Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Identificando e descobrindo formas espaciais presentes em produtos industrializados. (Parte 01)

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Representar  sólidos geométricos, identificando os nomes e características dos mesmos.

* Reconhecer sólidos identificando os diferentes espaços onde são encontrados, inclusive nos produtos industrializados.

* Explorar a navegação na Internet, usando uma WebQuest.
Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará  a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens espaciais tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar sólidos geométricos bem como suas características, após o diagnostico os alunos que apresentarem defasagem na aprendizagem desses assuntos deverão fazer um trabalho paralelo sob a orientação do professor para que possam recuperar o que não haviam compreendido do conteúdo.

Estratégias e recursos da aula
A proposta que os alunos irão desenvolver é sobre geometria espacial, a revisão deste conteúdo, destacando os pontos principais que norteiam a matéria, torna-se uma estratégia interessante, pois facilitará a compreensão da turma. A finalidade é que com base no conteúdo revisado e através da proposta a seguir os alunos façam uma relação entre o aprendido e o cotidiano por meio das embalagens dos produtos industrializados.

Nessa proposta de aula far-se-á uso de uma WeQuest elaborada por:

Fábio Costa Almeida - fmatcosta@yahoo.com.br
Maísa Gonçalves da Silva - maisa3matgs@yahoo.com.br

Durante o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. A mesma trabalha com Sólidos Geométricos, relacionados com o cotidiano, a inovações de embalagens e também com a criação de embalagens de produtos industrializados.


Nesta atividade o trabalho do professor começa bem antes, pois o mesmo deve verificar se os sites sugeridos pela WebQuest (quando a mesma foi criada) ainda estão disponíveis na rede, verificando se as atividades a serem propostas encaixam na proposta de aula a ser desenvolvida ou se necessitam de alguma modificação.

Outro fato relevante e a dificuldade na utilização de alguns recursos tecnológicos com isso, ao disponibilizarmos a estratégia de aula tentado sanar essas dificuldades a faremos também em forma de texto caso o professor prefira realizar a atividade assim, com seus alunos.

A Geometria no Ensino Médio, trata das formas planas e tridimensionais e suas representações em desenhos, planificações, modelos e objetos do mundo concreto. Para o desenvolvimento desse tema, são propostas quatro unidades temáticas: geometria plana, espacial, métrica e analítica. As propriedades de que a Geometria trata são de dois tipos: associadas à posição relativa das formas e associadas às medidas. A Geometria Espacial tem como foco quantificar comprimentos, áreas e volumes.

Para desenvolver esse raciocínio de forma mais completa, o ensino de Geometria no Ensino Médio deve contemplar também o estudo de propriedades de posições relativas de objetos geométricos; relações entre figuras espaciais e planas em sólidos geométricos; propriedades de congruência e semelhança de figuras planas e espaciais; análise de diferentes representações das figuras planas e espaciais, tais como desenho, planificações e construções com instrumentos.

Abordaremos os seguintes assuntos:

*    Sólidos redondos;

*    Usar formas geométricas espaciais para representar ou visualizar partes do mundo real, como peças mecânicas, embalagens e construções.

*    Interpretar e associar objetos sólidos a suas diferentes representações bidimensionais, como projeções, planificações, cortes e desenhos.

*    Utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade.


Nesta aula temos por objetivo diagnosticar através de uma WebQuest a real compreensão dos alunos das competências listadas acima. A proposta de atividade a ser desenvolvida pelos alunos requer que os mesmo montem grupos de cinco alunos, portanto neste primeiro momento os alunos se organizarão. A escolha dos grupos sendo organizada entre os próprios alunos, valoriza a iniciativa e evidencia os critérios de escolha dos mesmos. Formadas as equipes, o professor esclarece/orientando, ainda em sala, sobre as atividades e procedimentos a serem realizados ao chegarem ao Laboratório de Informática.

O professor terá autonomia de definir se a WebQuest estará ou não na página inicial do computador, tendo como base o grupo de alunos. Como o conteúdo por trás da WebQuest é g eometria espacial a fa ixa etária heterogenia a qual aborda esse conteúdo també m interferira nessa decisão do prof essor.
Os alunos devem entrar no laboratório e se organizarem segundo as duplas que já foram montada s. O site http://www.moodle.ufu.br/file.php/82/index.htm onde se encontra a WebQuest deve estar registrado no quadro, pois assim caso a navegação dependa dos alunos, os mesmo a devem fazer sem a necessidade da orientação do professor.

Nesta primeira aula de laboratório peça aos alunos que explorem a WebQuest, passando por todas as telas que a constituem, anotando as tarefas a serem feitas e começando a navegar pelos sites disponíveis na mesma.

Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todas as aulas que se segue a atividade, serão considerados como critérios de avaliação o envolvimento, respeito às opiniões dos colegas do grupo e realização das atividades. Nesta primeira parte da proposta de atividade também será observado pelo professor as estratégias utilizadas pelos alunos, o interesse pela tarefa a ser realizada, a postura dos mesmos perante uma atividade a ser desenvolvida em sua maioria no laboratório.

O desempenho final do aluno será obtido a partir das medias das duas avaliações, portanto será a media entre as avaliações da primeira e segunda parte da aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.