Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS

 

06/11/2009

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Compreendam as funções sociais do texto informativo.

·         Construam estratégias de leitura e compreensão de textos.

Duração das atividades
2 ou 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É necessário que o aluno reconheça a direção utilizada na escrita (da esquerda para direita e de cima para baixo).
Estratégias e recursos da aula

Diferentemente do texto literário, que tem como principal função a fruição e o prazer, os textos informativos são lidos quando desejamos buscar alguma informação. As atividades a seguir objetivam possibilitar aos alunos compreenderem as funções dos textos informativos, bem como aprenderem a ler esse texto.

            Ressaltamos que as atividades sugeridas podem ser realizadas com qualquer texto informativo que você deseje trabalhar com as crianças. Enfocaremos aqui textos relacionados ao tema: “Animais”.

Atividade 1:

Nossa proposta é que você desenvolva essas atividades focalizando os animais sugeridos pelas crianças. Reúna com seus alunos e lhes pergunte quais animais gostariam de conhecer melhor. Peça que elejam três animais e listem no quadro as informações que as crianças desejam saber sobre eles. Explique que na próxima aula, você trará alguns textos informativos sobre a vida desses animais.

            Trazemos aqui textos sobre alguns animais que também poderão ser utilizados nesse trabalho.

  • Distribua para as crianças uma folha com os dois textos informativos abaixo.
  • Leia para os alunos as informações sobre cada animal, peça para que o identifiquem e justifiquem com informações do texto a resposta dada. Proponha, então, que criem um título para cada texto.
  • Converse também com os alunos sobre a função dos textos informativos. Você pode iniciar a discussão perguntando: “Para que serviu esse texto que acabamos de ler?”. “Nós aprendemos algo com ele?”

            TEXTO 1:

(Título) _______________________________

Considerado o rei dos animais, pesa de 150 a 200 kg. É facilmente reconhecido pela juba que começa a crescer aos dois anos. O macho protege seu território enquanto a fêmea se desdobra para cuidar de seus filhotes e caçar. Alimenta-se de zebras, veados, girafas e cervos. Seu rugido pode ser ouvido num raio de 8 a 9 km de distância e é considerado o mais pavoroso e grandioso som dos animais. Pode medir cerca de 1,90m.

Texto adaptado: http://www.brasilescola.com/animais/leao.htm

 
(Título) _____________________________________

Pesa por volta de 500 Kg e pode alcançar 5,3 metros de altura. Apesar do seu longo pescoço, possui o mesmo número de vértebras que o camundongo ou o homem. É assim tão alta por causa do alongamento de cada um dos ossos do pescoço e das pernas. Essa grande altura permite-lhe alimentar-se das folhas mais altas das árvores, especialmente da acácia. O animal pode também vigiar com facilidade os arredores, o que é uma vantagem para prevenir-se contra os perigos. Há, porém, algumas desvantagens de ser alta demais. Para beber, a girafa deve abrir bastante as pernas e penosamente abaixar o pescoço de forma que sua boca possa alcançar a água. Essa é uma posição incômoda que deixa a girafa indefesa contra o leão. Para se protegerem, enquanto algumas bebem água, as outras ficam de guarda.

Texto adaptado: http://www.saudeanimal.com.br/girafa.htm

Atividade 2:

Depois de conversar sobre o texto com os alunos, pergunte que informações novas aprenderam sobre o leão e a girafa. Se as crianças já tiverem se apropriado da base alfabética do sistema de escrita, peça, então, que grifem no texto a informação que consideram mais importante sobre cada animal.

Se os alunos ainda estiverem vivenciando o processo de apropriação do sistema de escrita é possível fazer a atividade de forma coletiva. Peça à turma que eleja uma informação importante de cada texto e dê dicas pa ra que as localize.

Atividade 3:

Propomos que você leia novamente os textos anteriores com a turma e peça para que enumerem, oralmente, as informações que trazem. Após a discussão, as crianças deverão localizar as informações do texto para preencher o quadro abaixo:

ANIMAL

PESO

ALTURA

ALIMENTAÇÃO

LEÃO

GIRAFA

Como nessa atividade os alunos precisarão localizar informações numéricas para preencher o quadro, é importante que eles entendam o significado de cada uma.  Para isso, sugerimos que algumas intervenções sejam feitas. Discuta com os alunos o que é possível medir com o metro e com o quilograma. Você também poderá usar uma balança e uma fita métrica e pedir às crianças que comparem seu peso e sua altura com a dos animais. Outra possibilidade é pedir para que pensem em coisas que devem aproximar-se da medida e da altura da girafa e do leão.

Obs: Se as crianças ainda não dominarem a base alfabética, sugerimos que a atividade seja feita de forma coletiva.

Atividade 4:

Nas atividades anteriores, os alunos tiveram um primeiro contato com o texto. Nesse momento, propomos que construam estratégias para lerem o texto se detendo ao seu significado. As lacunas no interior do texto só poderão ser preenchidas se as crianças estiverem compreendendo o que leem. Com essa atividade, os alunos estarão construindo uma habilidade que nós, leitores adultos, realizamos automaticamente: previsão do conteúdo do texto, tendo como base as informações já lidas.

Dessa forma, o objetivo principal não é trabalhar a grafia correta das palavras (o que não impede que esse aspecto seja também enfocado). Além disso, as palavras sugeridas pelas crianças não precisam ser idênticas às do texto original, desde que façam sentido no texto.

Leão

Considerado o rei dos _____________, pesa de 150 a 200 kg. É facilmente reconhecido pela ___________ que começa a crescer aos dois anos. O macho protege seu território enquanto a ______________ se desdobra para cuidar de seus ____________ e caçar. Alimenta-se de zebras, veados, girafas e cervos. Seu ______________ pode ser ouvido num raio de 8 a 9 km de distância e é considerado o mais pavoroso e grandioso som dos animais. Pode ____________ cerca de 1,90m.

Texto adaptado: http://www.brasilescola.com/animais/leao.htm

Girafa:

Pesa por volta de 500 Kg e pode alcançar 5,3 metros de ____________. Apesar do seu longo _________________, possui o mesmo número de vértebras que o camundongo ou o homem. É assim tão _____________ por causa do alongamento de cada um dos ossos do pescoço e das pernas. Essa grande altura permite-lhe alimentar-se das folhas mais altas das ______________, especialmente da acácia. O animal pode também vigiar com facilidade os arredores, o que é uma vantagem para prevenir-se contra os perigos. Há,  porém, algumas _______________________ de ser alta demais. Para beber, a girafa deve abrir bastante as pernas e penosamente ______________ o pescoço de forma que sua boca possa alcançar a _______________. Essa é uma posição incômoda que deixa a girafa ______________ contra o leão. Para se protegerem, enquanto algumas bebem água, as outras ficam de guarda.

Texto adaptado: http://www.saudeanimal.com.br/girafa.htm

Obs: Se for a primeira vez que os alunos estiverem fazendo esse tipo de atividade, sugerimos que seja realizada de forma coletiva. Dessa forma, você poderá refletir com eles o porquê de preencher com um termo e não com outro a lacuna, tendo em vista a construção de um texto com sentido.

Atividade 5:

            Como sabemos, lemos um texto informativo com o objetivo de buscar respostas para algumas perguntas. Tão importante quanto saber localizar a resposta de uma pergunta é aprender a elaborar questões sobre algum assunto.

Proponha aos alunos o desafio de elaborarem perguntas sobre cada texto trabalhado. Você pode combinar com a professora da outra turma que os textos com as perguntas feitas pelas crianças serão enviados para os alunos da turma responderem as questões.

Se for a primeira vez que os alunos estiverem elaborando perguntas sobre um texto, sugerimos que a atividade seja feita de forma coletiva. Dessa forma, você poderá discutir com a turma sobre as diversas sugestões de perguntas e a redação adequada de cada uma.

Se a turma já tiver certa autonomia para leitura e compreensão de textos, sugerimos que cada aluno corrija a questão respondida pelo aluno da outra turma e depois as respostas sejam discutidas coletivamente. Outra possibilidade é fazer a correção coletiva de algumas questões.

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos deverão ter compreendido quais são as funções de um texto informativo e ter avançado no processo de construção de habilidades que lhes auxiliem a ler e a compreender esses textos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.