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Por que os alimentos estragam?

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Deverá aprender a quantificar a influência da concentração dos reagentes na velocidade de uma reação química; Compreender o que é energia cinética de uma reação; Entender porque a energia cinética aumenta com o aumento da temperatura.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Deverá saber previamente o que é reação química; Compreender o que são moléculas.
Estratégias e recursos da aula

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Por que os alimentos estragam?

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Solicite aos estudantes que assistam o vídeo “Desperdício de alimentos”. Na seguëncia, inicie um debate pontuando como a Cinética Química está presente no cotidiano.
 


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Em um prédio público, pode ocorrer que alguém queira transportar caixas de um andar para outro. É possível levá-las por meio do elevador ou subindo a escada. Talvez seja necessário parar de vez em quando para descansar. É a partir destas reações que poderemos determinar a velocidade necessária para concluir a tarefa. De forma análoga poderemos compreender a velocidade e o mecanismo das reações químicas.

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No dia-a-dia presenciamos diferentes situações em que as reações químicas se manifestam.

Vejamos:

  • a agilidade com que um medicamento atua no organismo;
  • a dissolução de um comprimido efervescente em água;
  • a velocidade com que reage o CO e NO, existentes nos escapamentos dos automóveis.

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A cinética química é uma ciência, é a parte da Química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Na verdade, ela trata do que ocorre durante a reação química. Além disto, fornece informações sobre de que modo às moléculas individuais (átomo ou íons) interagem umas com as outras.

As reações químicas podem ser classificadas em rápidas ou instantâneas, moderadas ou lentas.

A velocidade da reação química é difícil de ser determinada, devido à necessidade de se ter que medir o valor de uma grandeza que varia a concentração.

Geralmente, a velocidade da reação é denominada de taxa de reação e está relacionada à temperatura, a superfície de contato, a eletricidade, a presença de um catalisador, a luz, a concentração dos reagentes, a pressão, dos produtos de reação e ao estado particular dos reagentes (físico, nascente dos gases, cristalino ou amorfo dos sólidos, de estarem ou não em solução quando o solvente influi na velocidade da reação).

A velocidade média de uma reação é a variação da quantidade de reagente ou produto em função de uma variação de tempo.

Neste momento, o professor deve recordar aos estudantes que a velocidade média já fora trabalhada na disciplina de Física.

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O professor solicitará aos estudantes que acessem a animação abaixo para que compreendam como quantificar a influência da concentração dos reagentes na velocidade de uma reação química e desenvolvam a experiência.

 Cinética química

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Sugerimos que os estudantes resolvam as questões publicadas na Revista Química Nova na Escola (ver as referências nesta página no campo Recursos complementares).

Arquivo: Questões 

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O professor solicita aos estudantes façam a prática "Cinética química" que está disponível no endereço <http://educar.sc.usp.br/quimapoio/cintica.html>.

Para registrar a aprendizagem, os estudantes deverão produzir  um relato na WebQuest.

Para acessar a Web Quest acesse o link: <http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php>.

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Os estudantes deverão fazer um levantamento na comunidade para verificar qual o destino das sobras de alimentos. Se houver possibilidade, poderão propor aos estabelecimentos que as sobras sejam destinadas às escolas e creches.

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A verificação da aprendizagem está afeta ao desenvolvimento das atividades na WebQuest, prática de laboratório e pesquisas. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
http://educar.sc.usp.br/quimapoio/cintica.html; http://essenciaquimica.blogspot.com/2007/10/cintica-qumica-exerccios-e-teoria.html; http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index.php?option=com_content&task=view&id=227&Itemid=439#7; http://www.infoescola.com/quimica/teoria-cinetica-dos-gases/; http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/teoria_cinetica/teoria_cinetica.html; Revista Química Nova na Escola, n.11, maio 2000, do artigo: "A contextualização no Ensino de Cinética Química" de Jozária de F.L.de Lima, Maria do Socorro L. Pina, Rejane M. Novaes e Zélia Maria S. Jófili, págs. 26 a 29.
Avaliação
Sugerimos que a avaliação ocorra de forma a abarcar todo o processo de ensino e aprendizagem. Nesta direção, incluímos as interações, a resolução de situações, a elaboração de atividades, apresentação da produção final e a auto avaliação.
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