Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


RELATANDO O CAMINHO DE CASA À ESCOLA.

 

20/10/2009

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno aprenderá a relatar o caminho de casa à escola, estabelecendo pontos de referência, bem como a representar tais pontos através de objetos e a localizá-los no espaço de maneira correta.

Duração das atividades
Os momentos da aula devem durar entre vinte a trinta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção mais precisa de localização espacial e noção geral de referencialidade.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Relatar o caminho de casa à escola e estabelecer principais pontos de referência.

1º Momento

Depois de sistematizar nas duas aulas anteriores o espaço da sala de aula e da escola, o professor agora reunirá a turma para pedir que os alunos relatem o caminho que fazem diariamente de suas respectivas casas até a escola.

 -Qual o caminho que vocês fazem de casa pra escola?

 -Em que bairro moram?

 -Vem de carro ou de ônibus?

 -Passam por onde?

 A casa de vocês fica perto ou longe da escola?

2º Momento

Após o relato de todos, o professor fará uma lista juntamente com a turma dos pontos de referência mais citados nos relatos. O professor poderá instigar, por meio da comparação entre os pontos escolhidos, às crianças a refletirem sobre tamanho e localização.

 - Atividade 2 - Construção de representação dos pontos de referência e disposição dos mesmos num espaço limite.

1º Momento

O professor propõe a seguinte atividade para as crianças: a construção, através de blocos de madeira, dos pontos de referência listados no momento anterior. Para isso, traz para sala formas e  tamanhos que podem ser utilizadas como a representação dos pontos escolhidos.

 -Se o Supermercado é maior do que a farmácia as crianças devem escolher o bloco maior e estabelecer a relação do tamanho, para isso se faz questões que orientam as crianças como:

 -Se  o ponto de referência é azul, o professor pergunta: devemos escolher este bloco (vermelho) ou este (azul) para representá-lo?

 -Quem é mais largo: o supermercado ou a farmacia?

 -Então devemos representar o supermercado  com qual bloco: com este (mais estreito) ou com este (mais largo)?

2ºMomento

Agora, chegou o momento de organizar os blocos, ou melhor, pontos de referência no espaço. Para isso, o professor fará, com os alunos, a marcação através de fita adesiva, de uma determinado espaço limite no chão da sala de aula. Depois, coloca o bloco representante da escola primeiramente dentro do espaço limite. Daí pedirá que crianças voluntárias coloquem os demais blocos, sempre fazendo as crianças refletirem sobre a localização espacial.

Avaliação

Ao fim da aula, o professor avaliará se o auno foi capaz de:

  • Relatar o trajeto de sua casa até a escola de maneira inteligível;
  • Estabelecer pontos de referência de maneira coerente com o espaço real;
  • Representar pontos de referência através de objetos, refletindo sobre as semelhanças de forma, tamanho e cor.
  • Dispor de maneira aproximada do real os objetos representativos num espaço limite.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.