Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Diferentes tipos de ginástica: Aprendendo sobre a Ginástica Artística

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender os riscos e cuidados que se deve tomar ao praticar ginástica.

Construir referências sensoriais a partir dos movimentos da GA, buscando superar aquelas que podem se constituir como limitadores dos movimentos (medo, tensão...).

Identificar a GA como uma modalidade de ginástica esportivizada.

Identificar a diferenças dos objetivos da prática da GA para atletas de alto nível e para as crianças na escola. Apropriar-se dos rudimentos de algumas técnicas corporais da GA (rolamentos, equilíbrio, estrela e saltos)

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Estratégias: Imagens de atletas e pessoas comuns praticando GA. (solo, trave, salto sobre a mesa, barras assimétricas ...), imagens dos aparelhos e imagnes das técnicas de GA (rolamento para frente, estrela, saltos grupado, carpado, extendido e afastado, vela e avião).

Imagens:

http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-313335.jpg

Trave

http://www.julilith.blogger.com.br/comanecci.jpg

Barras assimétricas

http://vir -glo-ny.cache.agefotosto ck.com/fotos/rf/thum4/572627/JUI-19100.jpg

Barras paralelas

http://www.gimmestock.com/images/search/64/gstock_search_64713.jpg

Cavalo com alça

http://images.imagestate.com/Thumb/911-178-57.jpg

Argola

http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2551/MAR-W418652.jpg

Solo

http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-324014.jpg

Salto sobre a mesa

http://vir-glo-n y.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-306370.jpg

Barra


Atividade 1: Visualizando a GA

Iniciar a aula dizendo às crianças que estudaremos hoje um novo tipo de ginástica: a ARTÍSTICA  e para isso vamos assistir um pequeno vídeo desta modalidade.

http://www.youtube.com/watch?v=J656wFameTI

Equipe feminina brasileira

http://www.youtube.com/watch?v=2WNJ4H7PYx8

Apresentação masculina

http://www.youtube.com/watch?v=eMZjQoMPots&feature=related

Diego Hipolito

http://www.youtube.com/watch?v=HcFh29pO08U&feature=related

Jade Barbosa

http://www.youtube.com/watch?v=Ub6rsqtZ-2Y&feature=related

Apresentação em vários aparelhos


Atividade 2: Organizando as idéias

Neste momento o (a) professor (a) questionará à turma: Que tipos de movimentos as pessoas do vídeo fizeram? (a idéia aqui é que as crianças possam identificar, no vídeo e em cada aparelho, os movimentos fundamentais da ginástica – saltar, girar, rolar, equilibrar trepar e balançar).

Em seguida o (a) professor (a) destacará que assim com a Ginástica Rítmica, a Ginástica Artística também é uma forma de ginástica que utiliza vários aparelhos (dizer os nomes de alguns e mostrar a imagem do aparelho), tem campeonatos nacionais e internacionais, possui regras fixas para sua execução nas competições e que demanda muito treinamento para aqueles que dese jam ser atleta profissionais de GA. Mas que no nosso caso, ou seja, na aula de Educação Física o objetivo é aprender sobre GA e aprender fazer alguns movimentos desse tipo de ginástica.


Atividade 3: Aprendendo técnicas de GA

Nessa atividade a pr oposta é criar um ambiente (com colchões, bancos, se for possível mini-trampolim) que possibilite a vivências de técnicas de GA. É importante aqui destacar para as crianças os cuidados que devemos ter durante a execução de movimentos de Ginástica para não correr o risco de se machucar

ROLAMENTO PARA FRENTE:

Partindo da posição de pé com as pernas unidas, flexioná-las, apoiar as mãos no solo e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar sobre as costas. É preciso especial cuidado com a coluna cervical (uma estratégia pode ser encostar o queixo no peito segurando uma folha de papel)

Arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação - UFJF

EQUILÍBRIO:

Utilizar banco sueco, corda estendida no chão ou linha desenhada. Propor as crianças que caminhem sobre o banco em diferentes posições, se equilibrem em um só pé sobre o banco etc. Apresentar o movimento do avião.


ESTRELA:

Partindo da posição de pé, dar um passo à frente, flexionando a perna de impulsão, apoiar as mãos no solo na mesma direç ão do pé que esta na frente. Ao apoiar as mãos no solo, a criança deverá impulsionar a perna. O professor deverá preocupar-se em apoiar as mãos no quadril do aluno, para dar segurança.


SALTOS:

Apresentar através de demonstração diferentes saltos: Estendido, afastado, grupado e carpado e propor a experimentação de cada um deles identificando os mais fáceis e mais difíceis e por que. (se a escola possuir mini-trampolim uma próxima etapa seria realizar estes saltos com ajuda do aparelho).

Atividade 4:Avaliando as experiências

Reunir a turma em grupo para uma conversa gerada a partir das seguintes questões: Quais foram os movimentos mais difíceis? Por que?

O que era preciso para realizá-lo? Vocês s entiram medo de fazer algum movimento? Mas mesmo assim conseguiram, ou não?

Os movimentos ficaram mais fáceis de realiz ar com a ajuda? Existem outras possibilidades de realizar estes movimentos?

Recursos Complementares

Avaliação

Faça um desenho sobre os movimentos de GA que você aprendeu hoje e coloque o nome de cada um eles.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • mauricio renan, E.E. José Chagas , Minas Gerais - dijo:
    mau_renan@yahoo.com.br

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa aula para que se tenha uma melhor aproximação dos alunos com a ginastica de uma forma bastante lúdica.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.