Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O girassol Solitário

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender a importância do girassol;
• Conhecer os diferentes tipos de girassóis;
• Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio;
• Compreender noções de medidas e grandezas;
• Ampliar a linguagem oral e escrita;
• Desenvolver valores humanos de amizade e cuidado.

Duração das atividades
6 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios pra esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

O/a professor/a leva para a sala de aula a história infantil “ O Girassol Solitário” de Sandra Diniz Costa, que pode ser encontrado no http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/09/historia-infantil-o-girassol-solitario.html. Nessa história Giraflor que é um girassol, está sozinho e triste e reclama com o sol. O sol lhe explica que é preciso conquistar amigos para não ficar sozinho mas Giraflor não sabe direito como é que se conquista amigos. Quando chegam amiguinhos perto dele não compreende que pode ajudá-los, por isso continua sozinho. Só depois de um diálogo com o sol é que Giraflor compreende o significado da amizade e passa então a compartilhar o que tem.
Depois de contar a história para as crianças, o/a professor/a conversa com elas sobre os valores trazidos pela história fazendo questionamentos do tipo. “Vocês têm amigos?” como é ter amigos? O que é importante fazer com os amigos para deixá-los felizes? O que deixam seus amigos tristes?” Dessa forma o professor vai problematizando com as crianças questões relacionadas ao convívio em sala de aula e levando-as a perceber o quanto é importante ter amigos.

 

Segundo Momento:O/a professor/a convida as crianças a fazerem uma homenagem a seus amigos, plantando sementes de girassol em um canteiro da escola. Cada criança escolhe o amigo que vai homenagear. Escreve o nome e desenha esse amigo.

Terceiro Momento: Com o auxílio do/a professor/a as crianças fazem uma pesquisa na biblioteca da escola sobre como preparar o solo para o plantio. Depois fazem uma entrevista com uma pessoa da área de ciências que vai explicar como deve ser esse processo. As questões da entrevista são previamente elaboradas pela turma e escritas em fichas de forma livre. No momento dessa escrita o/a professor/a vai passando de carteira em carteira e fazendo a reescrita com as crianças. Um trabalho interdisciplinar.

Quarto Momento:


Finalmente chega o dia do plantio, a terra é preparada por pequenos grupos que se intercalam com a ajuda do/a professor/a. Depois do plantio, as crianças visitam diariamente o canteiro para observar como está o crescimento dos girassóis. O/a professor prepara fichas de registro colocando a data do plantio e a data da observação feita pela criança, assim é possível construir uma linha do tempo. As crianças podem utilizar pranchetas como suporte todas as vezes que forem fazer o registro para possibilitar tal atividade perto do canteiro.

Quinto Momento: Os pés de girassóis crescem bastante ultrapassando o tamanho das crianças. Assim é importante medi-los e compará-los com o tamanho das crianças trabalhando dessa forma grandezas e medidas.

Sexto Momento:Depois que os girassóis secarem surgirá o questionamento por parte das crianças sobre a morte dos girassóis uma vez que o tempo de vida deles é curto (em torno de 45 a 60 dias). Assim é possível abordar com a turma o ciclo da vida das plantas e animais. Para encerrar o projeto, divida com as crianças as sementes produzidas pelos girassóis que elas plantaram para que levem para casa.

Recursos Complementares

Livros, CDs, Dvds, livros de história, revistas com informações científicas sobre a vida dos girassóis.

Avaliação

O professor deve observar o conhecimento trazido pelas crianças, a criatividade no decorrer do trabalho. Como as crianças participaram do projeto. As crianças construíram noções de preservação do ambiente a sua volta? Cuidaram desse ambiente? Aproveitaram as atividades de registro? Evoluíram no desenho e na escrita? Cultivaram valores de amizade, respeito e cuidado com os colegas?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • cristiane, faculdade metropolitana , Pernambuco - dijo:
    cristianeglp82@gmail.com

    16/10/2013

    Quatro estrelas

    gostei muito


  • Lindsai Santos Amaral Batista, Secretaria Municipal de Educação de JUAZEIRO , Bahia - dijo:
    amaral.lindsai@gmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    Sequência fantástica! A literatura é sempre um bom ponto de partida para a realização de um pesquisa! Parabéns!


  • POLYANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA , Minas Gerais - dijo:
    polyanarobertas@gmail.com

    12/04/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão. Realmente a contação de história tem tudo a ver com a construção da leitura e da escrita. Esssa atividade possibilita de uma maneira ludica momentos de muito aprendizado. parabéns


  • Irinéia Meira da Silva Oliveira, Instituto Teresa Valsé , Minas Gerais - dijo:
    professorairineia@hotmail.com

    10/06/2010

    Cinco estrelas

    Este projeto me encantou, trabalhar a partir de histórias é sempre uma delícia, as crianças se encantam e o trabalho fica prazeiroso.


  • Lúcia Lamonier da Silva, Escola Estadual de Ensino Especial , Goiás - dijo:
    lucialamonier@gmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Com certeza essa aula foi excelente, e os alunos devem ter gostado muito, pois a mesma foi bem elaborada, planejada e atrativa para os educandos!! Parabéns para a Professora!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.