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Espinhas, Cicatrex resolve!

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender as propriedades estéticas e terapêuticas de substâncias químicas
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer sobre ácidos, óxidos e vitaminas.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/problematizacao.gif

O professor pode iniciar a aula informando aos estudantes que navegando na Internet encontrou o seguinte questionamento:


"Sou consultora de beleza e ouvi dizer que a esfoliação para uma pele com acne não é recomendado, pois ao esfoliar a pele com o produto, as bactérias se espalham para o resto do rosto infectando assim, partes limpas do rosto. Isso é verdade?"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/contextualizando.gif


Provavelmente você já se deparou com alguém muito irritado por conta das espinhas (formação de algumas bolhas, pontos negros ou manchas no rosto,peito, costas, ombros, pernas e braços ou no corpo); seja adolescente, jovem, homem ou mulher, sendo mais comuns em jovens entre 11 e 18 anos

Normalmente durante a puberdade as células das camadas da parte externa da pele descamam podendo ocorrer uma espécie de "aglomeração" dessas células no orifício polissebáceo, obstruindo este local e impedindo que o sebo saia pelo orifício é o que chamamos de comendão.

O sebo retido (propicia a proliferação de bactérias denominada Propionibacterium acnes) libera substâncias causando a irritação da pele com o surgimento de uma inflamação.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/foliculo.jpg


http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:HairFollicle.png

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/acne_jovem.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Akne-jugend.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/labinfo.png

O professor solicitará que os estudantes acessem a animação "Química da pela" para que compreendam sobre a aplicabilidade de alguns conhecimentos de propriedades estéticas e terapêuticas das substâncias químicas, através da situação problema de tratamento de acne (espinhas)

 A química na pele

 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/acne1.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/explicando.png

A acne é um distúrbio dermatológico cujas causas são as mais variadas; uso de simples cremes; alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade, gravidez, fatores hereditários; uso de produtos cosméticos inadequados (cremes nutritivos e algumas maquiagens); uso de fórmulas caseiras, etc.

Ela pode ser classifica em quatro graus:
1º - simples: cravos e espinhas em pouco número no rosto. Surge inesperadamente.
2º - complicada: As espinhas e cravos surgem em maior número.
3º - sério: observa-se um maior número de espinhas e poucos cravos no rosto, podem ser doloridas.
4º - mais sério: exige tratamento de pele, apresenta manchas rosadas na pele e as espinhas nascem umas em cima das outras.


Tratamento

Para o tratamento da acne, sabe-se que existem diferentes tipos de tratamento e que estes devem ser orientados pelos dermatologistas pois pode ocorrer efeitos colaterais.

O tratamento da acne é desenvolvido a base de antibióticos orais; tópicos (para casos considerados mais graves) medicamentos que ressecam a pele (peróxido de benzila, vitamina A ácida oral), entre outros para casos gravíssimos.

A esfoliação da pele é feita de maneira mecânica ou de substâncias químicas como:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/peroxidos.JPGhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/Salicylic.gif


http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Benzoyl-peroxide-2D-skeletal.png
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_salic%C3%ADlico

Peróxido de Benzoíla (atua contra a bactéria da Acne) é um agente oxidante, com as seguintes propriedades: Queratolítica, Comedolítica e Antibacteriana no sentido de prevenir o acúmulo de células mortas e para desobstruir os poros.

O ácido retinóico é um derivado da vitamina A, que promove a esfoliação estimulando a produção de colágeno que colabora para que a pele fique firme.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/vitaminaA.JPG

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Retinol.svg

Outra alternativa de tratamento é a Clear Light. Uma nova terapêutica que desenvolve o clareamento de 50% das lesões, utiliza a luz especial azul com comprimento de onda 420 nm, que atinge e destrói a bactéria Propionibacterium acnes. Não causa irritação, nem fotossensibilidade e não usa antibióticos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/LEITURAS.gif

http://enciclopedia.tiosam.com
http://www.derme.com.br/
www.acne.com.br

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/saibamais.png

Desde que se conhece a acne alguns mitos pululam o imaginário das pessoas, os quais destacamos:

  • chocolate e outros alimentos podem provocar espinhas;
  • a acne é contagiosa;
  • masturbação ou sexo, menstruação e stress causam acne;
  • sol pode piorar ou melhorar a acne;
  • lavar o rosto seguidamente ajuda a sarar a acne;
  • minha alimentação afeta contribui para com o aparecimento de acne

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/atividade.gif

O professor reunirá os estudantes em equipe de três e orientará para que pesquisem sobre o Peróxido de Benzoíla e suas propriedades" e elaborem uma web quest.

Para acessar a web quest clique no link: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/webquest1.JPG

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1010/imagens/verificando.jpg

A verificação da aprendizagem se dará pela análise da produção da web quest.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A química na pele Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.dreamule.org:8088/artigos_traduzidos/Artigos/acne-em-profundidade-perguntas-e-respostas/; http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=2715ℜturnCatID=666; http://www.dermatologia.net/neo/base/doencas/acne.htm; http://ezine.tiosam.com/www/saude_beleza/acne.shtml; http://joao91.vilabol.uol.com.br/oque/primeira.htm; http://joao91.vilabol.uol.com.br/oque/segunda.htm; http://pt.wikipedia.org/wiki/Acne.
Avaliação
A avaliação será formativa e diagnóstica.
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