Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ORTOGRAFIA - O USO DA LETRA R

 

09/11/2009

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Aprendam as regras ortográficas envolvendo o uso da letra R.

·         Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

Duração das atividades
2 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno já deve ter se apropriado do sistema alfabético.
Estratégias e recursos da aula

Acreditamos que a ortografia deve ser trabalhada depois que os alunos já tiverem compreendido a base alfabética de nosso sistema de escrita. Também pensamos que é necessário desenvolver esse conteúdo de forma reflexiva, possibilitando às crianças perceberem os casos em que é necessário compreender as regras que regem a escrita de palavras e aqueles que são arbitrários e, portanto, a única alternativa é a consulta ao dicionário.

            Nessa sequência de atividades, focalizamos o emprego da letra R nas palavras. Como o seu uso é regido por regras, as crianças deverão construí-las de forma compreensiva.

Atividade 1:

            Peça às crianças que falem algumas palavras que são grafadas com a letra R. À medida que forem dizendo, escreva as palavras em uma tabela, de modo que em cada coluna seja registrado um caso de uso da letra R. Ex:

CARRO

RATO

PÊRA

PORTA

PRATO

HONRA

Divida a sala em duplas e distribua para cada uma delas revistas diversas. Peça para que as crianças recortem diversas palavras que empreguem a letra R e as encaixem nas colunas que acharem apropriadas (os alunos deverão observar as semelhanças em relação ao emprego do R entre a palavra achada e a palavra da tabela).

Nessa atividade, as crianças estarão realizando um exercício de classificação de palavras tendo como critério o uso da letra R.

Depois de finalizada a classificação, peça aos alunos que exponham as razões que os levaram a classificar as palavras da forma como fizeram. Peça também para que observem quais as semelhanças e as diferenças em relação ao emprego da letra R nas palavras. À medida que os alunos identificarem as regras que regulam o uso do R, elas devem ser registradas. Por exemplo, eles podem levantar a hipótese: “Nós observamos que só se usa RR no meio de vogais”. Então, essa é uma regra que deverá ser escrita em um papel craft, de modo que fique fixada na sala e sirva de consulta para a escrita de outras palavras.

Regras:

RR (R forte): Usamos RR no meio de duas vogais, quando o som é forte.

R (R brando): Usamos R no meio de duas vogais, quando o som é brando

Atividade 2:

            Em outro dia, sugerimos que seja feito um ditado interativo com as crianças. Peça que duas delas se dirijam ao quadro e escrevam uma palavra que tenha R, ditada por você. Ao final da escrita, peça que elas justifiquem a forma como empregaram o R, tendo como referência as regras aprendidas. Por fim, pergunte ao restante da turma se estão de acordo com a escrita no quadro.

Atividade 3:

            Proponha à turma a realização de um ditado de palavras que empreguem a letra R. Nossa sugestão é que cada aluno escreva as palavras em um papel e a correção seja feita por seu colega. Após cada aluno ter corrigido o ditado de seu companheiro, faça a correção coletiva do ditado e incentive as crianças a justificarem a forma como escreveram as palavras, tendo por base a regra aprendida.

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos deverão ter se apropriado das regras que envolvem o emprego da letra R.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.