23/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Entender os riscos e cuidados que se deve tomar ao praticar ginástica.
Construir referências sensoriais a partir dos movimentos da GA, buscando superar aquelas que podem se constituir como limitadores dos movimentos (medo, tensão...).
Identificar a GA como uma modalidade de ginástica esportivizada.
Identificar a diferenças dos objetivos da prática da GA para atletas de alto nível e para as crianças na escola. Apropriar-se dos rudimentos de algumas técnicas corporais da GA (rolamentos, equilíbrio, estrela e saltos)
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Estratégias: Imagens de atletas e pessoas comuns praticando GA. (solo, trave, salto sobre a mesa, barras assimétricas ...), imagens dos aparelhos e imagnes das técnicas de GA (rolamento para frente, estrela, saltos grupado, carpado, extendido e afastado, vela e avião).
Imagens:
http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-313335.jpg
Trave
http://www.julilith.blogger.com.br/comanecci.jpg
Barras assimétricas
http://vir -glo-ny.cache.agefotosto ck.com/fotos/rf/thum4/572627/JUI-19100.jpg
Barras paralelas
http://www.gimmestock.com/images/search/64/gstock_search_64713.jpg
Cavalo com alça
http://images.imagestate.com/Thumb/911-178-57.jpg
Argola
http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2551/MAR-W418652.jpg
Solo
http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-324014.jpg
Salto sobre a mesa
http://vir-glo-n y.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-306370.jpg
Barra
Iniciar a aula dizendo às crianças que estudaremos hoje um novo tipo de ginástica: a ARTÍSTICA e para isso vamos assistir um pequeno vídeo desta modalidade.
http://www.youtube.com/watch?v=J656wFameTI
Equipe feminina brasileira
http://www.youtube.com/watch?v=2WNJ4H7PYx8
Apresentação masculina
http://www.youtube.com/watch?v=eMZjQoMPots&feature=related
Diego Hipolito
http://www.youtube.com/watch?v=HcFh29pO08U&feature=related
Jade Barbosa
http://www.youtube.com/watch?v=Ub6rsqtZ-2Y&feature=related
Apresentação em vários aparelhos
Neste momento o (a) professor (a) questionará à turma: Que tipos de movimentos as pessoas do vídeo fizeram? (a idéia aqui é que as crianças possam identificar, no vídeo e em cada aparelho, os movimentos fundamentais da ginástica – saltar, girar, rolar, equilibrar trepar e balançar).
Em seguida o (a) professor (a) destacará que assim com a Ginástica Rítmica, a Ginástica Artística também é uma forma de ginástica que utiliza vários aparelhos (dizer os nomes de alguns e mostrar a imagem do aparelho), tem campeonatos nacionais e internacionais, possui regras fixas para sua execução nas competições e que demanda muito treinamento para aqueles que dese jam ser atleta profissionais de GA. Mas que no nosso caso, ou seja, na aula de Educação Física o objetivo é aprender sobre GA e aprender fazer alguns movimentos desse tipo de ginástica.
Nessa atividade a pr oposta é criar um ambiente (com colchões, bancos, se for possível mini-trampolim) que possibilite a vivências de técnicas de GA. É importante aqui destacar para as crianças os cuidados que devemos ter durante a execução de movimentos de Ginástica para não correr o risco de se machucar
Partindo da posição de pé com as pernas unidas, flexioná-las, apoiar as mãos no solo e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar sobre as costas. É preciso especial cuidado com a coluna cervical (uma estratégia pode ser encostar o queixo no peito segurando uma folha de papel)
Arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação - UFJF
Utilizar banco sueco, corda estendida no chão ou linha desenhada. Propor as crianças que caminhem sobre o banco em diferentes posições, se equilibrem em um só pé sobre o banco etc. Apresentar o movimento do avião.
Partindo da posição de pé, dar um passo à frente, flexionando a perna de impulsão, apoiar as mãos no solo na mesma direç ão do pé que esta na frente. Ao apoiar as mãos no solo, a criança deverá impulsionar a perna. O professor deverá preocupar-se em apoiar as mãos no quadril do aluno, para dar segurança.
Apresentar através de demonstração diferentes saltos: Estendido, afastado, grupado e carpado e propor a experimentação de cada um deles identificando os mais fáceis e mais difíceis e por que. (se a escola possuir mini-trampolim uma próxima etapa seria realizar estes saltos com ajuda do aparelho).
Reunir a turma em grupo para uma conversa gerada a partir das seguintes questões: Quais foram os movimentos mais difíceis? Por que?
O que era preciso para realizá-lo? Vocês s entiram medo de fazer algum movimento? Mas mesmo assim conseguiram, ou não?
Os movimentos ficaram mais fáceis de realiz ar com a ajuda? Existem outras possibilidades de realizar estes movimentos?
Faça um desenho sobre os movimentos de GA que você aprendeu hoje e coloque o nome de cada um eles.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/09/2011
Cinco estrelasMuito boa aula para que se tenha uma melhor aproximação dos alunos com a ginastica de uma forma bastante lúdica.