Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Integrando imagem e texto sobre uso consciente da água

 

15/03/2011

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre a utilização da água na cidade onde mora;
  • Comunicar o conhecimento construído, integrando imagens e texto;
  • Desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria interessante que antes das atividades, os alunos tivessem contato com  ferramentas para produção gráfica, como por exemplo, o Microsoft Paint, software utilizado para a criação de desenhos simples e também para a edição de imagens .

Estratégias e recursos da aula


Apresente o cartaz disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13768/posteragua.pdf

 Os usos da água

Cartaz uso consciente da agua

 

Provoque a discussão sobre o tema: o que veem nas imagens, quais os problemas que podem estar relacionados com a temática do cartaz?

 

Essa é uma etapa importante do trabalho, pois a motivação para o tema é que será a essência da construção de boas perguntas para se pesquisar!


Apresente o texto  "Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas", distribuindo cópias impressas do mesmo:

 

Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas


Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Diariamente nas capitais brasileiras o desperdício de água potável equivale a 2.500 piscinas olímpicas (em média 2,5 milhões de litros de água). E a culpa neste caso, não é do consumidor. A perda de cerca de seis bilhões de litros – o suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas – acontece entre a retirada dos mananciais e a chegada às torneiras.
Os números fazem parte de um relatório do Instituto Socioambiental (ISA), que traça um panorama do alcance de sistemas de saneamento básico e do volume de desperdício de águas no país. De acordo uma das coordenadoras do ISA Marussia Whately, as perdas são causadas por vazamento nas redes de abastecimento, sub-medição nos hidrômetros e fraudes.
“A maioria das capitais – 15 das 27 – perdem mais da metade da água produzida”, de acordo com o relatório. Porto Velho, capital de Rondônia, é a campeã em desperdício, com 78,8% de perda. As cidades de Rio Branco, de Manaus e de Belém também têm índices superiores a 70%. O desperdício nessas capitais seria suficiente para abastecer quase cinco milhões de habitantes.
De acordo com a superintendente de Produção de Água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Tânia Baylão, a redução de desperdício passa por garantia de investimentos nas redes e atendimento rápido de notificações de vazamentos.
“Combater a perda tem que ser uma diretriz básica, temos inclusive uma linha de financiamento prioritária para isso”. O Distrito Federal é a unidade da federação com o menor registro de perda na distribuição, com 27,3%.
Além da perda na distribuição, o relatório também apresenta um mapa do consumo doméstico de água e mostra que a média nacional, de 150 litros per capita, está 40 litros acima do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, o consumo ultrapassa 220 litros por dia.
“Infelizmente, o brasileiro acha que como temos bastante água no Brasil, não é preciso economizar. Pelo contrário, temos regiões em que se você dividir o volume de água pela população, podemos considerá-las como áreas de déficit hídrico, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo”, explicou o chefe das assessorias da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Félix Domingues.
A representante do ISA Marussia Whately aponta a conta de água conjunta em condomínios residenciais como uma das causas do alto consumo em regiões urbanas. “O usuário acaba não tendo o mesmo cuidado com o aumento do consumo de água assim como tem com a conta de luz”, compara. Ela defende que “pequenas transformações em hábitos diários podem gerar grandes mudança” e acredita que a conscientização é uma das ferramentas para diminuir o desperdício.

Disponível em  http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/03/21/materia.2008-03-21.6087648011/view . Acesso em 28/10/2008.

 

Após a leitura, levante questões sobre o como tema se aplica ao lugar onde moram, perguntando se sabem, por exemplo:
Qual o consumo médio de água por pessoa em nossa cidade?
Quais os desafios que nossa cidade enfrenta no abastecimento de água?
Quais são os principais desperdiçadores de água em nossa cidade?


Estimule que os alunos acrescentem questões para a pesquisa!


Em grupos, os alunos deverão escolher as questões com as quais trabalharão e procurar as informações em órgãos de abastecimento local , bem como na Internet, para, então, divulgar os dados e criar campanhas sobre o consumo consciente da água. Durante a busca de informações na pesquisa é importante ensinar aos alunos como tomar notas sobre o que encontram, identificando as fontes de informação.


Proponha que elaborem cartazes usando imagens integradas a um texto, assim como o cartaz usado na discussão inicial. Para isso, peça que pesquisem imagens na Internet usando ferramentas de busca específicas tais como:


http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1008/imagens/google_imagens.jpg

http://br.yahoo.com/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1008/imagens/yahoo_imagens.jpg

Peça que salvem as imagens e anotem a autoria das mesmas, se houver, bem como a url onde estiverem disponíveis.


Utilizem programas de produção gráfica para modificar as imagens, integrá-las e acrescentar o texto. Uma possibilidade é usar o Microsoft Paint . Com ele é possível desenhar usando o mouse ou sobrepor imagens. Na barra de ferramentas é possível escolher os efeitos: cores, fontes, contorno e preenchimento como pó exemplo, traços grossos e finos, pontilhados, pinceladas ou tinta spray, etc.


Para acessar o Paint no Windows, clique em:


Iniciar >> Todos os programas>> Acessórios>> Paint


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1008/imagens/paint.jpg

Na barra de ferramentas, escolhendo a opção Arquivo >> Abrir é possível acessar as imagens salvas, recortar ou apagar partes, modificá-las, etc.
 

Saiba como recortar, redimensionar ou apagar partes de uma imagem usando o Paint acessando o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=_u4-5f522GE
 

Depois de modificar as imagens como quiserem, basta salvar o arquivo, selecionar a imagem e clicar em Editar>> Copiar.


Abram, então, um arquivo em branco e copiem as imagens que desejam usar na composição do cartaz . Salvem esse arquivo com o nome do cartaz. Acrescentem o texto, façam os demais acréscimos e mudanças na composição.


Integrar imagem e texto é uma competência de comunicação! Estimule para que sejam criativos na composição do cartaz usando imagens diversas e integrando o texto coerentemente a esse suporte de informação!

Promova a divulgação dos cartazes por meio de painéis  na escola e na comunidade.
 

Recursos Complementares

Para saber mais sobre os recursos do Paint acesse um tutorial disponível em http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/paint/

Avaliação

1. Promova uma auto avaliação dos alunos sobre o que aprenderam durante a sequência de atividades. Para isso,  peça que produzam um texto,  individualmente, sobre as etapas mais interessantes e, ou, mais difíceis do trabalho, quais conteúdos não sabiam e agora conhecem e qual foi o maior desafio nas 4 aulas vivenciadas, justificando essas informações.

2. Observe se os grupos conseguiram sintetizar as informações pesquisadas com o cartaz elaborado e verifique se, de fato,  a mensagem sobre o uso consciente da água  integrou imagens e texto. Compartilhe suas observações com os grupos. 

3.  No decorrer do processo, observe se os alunos dividiram tarefas e responsabilidades para a produção final.  Peça que comentem como desenvolveram o trabalho em grupo e compartilhe com cada grupo o que foi possível observar sobre a atitude de colaboração.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ELAINE SOUZA BEZERRA, EMEF AUGUSTO DOS ANJOS , Paraíba - dijo:
    ELAINEUFPB@HOTMAIL.COM

    09/05/2011

    Quatro estrelas

    PARABÉNS PELA ATIVIDADE DESENVOLVIDA CONSIDERO RELEVANTE TAL PROPOSTA QUE ASSOCIA APRENDIZAGEM COM A TECNOLOGIA O QUE TORNA A APRENDIZAGEM SIGANIFICATIVA, E NESTA FASE DO ENSINO AS IMAGENS, A TECNOLOGIA E A AUTO-AVALIAÇÃOBFAVORERCEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESENVOLVEM DIVERSAS HABILIDADES) COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NOS EDUCANDOS.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.