o pessoal 
Em volta dele caprichando no coral

 

A, a, a, a, a, a, a, acorda!!!...

 

Ortografia  Fonte: Sítio: “SomBom”. Disponível em: <http://www.sombom.com.br/a-turma-do-balao-magico/musica/seu-felipe-dorminhoco.htm>. Acesso em: 30 de set. 2013.

Explorando a música

Professor, o trabalho a ser realizado após ouvir a música é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após ouvi-la. Norteie as discussões em torno das seguintes problemáticas:

  • O que cada aluno achou da música;
  • Quais foram os sentimentos em relação a ela;
  • O que mais chamou a atenção;
  • O que pensam sobre o fato de Felipe ser considerado um dorminhoco;
  • Algum de vocês se considera um dorminhoco? Justifique sua resposta;
  • Na sua casa, existe um dorminhoco?
  • Que perigos podem ter quando um vigia/guarda noturno dorme no horário de trabalho?
  • Quais seriam as possíveis causas para que um trabalhador durma durante o horário de trabalho? Como evitar que isto aconteça?

Depois do diálogo, da troca de ideias e de impressões, faça a audição da música com a turma. Distribua uma cópia impressa da música para que os alunos acompanhem a letra.

Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta ou peça que alguns alunos leiam. Verifique se tem alguma palavra desconhecida, se possível, solicite que descubram o seu significado por meio do dicionário.

Ouça a música quantas vezes achar necessário, crie gestos para animar ainda mais este momento.

Para finalizar, peça que os alunos colem a folha de papel com a letra da música no caderno de Língua Portuguesa. Também, pergunte o que eles acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a letra da música “Seu Felipe, dorminhoco”.

Peça que os alunos façam uma leitura coletiva do texto.

Em seguida, registre as atividades abaixo na lousa e peça que copiem.

    Marchinhascarnaval6

1- Sublinhe no texto da letra da música: “Seu Felipe, dorminhoco” as palavras que tenham as letras d e t.

2- Copie na tabela as palavras que você sublinhou.

   Palavras com a letra D  Palavras com a letra T
   
   

3-Agora, escreva outras palavras que tenham as letras d t seguindo as instruções abaixo. (Professor, instrua os alunos a usarem as palavras escritas na atividade 1 deste planejamento.).

a- Três palavras com a letra d que tenha  seis letras.

______________________________________________________________________

b- Três palavras com a letra t que tenha  cinco letras.

_____________________________________________________________________

c- Duas palavras que tenham d e t.

______________________________________________________________________

d- Escolha, dentre as palavras escritas em uma das atividades anteriores, uma palavra com a letra d e outra com a letra t. Em seguida,  elabore uma frase para cada uma delas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Agora, reúna com um de seus colegas. Cada um irá ler a frase que o outro produziu na atividade anterior. Aproveite e escreva um bilhetinho para seu colega, registre o que você achou das frases que ele elaborou.

Importante: Durante a realização das atividades caminhe sempre entre os alunos, observando aqueles que têm mais ou menos facilidade em resolver as instruções apresentadas, faça questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes alunos. Garanta que todos os alunos consigam identificar as palavras do item c, auxilie os alunos que apresentarem mais dificuldades. Se necessário permita que utilizem o dicionário.

Observação: Se o horário destinado a esta atividade não for suficiente, inclua mais um. A conclusão vai depender do nível de seus alunos. Você também poderá pedir que os alunos façam a ilustração do texto “Seu Felipe, dorminhoco”.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Ortografia

Inicie a atividade perguntando aos alunos:      

  • Quem conhece o jogo Bingo?       
  • Quem já jogou Bingo?       
  • Como se joga?       
  • Que tal fazermos um jogo Bingo?

Jogo Bingo

Professor, para este momento você irá precisar do caderno de Língua Portuguesa para realizar um ditado de palavras com as letras d e t. Também deverá providenciar tabelas para que os alunos possam escrever algumas palavras que irão selecionar dentre as palavras ditadas. Faça assim:

1- Faça um ditado com 20 palavras com as letras d e t. Os alunos escreverão as palavras no caderno. As letras pedidas poderão estar em qualquer lugar da palavra, ou seja, no começo ou no meio da palavra.

Sugestões de palavras que poderão ser ditadas:

importante – cuidado – mundo – pátio – acidente – bigode – telefone- tomate – irritado – convidado – receita – computador – contente – diferente – gente – caçador – tagarela – diurno - tempestade – danado.             

2- Disponha um tempo para que os alunos consultem o dicionário, a fim de verificar se escreveram as palavras corretamente. Este momento é importante para que os alunos possam criar o hábito de consultar o dicionário.

3 – Entregue para cada aluno uma cartela de Bingo. Veja a cartela:

     
     
     
     

4- Solicite que os alunos escolham doze das vinte palavras ditadas para escrevê-las na cartela, com caneta ou lápis de cor. (Professor, verifique o que é melhor para seus alunos. Se eles utilizarem canetinhas hidrocor, você poderá pedir que as utilizem. O importante é que você possa verificar se o aluno não apagou a palavra durante a realização do Bingo.). Neste momento, é necessário lembrá-los que deverão escrever as palavras corretamente, caso contrário, mesmo que consigam preencher a cartela, não vencerão.

5- Escreva as vinte palavras em tirinhas de papel para fazer o Bingo.

6- Informe aos alunos que deverão assinalar a com um X as palavras ditadas.

7- Dite as palavras sorteadas.

8- O primeiro a marcar todas as palavras de sua cartela deverá levantar a mão e avisar: Bingo!

9- Será considerado vencedor aquele que completar toda a cartela. Importante: as palavras deverão estar escritas corretamente.

10- Ao final do jogo, você deverá conferir as palavras ditadas.

Ao final, faça uma roda de conversa com os alunos. Pergunte o que eles acharam, o que foi fácil e o que foi difícil.

Observação: Se o horário destinado a esta atividade não for suficiente, inclua mais um horário. A conclusão vai depender do nível de seus alunos. Você realizar o bingo em outro momento.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que façam a cartela do bingo  por meio de KWord acessando ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar como. Depois faça a impressão e entregue para que os alunos escrevam as palavras que você irá ditar.

Professor, se quiser você poderá trabalhar com o texto instrucional, orientando-os sobre o jogo do Bingo. Lembre-os sobre quais as informações devem constar e a estrutura deste gênero textual. Se necessário, leve alguns modelos de textos instrucionais: receitas culinárias, instruções de jogos, manual de instalação de produtos ou outros.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Ortografia

Professor, faça o registro do Bingo realizado na aula anterior no caderno de Língua Portuguesa.

Proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar da atividade. Peça que pensem como foi realizado o jogo, passo a passo. Solicite que relembrem a forma como se brinca, ou seja, quais as regras.

Se você preferir poderá produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos.

Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia. Solicite que escrevam, individualmente, sua opinião sobre a realização do jogo; justifiquem a resposta e ilustrem o texto.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord acessando (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Solicite que ilustrem o texto utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

Após a digitalização providencie a impressão do texto para os alunos, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário. 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, esta atividade deverá ser realizada após a devolutiva da “Atividade de casa” registrada a seguir.

   COMUNICACAO

Recorte de jornais, revistas ou panfletos de propagandas, palavras que tenham a letra t e d. Encontre dez palavras, recorte e guarde-as em um saquinho plástico ou em um envelope. Você mesmo pode fazer o envelope com uma folha de papel, basta dobrá-la ao meio e colar as laterais.

Se você preferir poderá fazer essa atividade na sala de aula. Para isso, deverá providenciar o material descrito anteriormente.

Realizando a atividade

Retome a “Atividade de casa” da aula anterior.

Reúna os alunos em duplas em seguida proponha:

  • Juntem todas as palavras que vocês recortaram.
  • Leiam as palavras.
  • Separem-nas em dois grupos: palavras que tenham a letra d e palavras com a letra t.
  • Agora, peguem o caderno de Língua Portuguesa, copiem e resolvam as atividades que irei registra na lousa. 

Ortografia

1- Copie as palavras com as letras d e t que você e seu colega trouxeram de casa. Observe o local adequado para escrevê-las.

 Palavras com a letra t  Palavras com a letra d  Palavras com as letras t e d
     
     
     

2- Observando a atividade anterior, responda:

a- Quantas palavras têm em sua dupla?

b- Tem alguma palavra escrita no plural? Em caso afirmativo, escreva-a ____________

c- Há palavras que estão no singular e que podem ir para o plural? Escreva-as abaixo.

______________________________________________________________________

d-  Agora, copie as palavras que tenham as letra d e t no início. Depois as separe em sílabas.

______________________________________________________________________

e- Escolha duas palavras da atividade anterior e elabore uma frase interrogativa para cada uma delas.

Concluída a atividade, corrija-a com o auxílio dos alunos, se julgar necessário, proponha outras atividades para reverem e ou fixarem aprendizagens.

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno:

Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/pescaLetras/>. Acesso em: 30 de set. 2013.

Sugestão de bibliografia para o professor:

ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Profala”.  Disponível em: <http://www.profala.com/arteducesp130.htm >. Acesso em: 30 de set. 2013.

Sítio: “A hora de ensinar ortografia”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml>. Acesso em: 30 de set. 2013.

Avaliação

A avaliação deve ocorrer continuamente, como parte integrante e intrínseca do processo de ensino e de aprendizagem, e não após o fechamento das etapas do trabalho. A metodologia de avaliação deve ser motivadora e integradora, e permitir, além de diagnosticar o erro, ajudar o aluno a reformular suas hipóteses e seus saberes linguísticos. Por isso, durante as atividades propostas você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. Os critérios de avaliação devem ser coerentes com os objetivos propostos, assim, observe se os alunos são capazes de encontrar estratégias para escrever palavras com as letras d e t; utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras; diferenciar palavras com as letras d e t; identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras d e t. Observe ainda, se conseguiram interagir com os pares durante a realização das atividades e se foram capazes de ler, de escrever e de compreender conteúdos de forma  lúdica e ampliar o vocabulário.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.