Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo com textos: gênero diário

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • interpretar retirando informações oferecidas pelo texto;
  • interpretar o texto fazendo inferências;
  • resolver exercícios envolvendo os questionamentos apresentados;
  • conhecer as carcterísticas do gênero diário;
  • produzir textos em forma de diário.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Saber ler com fluência e rapidez.
  • Saber narrar.
Estratégias e recursos da aula
  • Leituras, exercícios.
  • Utilização do laboratório de informática.


Aula 1
Atividade 1

O professor deverá perguntar aos alunos quem é que, na turma, escreve diários. Escolher um aluno que respondeu afirmativamente para contar à turma como é que o faz. Diariamente, semanalmente, escreve tudo: "tim-tim por tim-tim"?


Atividade 2
Para iniciar a atividade 2, o professor deverá perguntar se já leram alguma obra literária em que o autor escreve sob a forma de "diário. Na sequência, deverá levar os alunos ao laboratório de informática para terem conhecimento de alguns modelos de diário disponíveis em:

http://querido.diario.dela.zip.net/

http://diariosroubados.blogspot.com/2008/11/dirio-de-uma-modelo.html

http://diariosroubados.blogspot.com/2009/01/dirio-de-um-maluco.html

http://diariosroubados.blogspot.com/2009/03/diario-de-um-universitario.html

http://diariosroubados.blogspot.com/2009/01/dirio-de-segunda-feira.html

Na sequência, o professor deverá comentar sobre a obra "O diário de Anne Frank". Como ele não é próprio para essa faixa etária, dele se explorará somente a estrutura. Assim, o aluno terá a oportunidade de conhecer as características do diário.

http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diary.htm

Importante:  Professor, o Diário de Anne Frank contém seus pensamentos e reflexões na forma de cartas nas quais Anne relata sua vida cotidiana, ao mesmo tempo em que questiona sua situação durante o tempo em que permaneceu escondida num refúgio no centro de Amsterdam entre 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944. É a reflexão e o desabafo de uma adolescente que acredita que um dia voltaria a viver em liberdade e feliz.

Aula 2

Atividade

O professor deverá entregar aos alunos cópia do texto "Confissões de um vira-Lata" transcrito a seguir. Os alunos deverão ler o texto silenciosamente e depois de conversarem sobre ele com a professora, deverão responder às questões sugeridas abaixo.

CONFISSÕES DE UM VIRA-LATA


Sou vira-lata com orgulho.
Coisas simples me fazem feliz: um bom prato de comida, água fresca, carinho na barriga e cafuné...

Posso conseguir isso e muito mais, só preciso olhar pra você e abaixar as orelhas.
Quer apostar que conquisto você?

PEQUENAS CONSIDERAÇÕES SOBRE MIM QUE FIZ AO LONGO DA VIDA:

* Se ficar encarando uma pessoa por bastante tempo, você acaba conseguindo o que quer.
* Quando se trata de sexo, se você não conseguir o que quer de primeira, implore. Abaixe as orelhas e olhe bem nos olhos... Nada mais eficaz.
* Não saia sem identificação.
* Seja direto com as pessoas; demonstre seus sentimentos. Só tenha cuidado com os locais que escolhe pra isso.
* Saiba quando segurar a língua e quando usá-la.
* Sempre deixe espaço para uma boa soneca em sua programação.
* Cumprimente as pessoas de forma amigável: uma bela cheirada no meio das pernas é muito eficaz. (comigo funciona!)
* Quando fizer algo de errado, semp re assuma a culpa (assim que for arrastado do seu esconderijo embaixo da cama).
* Se não for molhado e babado, não é um beijo de verdade.
* Quando sair para ver o mundo, lembre-se: sempre pare para cheirar as rosas… e as árvores, a grama, as pedras, os hidrantes… O mundo pode ter pressa, eu não!
* Nunca deixe passar uma oportunidade de dar uma fugidinha.
* Sinta o ar puro e o vento em seu rosto como se fosse a oitava maravilha do mundo. Aliás, é.
* Quando as pessoas queridas chegarem em casa, sempre corra para cumprimentá-las. Mesmo que estejam usando a melhor roupa do armário e que você tenha acabado de brincar no quintal.
* Quando for do seu interesse, seja obediente. Preste bem atenção: SÓ QUANDO FOR DO SEU INTERESSE.
* Deixe que os outros saibam quando invadirem seu território.
* Tire umas sonecas e se espreguice antes de levantar.
* Corra, saltite e brinque diariamente.
* Coma com gosto e entusiasmo. Pare quando estiver satisfeito.
* Seja fiel A QUEM É FIEL COM VOCÊ.
* Nunca finja ser algo que você não é.
* Se o que você quiser estiver enterrado, cave até encontrar.
* Se uma pess oa estiver tendo um dia ruim, fique em silêncio, sente perto dela e encoste-se gentilmente.
* Alegre-se ao conseguir atenção e deixe que as pessoas o toquem.
* Evite morder se uma simples rosnada funcionar.
* Em dias de calor agradável, pare para deitar de barriga para cima na grama.
* Em dias muito quentes, beba muita água e deite sob a sombra de uma árvore.
* Quando estiver contente, pule e balance todo o corpo.
* Não importa o quanto você fo r censurado, não se sinta culpado e não faça bico... corra de volta e faça as pazes.
* Delicie-se com o simples prazer de uma longa caminhada.

Interpretação e compreensão do texto:


1- Você concorda que o cãozinho do texto tem comportamentos muito parecidos com o dos humanos?  Sim - Não. Por quê?

1.1. Faça um levantamento das atitudes que ele tem iguais às suas.

2- Quais as atitudes dele que te desagradam?

3. O que ele quis dizer com:
a- "…só preciso olhar pra você e abaixar as orelhas."
b- "PEQUENAS CONSIDERAÇÕES SOBRE MIM QUE FIZ AO LONGO DA VIDA."
c- "(assim que for arrastado do seu esconderijo embaixo da cama)".

Aula 3

Atividade

Produção de texto:

O professor deverá estimular os alunos a produzirem textos expressivos conforme uma das sugestões abaixo. Chamar a atenção para os aspectos formais e de conteúdo. Escolha um dos temas para escrever um bonito texto. O texto deverá ser recolhido para correção.


1- Relembre um episódio de sua vida, uma data que foi importante, uma pessoa, um susto, uma alegria e conte em forma de diário.
2- Como você notou, o caozinho começou a fazer seu diário e depois se desviou dando alguns conselhos. Não faça como ele, diga o que você faz. Relate cronologicamente fatos e acontecimentos do dia-a-dia consignando opiniões e impressões, confissões e/ou meditações.

Quando terminar,  ilustre seu texto para ser colocado, se quiser, no mural da sala.

Recursos Complementares

Para complementar as aulas sobre o gênero "diário", o professor poderá locar o filme "O Diário de uma paixão" para os alunos assistirem.

Mais informações no site:

http://filmesfree.tv/diario-de-uma-paixao/

Avaliação

O professor deverá recolher os textos para correção.

Observar se a produção do diário é vista pelos alunos não apenas como expressão do que sentem/pensam, mas também como um espaço para a reflexão de suas próprias ações.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.