Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A música e a Matemática

 

04/12/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Introdução à estatística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Criar letras de músicas utilizando os conhecimentos matemáticos.

- Analisar e discutir os diversos temas propostos nas músicas.

- Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal.

- Ampliar a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música.

- Criar um espaço informal que propicie o enriquecimento dos conteúdos matemáticos. 

Duração das atividades
Dependerá do cronograma estabelecido pelo/a professor/a.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a aplicação da atividade o professor poderá verificar os conhecimentos matemáticos a serem utilizados pelos alunos ao comporemas músicas. Este trabalho terá de ser feito com cada gupo, pois podem estar trabalhando assuntos diferentes.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta tem como objetivo mostrar a Matemática sob outro ângulo. Propondo aos/as alunos/as comporem e apresentarem músicas contendo conteúdos matemáticos.

Que tal unirmos a “alegria”, com aprendizagem lúdica e de forma significativa?

                                    Isto é possível!


Para iniciar esta aula, leve os alunos ao Laboratório de Informática para escutar uma música onde a letra fala de assuntos trabalhados nas aulas de Matemática.

Música: Matemática

Banda: D'Corpo Inteiro

Endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=Bo29Ocngm5A&NR=1


Para instigar os alunos a compor músicas, proponha um Festival de Músicas com letras originais como tema os assuntos estudados nas aulas de Matemática.

Monte um cronograma do evento contendo  os itens:

  1. tempo para cmposição das músicas;
  2. apresentação das letras ao professor para correção relacionados aos conteúdos de Matemática abordados nas mesmas (se houver necessidade);
  3. tempo para ensaios;
  4. apresentação, avaliação e escolha da melhor música de cada turma;
  5. apresentação e escolha (por avaliação pontual) da melhor música da Escola no Festival de Músicas.

Os/as alunos/as, seguindo o cronograma, deverão inicialmente:

  •  optar por um trabalho em grupo ou uma apresentação individual;
  • escolher uma música para servir de melodia para a letra composta pelo grupo de alunos e/ou aluno.

Peça o envolvimento dos professores de Língua Portuguesa e de outras áreas de conhecimentos para auxiliar no trabalho da comissão julgadora, selecionando a/s melhor/es música/s apresentadas pelos alunos/as.

Caso seja necessário trabalhe com a letra de uma música apresentada em um dos festivais realizados na ESEBA-UFU - Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

NOTE OS NOTÁVEIS

Tem uma regra matemática

Que vcê pode conhecer:

Uns tais de Produtos Notáveis

Agora você vai ver.

Tem três delas principais

Que nós vamos te mostrar,

É só prestar atenção

Que é fácil de decorar.

No produto da soma pela diferença

Você pega o primeiro termo

E eleva ao quadrado,

Menos o quadrado do segundo termo.

O quadrado da soma de dois termos

Você vai querer saber:

a+ 2ba

Mais o quadrado de b.

No quadrado da diferença

De dois termo, vou falar:

Quase igual ao quadrado da soma,

Mas ao invés de adicionar

2ba à sua conta, você subtrairá.

Autores: Bruno, Ivan ,Rafael ,Adelino , Vítor, Patrícia, Camila, Carine, Rafaela, Lórie, Rejane, Rúbia, Tatiana, Hellen.   Alunos do 8º ano (7ª série)da ESEBA-UFU.

                                                  PARÓDIAS

Outra opção de se fazer este trabalho é a que você poderá utilizar os softwares Paródias e Cante!

Entre no site indicado abaixo para conhecer o programa Paródias. É grátis, é fácil e é rapidinho!

http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm

Leve seus alunos ao Laboratório de Infrmática para visitar o site e conhecer o programa que eles poderão utilizar durante a criação de suas paródias.

Assim que cada grupo visitar o site e fizer o download do programa,  deverá escolher uma canção que norteará o seu trabalho!

Clicando no Menu: Músicas cada grupo poderá escolher entre: as 10 músicas mais pedidas, as nacionais e as internacionais! 

Cada grupo scolherá e salvará em seus computadores.

Assim que eles fizerem o download do software Paródias e da música desejada, eles deverão fazer download do programa CANTE. Veja são 3 downloads! O programa CANTE é o responsável pela visualização da paródia depois de pronta! Ela se encontra no menu, em cima do CANTE: paródias! 


Em seguida, abra o paródias e a música escolhida! Os alunos deverão seguir as DICAS de uso do programa PARÓDIAS.

Após terminar e salvar a “produção”de cada grupo, os alunos deverão abrir o software CANTE, selecione a música composta e cantar.

Seguindo os passos propostos o trabalho proposto estará pronto!

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta proposta será qualitativa.

Uma estratégia interessante para avaliar esta atividade seria propor aos alunos, que ao final do Festival de Música, escrevam em um mural sua opinião sobre a atividade.

Outra estratégia para avaliar esta atividade seria montar um portfólio.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Caroline, C.E Drº Feliciano Sodré , Rio de Janeiro - dijo:
    carolinefidelis2@gmail.com

    04/07/2012

    Cinco estrelas

    Gostei bastante de sua aula , pois ajuda a fixar a matéria de uma forma diferente, mais prazerosa para os alunos. Crianço um ambiente criativo e divertido.


  • catia cilene, escola rosilda , Paraná - dijo:
    cat.mat@pop.com.br

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    achei ótimo esse tipo de aula é diferente e lúdico. desta forma conseguiremos desmistificar que a matemática é impossível para alguns e que ela esta ao alcance de todos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.