20/10/2009
Raimunda Porfírio
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Com esta aula o aluno aprenderá a relatar o caminho de casa à escola, estabelecendo pontos de referência, bem como a representar tais pontos através de objetos e a localizá-los no espaço de maneira correta.
Noção mais precisa de localização espacial e noção geral de referencialidade.
Atividade 1 - Relatar o caminho de casa à escola e estabelecer principais pontos de referência.
1º Momento
Depois de sistematizar nas duas aulas anteriores o espaço da sala de aula e da escola, o professor agora reunirá a turma para pedir que os alunos relatem o caminho que fazem diariamente de suas respectivas casas até a escola.
-Qual o caminho que vocês fazem de casa pra escola?
-Em que bairro moram?
-Vem de carro ou de ônibus?
-Passam por onde?
A casa de vocês fica perto ou longe da escola?
2º Momento
Após o relato de todos, o professor fará uma lista juntamente com a turma dos pontos de referência mais citados nos relatos. O professor poderá instigar, por meio da comparação entre os pontos escolhidos, às crianças a refletirem sobre tamanho e localização.
- Atividade 2 - Construção de representação dos pontos de referência e disposição dos mesmos num espaço limite.
1º Momento
O professor propõe a seguinte atividade para as crianças: a construção, através de blocos de madeira, dos pontos de referência listados no momento anterior. Para isso, traz para sala formas e tamanhos que podem ser utilizadas como a representação dos pontos escolhidos.
-Se o Supermercado é maior do que a farmácia as crianças devem escolher o bloco maior e estabelecer a relação do tamanho, para isso se faz questões que orientam as crianças como:
-Se o ponto de referência é azul, o professor pergunta: devemos escolher este bloco (vermelho) ou este (azul) para representá-lo?
-Quem é mais largo: o supermercado ou a farmacia?
-Então devemos representar o supermercado com qual bloco: com este (mais estreito) ou com este (mais largo)?
2ºMomento
Agora, chegou o momento de organizar os blocos, ou melhor, pontos de referência no espaço. Para isso, o professor fará, com os alunos, a marcação através de fita adesiva, de uma determinado espaço limite no chão da sala de aula. Depois, coloca o bloco representante da escola primeiramente dentro do espaço limite. Daí pedirá que crianças voluntárias coloquem os demais blocos, sempre fazendo as crianças refletirem sobre a localização espacial.
Ao fim da aula, o professor avaliará se o auno foi capaz de:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!