09/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
• Revisar os tempos verbais do Modo Indicativo: pretérito perfeito e pretérito imperfeito
Verbos no pretérito perfeito e pretérito imperfeito do Modo Indicativo
Distribuir para cada criança o texto de Rogério Andrade Barbosa
“Por que será que o morcego só voa de noite" já lido na aula "Projeto morcego – conto africano - produção de texto"
Há muito e muito tempo houve uma tremenda guerra entre as aves e o restante dos animais que povoa as florestas, savanas e montanhas africanas.
Naquela época, o morcego, esse estranho bicho, de corpo semelhante ao do rato, mas provido de poderosas asas, levava uma vida mansa voando de dia entre as enormes e frondosas árvores à cata de insetos e frutas.
Uma tarde, (...) foi despertado pelos trinados aflitos de um passarinho:
- Atenção, todas as aves! Foi declarada a guerra aos quadrúpedes . Todos que têm asas e sabem voar devem se unir na luta contra os bichos que andam no chão.
O morcego ainda estava se refazendo do susto, quando uma hiena passou correndo e uivando aos quatro ventos:
- E agora? – perguntou a si mesmo o aparvalhado morcego. – Eu não sou uma coisa nem outra.
Indeciso, não sabendo a quem apoiar, resolveu aguardar o resultado da luta:
- Eu é que não sou bobo. Vou me apresentar ao lado que estiver vencendo – decidiu.
Dias depois, escondido entre as folhagens, viu um bando de animais fugindo em carreira desabalada, perseguidos por uma multidão de aves que distribuíam bicadas a torto e a direito. Os donos de asas estavam vencendo a batalha e, por isso, ele voou para se juntar às tropas aladas.
Uma águia gigantesca, ao ver aquele rato com asas, perguntou:
- O que você está fazendo aqui?
- Não está vendo que sou um dos seus? Veja! – disse o morcego abrindo as asas. – Vim o mais rápido que pude para me alistar – mentiu.
- Oh queira me desculpar – falou a desconfiada águia. – Seja bem-vindo à nossa vitoriosa esquadrilha.
Na manhã seguinte, os animais terrestres, reforçados por uma manada de elefantes, reiniciaram a luta e derrotaram as aves, espalhando penas para tudo quanto era lado.
O morcego, na mesma hora, fechou as asas e foi correndo se unir ao exército vencedor.
- Quem é você? – rosnou um leão.
- Um bicho de quatro patas como Vossa Majestade – respondeu o farsante, exibindo os dentinhos afiados.
- E essas asas? – interrogou um dos elefantes. – Deve ser um espião. Fora daqui! – berrou o paquiderme erguendo a poderosa tromba num gesto ameaçador.
O morcego, rejeitado pelos dois lados, não teve outra solução passou a viver isolado de todo mundo, escondido durante o dia em cavernas e lugares escuros.
É por isso que até hoje ele só voa de noite.”
Pedir que cada grupo faça uma leitura conjunta, procure as palavras desconhecidas no dicionário e discuta sobre o texto lido.
Sublinhar no primeiro e no segundo parágrafos do texto os seguintes verbos:
“Há muito e muito tempo houve uma tremenda guerra entre as aves e o restante dos animais que povoa as florestas, savanas e montanhas africanas.
Naquela época, o morcego, esse estranho bicho, de corpo semelhante ao do rato, mas provido de poderosas asas, levava uma vida mansa voando de dia entre as enormes e frondosas árvores à cata de insetos e frutas.”
Rever com as crianças que tempos verbais são esses.
houve – verbo no pretérito perfeito do Modo Indicativo – fato passado completamente acabado em relação ao momento em que se fala.
levava – verbo no pretérito imperfeito do Modo Indicativo – traduz um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente concluído. Por isso, apresenta uma idéia de continuidade.
Pedir que façam outras frases usando estes mesmos verbos.
Mudar os te mpos verbais dos ver bos sublinhados. Por exemplo:
Pense numa frase onde o verbo levava apareça no pretérito imperfeito.
Brincar com as c rianças, relembrando estes tempos verbais do Modo Indicativo.
Em seguida, propor uma nova brincadeira:
"Gincana verbal dos morcegos – onde só não vale ficar de cabeça para baixo!!!"
Dar, para cada grupo, uma cartela contendo nove verbos retirados do texto e nove morcegos que serão colados às cartelas no decorrer da brincadeira.
Todos os grupos receberão a mesma cartela.
A brincadeira é a seguinte:
A professora “cantará” o pedido a ser feito “ Pegue o verbo haver que está no pretérito perfeito e escreva com ele uma frase onde ele apareça no pretérito imperfeito”
A cada tarefa concluída, o grupo colocará um morcego colado em sua cartela.
A brincadeira só acaba quando todos os grupos conseguirem preencher inteiramente a cartela com os seus morcegos.
Caso algum grupo apresente maior dificuldade, os outros grupos deverão ajudá-lo.
Professor, este tipo de brincadeira não deve servir como disputa entre grupos e sim como trabalho coletivo, onde todos cooperam para que todos possam concluir as tarefas.
.Registro coletivo no caderno relatando a atividade.
Por último, fazer um exercício individual no próprio caderno.
Sugestões:
Pedir que escrevam frases utilizando os verbos da gincana e coloquem ao lado de cada frase a que tempo verbal pertencem, podendo pedir que os tempos sejam modificados.
Dar novas frases que estejam de acordo com o texto lido e pedir que completem com o verbo pedido - Exemplo: Os morcegos ___________ (verbo voar no pretérito perfeito) juntos.
Esta aula faz parte de um projeto chamado “Projeto morcego” que é composto das seguintes aulas:
Projeto morcego – conto africano - produção de texto
Projeto morcego – conto africano - escrita de autobiografia
Projeto morcego - Por que os morcegos ficam pendurados de cabeça para baixo?
Projeto morcego – contos africanos – a “descoberta” de um continente
Projeto morcego - o texto literário e o texto informativo
Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos
A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades em grupo e, por meio do exercício individual feito no caderno.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/02/2013
Quatro estrelasGostei muito dessa atividade. Levarei como sugestao para trabalhar com meus alunos.
11/07/2012
Cinco estrelasAdorei a atividade e gostaria de obter mais informações sobre o projeto com mais detalhes. Obrigada!
25/08/2011
Cinco estrelasAdorei seu trabalho, gostaria de usá-lo no meu estágio, será que vc poderia mandar o projeto com mais detalhes, eu te agraceria. Marina
14/09/2010
Cinco estrelasEsta aula é EXCELENTE.Os alunos irão gostar muito dessa forma de trabalhar o verbo.
15/06/2010
Cinco estrelasGostei muito !!!