09/11/2009
Raimunda Porfírio
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Atividade - Construção de uma maquete
1º Momento - O professor combina com as crianças para fazer uma maquete vinculada ao tema de pesquisa, festa junina. Em seguida planeja com as crianças o que devem fazer para representar uma situação de festa junina, divide a turma em equipes e ensina como trabalhar de forma colaborativa. Nesse momento, faz a orientação de cada equipe.
Equipe da pintura
O professsor ensina as crianças a escolher a tinta e como pintar. As ciranças se organizam em duplas; uma dupla fica de frente para outra e cada uma pinta metade da placa, com o movimento do pincel para frente e pra trás; elas passam duas mãos de tinta na placa. Observem as fotos da figura 1.
Equipe da construção das mesas das barracas.
O professor discute com as crianças como construir as mesas das barracas, neste momento, pode trazer vários materiais, como caixas diversificadas e dentre elas, as caixas de fósforos. Com caixas de fósforos, deve ensinar as crianças a fazer estimativa. Antecipadamente, elas devem supor quantas mesas são necessárias para dispor no espaço da placa de isopor e quantas caixas de fósforos precisarão para construir cada mesa. A partir dessa discussão, o professor resolve com as duplas a quantidade de mesas e a quantidade de caixas, assim, divide a quantidade que deve ser construída por cada dupla, ou seja, quantas mesas cada dupla deve construir? resolvida essa primeira situação, as crianças fazem o encaixe das caixas e vão colando, até formar todas as mesas.
Cobrir as mesas com papel é outro desafio. O professor deve ter paciência e ensinar as crianças a medir o papel necessário a cobertura de cada mesa; depois as crianças em duplas fazem o acabamento.
FIGURA 1 - Equipes de trabalho -pintura e construção das mesas.
Equipe da construção das bandeirinhas
O professor pode pegar pequenos pedaços de papéis e ensina as crianças a construir bandeirinhas pequenas, com a proporcionalidade vinculada ao espaço da placa de isopor. Nesse sentido, solicita que as crianças observem o tamanho da placa e depois cada uma recorta uma bandeirinha e mostra para os colegas. A seguir elas tomam uma decisão: qual a bandeira que deve servir de modelo, levando em consideração o tamanho e a forma. A partir do modelo elas começam a produção.
FIGURA 2 - Fotos de crianças trabalha ndo recortando as bandeirinhas.
2º Momento
O professor retoma a atividade de construção e planeja com as crianças como montar a maquete e ensina a fazer um trabalho cooperativo. Como consta nos exemplos das fotos abaixo.
FOTO 3 - As crianças montando a maquete.
Nesse momento, cada criança faz um ensaio de arranjo e explica para as outras, tentando convecê-las de que a sua organização é adequada para a construção da maquete de uma festa junina. No final, as crianças fazem opção pela organização que na concepção delas apresentou estética e aproveitou todo espaço da área da maquete. Assim, as crianças ajudam a colocar as coberturas das barracas e a colocar os alimentos da festa junina produzidos com massinha.
3 momento - No final, as crianças escolhem um lugar para expor sua maquete e convida as outras turmas para fazer uma visitação e ficam ao lado explicando o que significa aquela maquete.
Avaliar se as crianças conseguiram
a) trabalhar dividindo as tarefas;
b) fazer estimativas;
c) organizar objetos no espaço limitado de organização do espaço;
d) fazer a atividade com envolvimento e interesse;
e) argumentar e convencer os colegas do arranjo espacial proposto.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/06/2012
Cinco estrelasgostei muito da aula, na minha opinião pode também ativar a coordenação motora da criança como também pode ser uma brincadeira super mega divertida