15/03/2011
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Verificar se os alunos conhecem ferramentas de tradução na Internet pode ser interessante para a organização das pesquisas em Museus Virtuais.
1ª etapa:
Apresente a imagem Fishing Boats on the Beach at Saintes-Maries-de-la-Mer , de Van Gogh , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8854/fishing_boats.jpg :
Provoque que os alunos manifestem diferentes pontos de observação envolvendo o quê, como, quem, por que e quando : o que a obra exibe objetivamente e quais sentimentos e lembranças suscita; como imaginam que foi feita (suas características da produção ) e quando acham que foi feita (o seu contexto de produção).
2ª etapa:
Revele a autoria dos quadros e, na sala de informática, convide-os a explorar , em duplas, informações sobre a obra no site Van Gogh Museum, acessando:
http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en
Lá encontrarão as informações em inglês e não há opção para tradução em português no próprio site. Mostre-lhes que podem descobrir o que está escrito usando uma ferramenta de tradução on line. Um delas está disponível no Google.
Para traduzir, selecionem e colem o endereço da página do Museu: http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en
Acessem http://www.google.com.br/language_tools
Na linha abaixo de “Traduzir a Página da Web” colem o endereço do Museu. Observem se no primeiro botão logo abaixo está escrito o idioma original, no caso inglês, e no botão seguinte, escolham português. Cliquem no botão traduzir.
Pronto! Abrirá a página traduzida para que leiam as informações sobre a obra!
Estimule comentários sobre o que descobriram sobre a obra e peça que visitem outras obras do artista, buscando saber mais sobre ele.
3ª etapa:
Em duplas, os alunos devem pesquisar por “Museus Virtuais” na Internet e selecionar um site que apresente imagens de obras de arte para promover uma "visita" aos colegas da turma. Nesse site, devem selecionar algumas obras para apresentação, fazendo uso da ferramenta de tradução, se necessário.
Com o auxilio de um projetor multimídia as duplas podem socializar os sites encontrados, exibindo as imagens selecionadas para os outros alunos. Oriente os alunos a conduzirem uma apreciação das imagens, perguntando aos demais o que veem e quais as suas impressões, antes de comentarem porque resolveram selecioná-las e de contarem a autoria e outros dados sobre a obra.
Caso a escola não tenha um projetor, os alunos podem disponibilizar os endereços e indicar os títulos das imagens para que os outros alunos as visitem, façam anotações e depois socializem impressões. O mais importante é oferecer espaços e oportunidades para o desenvolvimento das habilidades apreciativas!
Para acessar imagens de alguns Museus: http://www.museuhistoriconacional.com.br/mh-g.htm ; http://www.mac.usp.br/mac/ ; http://masp.art.br/masp2010/.
1. Observe quais elementos das obras são suscitados pelos alunos durante as socializações, bem como, a amplitude e o aprofundamento dos comentários sobre as mesmas, já que a Apreciação é uma competência a ser desenvolvida nesse trabalho.
2. Verifique como os alunos organizaram a divisão de papéis na pesquisa por Museus Virtuais na Internet.
3. Observe se os alunos utilizaram corretamente as ferramentas de busca e tradução on line, conforme indicado.
4. Organize devolutivas para as duplas sobre as suas observações e permita que os alunos comentem suas opiniões sobre essa sequência de atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!