16/12/2009
Tiago Lisboa Bartholo e Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Compreender a distinção conceitual entre esporte e atividade física;
Participar do debate sobre o tema “Atividade Física e Saúde”, fazendo questionamentos e respondendo as perguntas do professor;
Compreender a proposta de pesquisa apresentada pelo professor, identificando as etapas do projeto de pesquisa.
Não há necessidade de conhecimento prévio específico.
Essa é a primeira aula de um Plano de Unidade que tratará do tema “Atividade física e Saúde”. O primeiro momento da aula consiste na apresentação da proposta de trabalho e objetiva estimular os alunos a participarem de uma pesquisa ou investigação na própria escola.
Esse projeto tem como pergunta de partida a questão: se as pessoas em geral conhecem os benefícios da prática de atividade física regular (propagadas largamente na grande mídia), por que um número reduzido adota tais hábitos higiênicos no seu cotidiano? Em outras palavras, por que mesmo diante de diversas campanhas governamentais como a “Virada Esportiva” ou o “Mexa-se”, um número importante de pessoas insiste no sedentarismo?
Os alunos serão desafiados a responder um problema que o professor irá apresentar para eles. Antes, porém, formulará algumas perguntas provocadoras:
1) Quem aqui atualmente pratica algum esporte? Qual?
2) Quais alunos gostam de caminhar ou andar de bicicleta?
Após as respostas, o professor dividirá a turma em 2 grandes grupos. Aqueles que responderam “sim” nas duas perguntas supracitadas e os que responderam “não”. Repare que a pergunta 1 faz referência à prática efetiva e a segunda a dimensão do gosto.
Os dois grupos deverão ser posicionados um de frente para o outro, estabelecendo uma dinâmica de debate ou conversa entre os alunos. Mais uma vez o professor irá iniciar o diálogo:
1) O que motiva vocês a praticarem um esporte ou uma atividade física?
2) Quais são os supostos benefícios dessas práticas?
3) Afinal, esporte é sinônimo de saúde?
4) Por fim, qual a diferença entre atividade física e esporte?
Ambos os grupos responderão as perguntas e o debate será mediado pelo professor. O professor deve estimular a diversidade de opiniões dos alunos sobre a prática de atividade física: “chato”, “cansativa”, “importante”, “estimulante” etc. É sabido que a mídia – televisão, jornais, rádio, internet – propaga os benefícios da prática de atividade física regular para o bem-estar físico e a saúde. As respostas dos alunos, invariavelmente, tratarão desse tema. É possível que no debate, os alunos associem diretamente a prática de esportes com saúde.
Dica: O professor, nesse momento, não deverá limitar o debate apontando incoerências ou equívocos dos alunos. Seu papel será o de fomentador, devendo, portanto, estimular os alunos com perguntas e não apresentar as respostas.
Ao longo do debate, o professor deverá anotar no quadro negro os conceitos que por ventura apareçam na fala: 1) saúde, 2) esporte, 3) competição, 4) prazer, 5) bem-estar, 6) atividade física, 7) Doping, etc.
Ao término de cada aula, o professor poderá propor a pesquisa desses conceitos para serem apresentados por grupos de alunos para a turma. Para a próxima aula, a proposta será apresentar a distinção conceitual entre “esporte” e “atividade física”.
Na parte final da aula, ao final do debate, o professor apresentará a proposta de pesquisa ou investigação que os alunos poderão realizar na própria escola com colegas, professores e funcionários. A questão é a seguinte: se as pessoas conhecem os benefícios da prática de atividade física regular, por que um número pequeno de pessoas adota tais hábitos higiênicos no seu cotidiano? Em outras palavras, por que mesmo diante de diversas campanhas governamentais como a “Virada Esportiva” ou o “Mexa-se” um número importante de pessoas insiste no sedentarismo?
Tarefa de Casa: Os alunos deverão ler para a próxima aula um texto que verse sobre a importância em nossa sociedade atual das técnicas de pesquisa. Indico o prólogo “Iniciando um projeto de pesquisa” e o subcapít ulo “Por que pesquisar?” do livro “A arte da pesquisa”.
Nome | Tipo |
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Hábitos saudáveis [Esporte na escola] | Vídeo |
Leitura da página 1 até 8 do livro “A arte da pesquisa”:
Booth, W. C.; Colomb, G. G.; Williams J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Leitura complementar para os alunos:
1) Conceito de esporte – Capítulo 1 “A gênese do esporte moderno”
Bracht, V. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. Vitória, UFES, 1997.
2) Conceito de Atividade Física – Capítulo 3 “Aptidão Física”, “Princípios da atividade física”.
Mattos, M. G.; Neira, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.
Ao final da aula, o professor irá indagar os alunos sobre a proposta de Plano de Unidade:
1) Qual tema iremos trabalhar nesse período?
2) Qual investigação iremos realizar aqui na escola?
3) Por que essa investigação é importante? Como ela nos motiva?
Cinco estrelas 1 calificaciones
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15/02/2012
Cinco estrelasNota 10