Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONTANDO HISTÓRIAS ATRAVÉS DE IMAGENS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS

 

12/11/2009

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O/A aluno/a poderá aprender a construir, aperfeiçoando,  sequência lógica de fatos, produção de texto e linguagem oral. Também poderá desenvolver estratégias lógicas antecipando os resultados das próprias ações além de interagir com os pares de maneira lúdica.

Duração das atividades
Aproximadamente 120minutos – duas (2) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o/a aluno/a seja capaz de expor suas ideias através de uma sequência lógica de fatos, além de conseguir desenhar imagens de diferentes objetos.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos/as alunos/as. Para realização da mesma, providencie cartões de cartolina com aproximadamente 12cm x 12cm.
Além da cartolina utilize lápis preto, lápis de cor e de cera, borracha ou outro material que estiver a sua disposição.

Você poderá também utilizar recursos multimídia, caso seja possível leve seus/suas alunos/as ao Laboratório de Informática ou use sala de vídeo para assistir a história “Turma da Mônica - Chico Bento no Shopping”, disponível no sitio http://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk&feature=related O objetivo deste momento é para que seja reafirmado a necessidade de toda história ter sequência, ou seja, ter começo, meio e fim. Se você fizer esta opção deverá acrescentar mais um dia para esta atividade, assim, no primeiro dia fará os desenhos, no segundo verá o vídeo (fazer a exploração da história: personagens, sentimentos em relação à mesma) e no terceiro realizará a contação de história tendo seus/as alunos/as como autores/as.

1º MOMENTO: CONFECCIONANDO CARTÕES


Solicite que os/as alunos/as façam desenhos no cartão recebido, um em cada lado, com tema livre. Diga a eles/as que após os desenhos feitos, inclusive coloridos, iremos usá-los para fazermos uma atividade a qual será revelada no momento de sua realização. Estes desenhos deverão ter o nome da imagem escrito, poderá ser usada apenas uma palavra, seja ela escrita no singular ou plural, por exemplo, se o desenho for de uma casa, escreva a palavra correspondente a ele: casa.
Veja os desenhos demonstrativos:

contandohistorias

               CASA                           Fonte: http://www.gartic.com/imgs/mural/cu/cuca/1220983258.png

CONTANDOHISTORIA1

                    FLORES         Fonte: http://www.ateliefantasy.com.br/images/13043_flores_5mm.gif

Quando os/as alunos/as tiverem terminado de fazer os desenhos você poderá plastificá-los com papel contat ou cola (se a cola estiver muito grossa, acrescente um pouco de água para diluí-la, após misturar, use pincel para plastificar os desenhos), assim terão tempo maior de duração, pois serão manuseados pelos/as participantes.
Professor/a se preferir solicite aos/às alunos/as que façam um desenho em cada lado do cartão, ou seja, frente e verso. Caso não queira fazer desenhos você poderá colar gravuras retiradas de revistas, encartes de propaganda, dentre outros.
Veja abaixo alguns desenhos:

CONTANDO HISTORIAS3

Imagens confeccionadas por alunos/as do 2º ano “B” (3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos/2007) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, professora Eliana Aparecida Carleto
Fonte: Acervo da autora

2º MOMENTO: RE ALIZANDO A ATIVIDADE


Professor/a após a confecção dos cartões, divida os/as al unos/as em duas equipes, por exemplo, se você tiver 30 alunos/as, faça duas equipes de 15 alunos/as, se for um número ímpar, você poderá fazer parte de uma delas. Permita que decidam quem fará parte de cada equipe, faça sorteio, ou utilize alguma dinâmica para esta divisão.
Veja alguns exemplos de dinâmicas: faça um circulo com todos/as participantes e numere-os/as, como serão apenas duas equipes, utilize 1, 2, 1, 2 até todos/as terem um número em seguida peça que os/as alunos/as que receberam o número 1 formem uma equipe e os/as  que receberam o número 2 outra equipe. Você poderá também cortar pequenos pedaços de papéis de duas cores, por exemplo: rosa e verde, a quantidade deverá ser suficiente para que todos/as recebam um pedaço. Depois é só reunir, os de cor rosa deverão formar uma equipe e os de cor verde outra equipe.
Após a formação das equipes, diga aos/às alunos/as que cada um/a irá elaborar uma história utilizando as imagens desenhadas. Decida quem será a primeira equipe a contar a história, em seguida peça que os elementos se misturem, não permitindo que os/as demais colegas vejam sua imagem.
A segunda equipe, deverá ficar assentada, se for na sala de aula, em suas próprias carteiras para que possam prestigiar a história a ser elaborada pelos/as colegas.
A primeira equipe deverá formar uma fila ficando um/a aluno/a ao lado do/a outro/a. Feito isso, um/a dos/as alunos/as que estiver nas laterais iniciará a história, o/a mesmo/a deverá usar um dos lados do cartão para contar sua parte da história. O/A próximo/a deverá continuar a história usando um dos lados do seu cartão. A história continua assim até chegar ao/à último/a aluno/a que deverá encerrá-la, também usando um dos lados de seu cartão.
Ao término desta primeira história a próxima equipe fará o mesmo procedimento da anterior contando uma nova história.

Variações

Ao contar a história os cartões poderão ser escolhidos através de sorteio e a criança terá um tempo para pensar no que irá dizer sobre o mesmo. Poderá também ser feito um sorteio na hora em que for a vez de contar sua parte na história, assim o cartão será uma verdadeira surpresa. Por haver duas figuras num mesmo cartão, poderão ser usadas as duas no momento em que o/a aluno/a estiver contando sua parte, ou seja, dois elementos estarão sendo incluídos cada vez que um/a aluno/a estiver falando. Outra forma de contar a história é que se use apenas um lado e depois do/a último/a aluno/a contar a sua parte, retorna novamente ao/a primeiro/a que deverá usar o outro lado do cartão.
Os cartões, como já dizemos, poderão ser confeccionados utilizando figuras recortadas de revistas ou folhetos de propagandas. Professor/a você também poderá confeccioná-los ou solicitar que os/as alunos/as os façam. Ainda poderá pedir a participação do/a professor/a de Artes, os/as alunos/as poderão fazer os cartões nestas aulas. Se os/as alunos/as tiverem aulas de línguas – Inglês e Espanhol-, também poderão escrever os nomes dos desenhos nestes idiomas.
Esta atividade também poderá ser realizada individualmente, cada aluno/a escolhe/sorteia cinco ou seis cartões, de acordo com o número disponível, e produz seu próprio texto. Poderá, ainda, utilizar os cartões para produção de frases, ou seja, cada aluno/a elabora uma única frase sobre o cartão escolhido/sorteado; poderão ser aproveitadas para incluir sinais de pontuação ao ser elaborado as frases.
Outra forma de realizar esta atividade é usar uma caixinha contendo vários objetos, por exemplo: borracha, lápis, grampeador, bala, calculadora, chiclete, disquete, chocolate, caneta, pedaço de papel, flor de plástico, maçã, pente, escova de dente, dentre outros. À medida que os participantes forem tirando o objeto de dentro da caixa deverá continuar a história incluindo o objeto retirado. É importante que tenha um ob jeto para cada participante.
Você poderá selecionar qualquer tipo de história: contos de fadas, aven turas, terror, dentre outros para contar aos/às seus/as alunos/as antes deles/as elaborarem suas histórias, este momento tem como foco rever sequência lógica dos fatos.

Importante

Professor/a observe a organização de ideias e a interpretação das imagens feitas pelas crianças. Aproveite para incluir imagens feitas por você, nas quais objetos são inseridos com o intuito de verificar aprendizagem, por exemplo, figuras que demonstrem uso de plural. Registre também este momento, reescreva os textos elaborados, questione o que foi escrito, analise os fatos apresentados, busque comparar o que foi falado e o que foi escrito.

Registrando a atividade

Faça o registro no caderno de Língua Portuguesa, escreva na lousa o nome da atividade e qual seu objetivo. Incentive os/as alunos/as a recontarem a história elaborada por sua equipe.
As histórias contadas poderão ser reescritas pelos/as alunos/as, individualmente ou em equipes. Uma outra forma é escolher junto aos/às alunos/as uma das histórias contadas e fazerem a escrita coletiva. Os/as alunos/as elaboram as frases e você ajuda estrutur á-las, escreva na lousa e eles/as a copiam. Ao finalizar o texto peça que registrem a opinião, individualmente, da atividade realizada e que também façam sua ilustração.

CONTANDOHISTORIA4

        FOTO 1                                           Foto 2

Foto 1 e 2- Atividade contando histórias. Realizado em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto
Fonte: Acervo da autora

Avaliação

Peça a opinião das crianças sobre o que acharam da atividade. Quando o/a aluno/a registra sua opinião sobre a atividade, ele/a apresenta subsídios para análise do/a professor/a frente ao que foi pensado por ele/a.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.