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OS DIREITOS DA CRIANÇA: JOGANDO E APRENDENDO

 

15/11/2009

Autor y Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar os Direitos da Criança a partir da letra de uma música.
2- Desenvolver a capacidade de ouvir, de dialogar, de negociar e de respeitar as opiniões de outras pessoas.
3- Organizar o pensamento para produzir textos coerentes, claros, reveladores de compreensão acerca do tema.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para o desenvolvimento desta aula, sugerimos que apresente aos alunos a Declaração dos Direitos da Criança (ver sugestão bibliográfica) e que abra um amplo debate sobre o tema. Você poderá recorrer à aula intitulada “A CRIANÇA, SEUS DIREITOS E DEVERES”, publicada no Portal do Professor.

Estratégias e recursos da aula
                   

Momentos da aula:


1° Momento: O professor deverá convidar os alunos para assistir a um vídeo acessando o sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=h0eXUaCWfe4&feature=player_embedded#

Ser criança

Além disso, poderá acompanhar a letra da música: É bom ser criança (Toquinho), disponível em http://letras.terra.com.br/toquinho/87224/

É Bom Ser Criança
Toquinho
Composição: Toquinho

É bom ser criança,
Ter de todos atenção.
Da mamãe carinho,
Do papai a proteção.
É tão bom se divertir
E não ter que trabalhar.
Só comer, crescer, dormir, brincar.

É bom ser criança,
Isso às vezes nos convém.
Nós temos direitos
Que gente grande não tem.
Só brincar, brincar, brincar,
Sem pensar no boletim.
Bem que isso podia nunca mais ter fim.

É bom ser criança
E não ter que se preocupar
Com a conta no banco
Nem com filhos pra criar.
É tão bom não ter que ter
Prestações pra se pagar.
Só comer, crescer, dormir, brincar.

É bom ser criança,
Ter amigos de montão.
Fazer cross saltando,
Tirando as rodas do chão.
Soltar pipas lá no céu,
Deslizar sobre patins.
Bem que isso podia nunca mais ter fim.

Em seguida, deverá solicitar aos alunos que se organizem em pequenos grupos, de até 4 (quatro) elementos. Cada grupo receberá uma folha de papel em branco e uma cópia com a letra da música, para que seja feita a leitura. O professor pedirá aos alunos que sublinhem todas as palavras que encontrarem no texto referentes aos Direitos da Criança. (Professor, é interessante ficar atento à dinâmica do grupo, ao processo de discussão, às argumentações e estratégias de negociação para a escolha das palavras).

2º Momento: O professor deverá propor aos grupos que criem um jogo de “Caça Palavras”, lançando mão das palavras destacadas no texto da música e de outras que se lembrarem, referentes aos Direitos da Criança. (Professor, visitando o sítio de jogos online para crianças http://iguinho.ig.com.br/jogo-caca-palavras.html você encontrará várias possibilidades de jogos de “Caça Palavras”, podendo servir de modelo para os alunos... e também de muita diversão!). Caso seja possível, esta atividade poderá ser realizada no laboratório de informática.

Caça palavras

3º Momento: De posse do “Caça Palavras”, cada grupo deverá trocar o seu jogo com outro grupo, para que brinquem, “caçando” todas as palavras escondidas dentre tantas letras! Ao encontrá-las, estas deverão ser circuladas com um lápis colorido.

4º Momento: Na folha de papel em branco distribuída para cada grupo, os alunos deverão criar um pequeno texto sobre os Direitos da Criança, utilizando as palavras circuladas no jogo de “Caça Palavras”. Após a criação dos textos, o professor pedirá aos grupos que socializem as suas produções. Os textos poderão fazer parte de um mural da sala de aula, intitulado “OS DIREITOS DA CRIANÇA: JOGANDO E APRENDENDO” ou outro título criado pelos alunos.

Recursos Complementares

Professor, para ampliar o debate acerca dos Direitos da Criança, você poderá lançar mão da aula publicada no Portal do Professor, intitulada: A ÉTICA E OS DIREITOS DA CRIANÇA.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA:RODRIGUES, E. A Criança e seus Direitos/ Projeto e edição de texto Eustáquio Rodrigues. Belo Horizonte, MG: Compor, 1998.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal no trabalho com o texto da música, na criação do jogo de “Caça Palavras”, na produção de texto e montagem do painel.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nos vários momentos da aula. O professor deverá:
• Verificar se os alunos conseguiram identificar os Direitos da Criança na letra da música;
• Observar se, no processo de criação do jogo e do próprio jogar, os alunos foram capazes de ouvir e de respeitar as opiniões dos colegas;
• Avaliar se, no momento de produção de texto, os alunos conseguiram expressar suas idéias com clareza e coerência, revelando compreensão do tema trabalhado na aula.

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