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Tetravalente, sim senhor!

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os arranjos de cadeias de carbono Construir cadeias carbônicas
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os elementos químicos.
Estratégias e recursos da aula

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Porque o carbono é tetravalente?

Como se classificam as cadeias carbônicas?

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Alguns compostos orgânicos apresentam em suas moléculas, cadeias com certa quantidade de átomos de carbono a saber:

O álcool que é utilizado para ser ingerido, como desinfetante ou mesmo combustível, apresenta uma cadeia de dois átomos;

A acetona líquida que têm aplicabilidade na remoção do esmalte das unhas, apresenta uma cadeia de três átomos;

A glicose utilizada na forma de soro apresenta uma cadeia de seis átomos;

A coloração amarela da cenoura que é dada por um pigmento vegetal chamado caroteno, a avermelhada do tomate maduro cujo pigmento é chamado de licopeno, embora tenham cadeias diferentes cuja molécula apresentam 40 átomos de carbono (C40H56).

Embora outros elementos químicos sejam capazes de fazer ligações entre si, o átomo de carbono por ter características diferenciadas se destaca em relação aos demais e dessa forma consegue produzir um número maior de compostos químicos.

Características do carbono:       http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1011/imagens/carbono1.jpg

  •  forma ligações múltiplas;
  • liga-se a vários tipos de átomo;
  • forma cadeias;
  • é tetravalente.

Mas, porque é tetravalente?

Os estudantes, deverão acessar a animação "Carbono tetraédrico" que lhes permitirá visualizar a tetravalência do carbono, ou seja, de que forma ele pode fazer quatro ligações; mostra também suas posições no espaço.


Carbono tetraédrico

 

Classificação

Dada a existência de grande variedade de cadeias orgânicas, nos utilizamos de vários critérios e que embora haja uma forma de classificação elas independentes entre si uma não excluindo a outra. Classificações quanto:

Ao fechamento da cadeia

Cadeia Aberta ou Acíclica

Aquelas em que os átomos de carbono ligam-se entre si formando as cadeias com extremos livres

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Cadeia Fechada ou Cíclica

Os átomos se ligam de modo a formar um ciclo São aquelas em que os átomos de carbono se ligam formando um anel (ou um círculo fechado).

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À disposição dos átomos

Cadeia Normal

Quando há uma seqüência única

 

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Cadeia Ramificada

Quando surgem ramos ou ramificações na cadeia

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Aos tipos de Ligação

Cadeia Saturada

Só há ligações simples entre átomos de carbono

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Cadeia Insaturada

Além das ligações simples, há ligações duplas ou triplas entre carbonos

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À Natureza dos Átomos

Cadeia Homogênea

Quando existe somente átomos de carbonos ligados entre si

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Cadeia Heterogênea

Quando na cadeia, além dos átomos de carbono, há átomos diferentes (heteroátomo)

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Há ainda os compostos aromáticos

Núcleo ou Anel Benzênico

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Compostos aromático mononucleares

Composto que contém um único anel aromático.

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Compostos aromático polinucleares

São aqueles que contém vários anéis benzênicos e podem ser:

 Polinucleares isolados

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Polinucleares condensados

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O professor solicitará aos estudantes que acessem a animação "Cadeias de carbono"  que exemplifica alguns tipos de arranjos de cadeias de carbono: linear, ramificada e ramificada cíclica e assim possam identificar os arranjos de cadeias de carbono. 
 

Cadeias de carbono

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Para fixar a aprendizagem os estudantes deverão elaborar um quebra cabeças no blog.

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Os estudantes deverão pesquisar compostos que apresentam o carbono em sua estrutura e produzir uma web quest nominando cada composto como no exemplo abaixo:

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Exemplo: adrenalina

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Entendemos que verificar a aprendizagem transcendo a simples mensuração de notas.

A utilização de rubricas podem representar uma forma de avaliação mais autêntica. Desta forma pode ser utilizada a tabela abaixo para as atividades desta aula.

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

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Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cadeias de carbono Animação/simulação
Carbono tetraédrico Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2169.html; http://www.labin.unilasalle.edu.br/infoedu/siteinfoedu1_03/turmasv_site/margo/site_grupo2/cadeia_carb%F4nica.htm; http://www.virtualquimica.hpg.com.br/respexerc004.htm;
Avaliação
A avaliação será formativa e diagnóstica ou seja ocorrerá ao longo de todo o processo de aprendizagem.
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