09/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:
· Aprendam as regras ortográficas envolvendo o uso da letra R.
· Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
Acreditamos que a ortografia deve ser trabalhada depois que os alunos já tiverem compreendido a base alfabética de nosso sistema de escrita. Também pensamos que é necessário desenvolver esse conteúdo de forma reflexiva, possibilitando às crianças perceberem os casos em que é necessário compreender as regras que regem a escrita de palavras e aqueles que são arbitrários e, portanto, a única alternativa é a consulta ao dicionário.
Nessa sequência de atividades, focalizamos o emprego da letra R nas palavras. Como o seu uso é regido por regras, as crianças deverão construí-las de forma compreensiva.
Atividade 1:
Peça às crianças que falem algumas palavras que são grafadas com a letra R. À medida que forem dizendo, escreva as palavras em uma tabela, de modo que em cada coluna seja registrado um caso de uso da letra R. Ex:
CARRO |
RATO |
PÊRA |
PORTA |
PRATO |
HONRA |
Divida a sala em duplas e distribua para cada uma delas revistas diversas. Peça para que as crianças recortem diversas palavras que empreguem a letra R e as encaixem nas colunas que acharem apropriadas (os alunos deverão observar as semelhanças em relação ao emprego do R entre a palavra achada e a palavra da tabela).
Nessa atividade, as crianças estarão realizando um exercício de classificação de palavras tendo como critério o uso da letra R.
Depois de finalizada a classificação, peça aos alunos que exponham as razões que os levaram a classificar as palavras da forma como fizeram. Peça também para que observem quais as semelhanças e as diferenças em relação ao emprego da letra R nas palavras. À medida que os alunos identificarem as regras que regulam o uso do R, elas devem ser registradas. Por exemplo, eles podem levantar a hipótese: “Nós observamos que só se usa RR no meio de vogais”. Então, essa é uma regra que deverá ser escrita em um papel craft, de modo que fique fixada na sala e sirva de consulta para a escrita de outras palavras.
Regras:
RR (R forte): Usamos RR no meio de duas vogais, quando o som é forte.
R (R brando): Usamos R no meio de duas vogais, quando o som é brando
Atividade 2:
Em outro dia, sugerimos que seja feito um ditado interativo com as crianças. Peça que duas delas se dirijam ao quadro e escrevam uma palavra que tenha R, ditada por você. Ao final da escrita, peça que elas justifiquem a forma como empregaram o R, tendo como referência as regras aprendidas. Por fim, pergunte ao restante da turma se estão de acordo com a escrita no quadro.
Atividade 3:
Proponha à turma a realização de um ditado de palavras que empreguem a letra R. Nossa sugestão é que cada aluno escreva as palavras em um papel e a correção seja feita por seu colega. Após cada aluno ter corrigido o ditado de seu companheiro, faça a correção coletiva do ditado e incentive as crianças a justificarem a forma como escreveram as palavras, tendo por base a regra aprendida.
Ao final das atividades, os alunos deverão ter se apropriado das regras que envolvem o emprego da letra R.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI A AULA. OBRIGADA!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei, me ajudou muito a explicar para a minha filha. Parabéns pela explicação e pela metodologia.