Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSTRUINDO MAQUETE .

 

09/11/2009

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir uma maquete representando uma situação de festa junina
  • Quantificar os elementos da maquete; trabalhar em equipe, planejar o espaço e o arranjo espacial;
  • Desenvolver o movimento de pinça e a coordenação motora fina;
  • Fazer estimativa de quantidade relacionada ao espaço ocupado pelo objeto;
  • Desenvolver a habilidade de calcular mentalmente a proporcionalidade, entre os objetos e o espaço que devem ocupar.
Duração das atividades
4 aula com momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Cores, formas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade  - Construção de uma maquete

1º Momento - O professor combina com as crianças para fazer uma maquete vinculada ao tema de pesquisa, festa junina. Em seguida planeja com as crianças  o que devem fazer para representar uma situação de festa junina,  divide a turma em equipes e ensina como trabalhar de forma colaborativa. Nesse momento, faz a orientação de cada equipe.

Equipe da pintura

O professsor ensina as crianças a escolher a tinta e como pintar.   As ciranças se organizam em duplas; uma dupla fica de frente para outra e cada uma pinta metade da placa, com o movimento do pincel para frente e pra trás; elas passam duas mãos de tinta na placa. Observem as fotos da figura 1.

Equipe da construção das mesas das barracas.

O professor discute com as crianças como construir as mesas das barracas, neste momento, pode trazer vários materiais, como caixas diversificadas e dentre elas, as  caixas de fósforos.  Com caixas de fósforos, deve ensinar as crianças a fazer estimativa. Antecipadamente,  elas devem supor quantas mesas são necessárias para dispor no espaço da placa de isopor e quantas caixas de fósforos  precisarão para construir cada mesa. A partir dessa discussão, o professor resolve com as duplas a quantidade de mesas e a quantidade de caixas, assim, divide a quantidade que deve ser construída por cada dupla, ou seja, quantas mesas cada dupla deve construir?  resolvida essa primeira situação, as crianças fazem o encaixe das caixas e vão colando, até formar todas as mesas.

Cobrir as mesas com papel é outro desafio. O professor deve ter paciência e ensinar as crianças a medir o papel necessário a cobertura de cada mesa; depois as crianças em duplas fazem o acabamento.

FIGURA 1 - Equipes de trabalho -pintura e construção das mesas.

Equipe da construção das bandeirinhas

O professor pode pegar pequenos pedaços de papéis  e ensina as crianças a construir bandeirinhas pequenas, com a proporcionalidade vinculada ao espaço da placa de isopor. Nesse sentido,  solicita que as crianças observem o tamanho da placa e depois cada uma recorta uma bandeirinha e mostra para os colegas. A seguir elas tomam uma decisão: qual a bandeira que deve servir de modelo, levando em consideração o tamanho e a forma.  A partir do modelo elas começam a produção.

FIGURA 2 - Fotos de crianças trabalha ndo recortando as bandeirinhas.

2º Momento

O professor retoma a atividade de construção e planeja com as crianças como montar a maquete e ensina a fazer um trabalho cooperativo. Como consta nos exemplos das fotos abaixo.

FOTO 3 - As crianças montando a maquete.

Nesse momento, cada criança faz um ensaio de arranjo e explica para as outras, tentando convecê-las de que a sua organização é adequada para a construção da maquete de uma festa junina. No final,  as crianças fazem opção pela  organização que na concepção delas apresentou  estética e aproveitou todo espaço da área da maquete. Assim,  as crianças ajudam a colocar as coberturas das barracas e a colocar os alimentos da festa junina produzidos com massinha.

3 momento - No final, as crianças escolhem um lugar para expor sua maquete  e convida as outras turmas para fazer uma visitação e ficam ao lado explicando o que significa aquela maquete. 

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram

a) trabalhar dividindo as tarefas;

b) fazer estimativas;

c) organizar objetos no espaço limitado de organização do espaço;

d) fazer a atividade com envolvimento e interesse;

e) argumentar e convencer os colegas do arranjo espacial proposto.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • jaqueline ribeiro padilha, EEBCVC. Escola Estadual Básica Claurenice Vieira Caudeira , Santa Catarina - dijo:
    jaquelinetu@hotmail.com

    04/06/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula, na minha opinião pode também ativar a coordenação motora da criança como também pode ser uma brincadeira super mega divertida


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.