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Concordância Verbal (Casos especiais)

 

20/11/2009

Autor y Coautor(es)
Isabella Fernandes Pessoa
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula contribuirá para que o aluno reconheça a importância da Concordância Verbal na produção oral e escrita. Contribuirá também para a apropriação de procedimentos de revisão de textos escritos conforme as regras de Concordância Verbal.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos, incluindo a avaliação escrita.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem saber os conceitos de sujeito, verbo, predicado, adjunto adnominal e pronome.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

O professor sugere que os alunos sentem em duplas e façam o seguinte exercício.

Exercício

1 – Reescreva o texto a seguir, fazendo a concordância verbal necessária.
O Vestibular da Vida-  Affonso Romano de Sant'Anna

Um enduro sem moto, um rali sem carro, uma maratona onde, ao invés de atletas, corre paraplégicos, cegos, presidiários, grávidas e doentes em suas macas, esta é a imagem que nos deixa este vestibular realizado esta semana, mobilizando centenas de milhares de jovens em todo o país.

Várias fotos mostra jovens correndo desabalados dentro de seus jeans justos e camisetas palavrosas em direção ao portão da universidade, como se fosse dar um salto tríplice. Como se fosse dar um salto sem vara. Como se fossem dar um salto na vida. Ao lado, aparecem parentes incentivando o corredor-saltador, aparece colegas gritando em torcida. Correi, jovens, correi, que estreita é a porta que vos conduzirá à salvação! E ali está, como São Pedro, um porteiro ou guarda, que vai bater a porta na cara do retardatário, que chorará, implorará, arrancará os cabelos num ranger de dentes, enquanto, saltitantes, os mais espertos pula (ocultamente) um muro e penetra o paraíso (ou inferno da múltipla escolha).
A Telerj declararam que teve que acordar mais de 10 mil jovens pelo despertador telefônico. Carlinhos Gordo, o maior ladrão de carros do país, estavam entre os 39 presidiários que, no Rio, fizeram, mesmo na cadeia, o exame. Mais de trinta deficientes visuais teve que tatear as 51 folhas em braile. Maria Alice Nunes teve um filho e saiu da maternidade com o recém-nascido no colo para enfrentar o unificado. Um índio cego — o guarani José Oado, 24 anos — disputa uma vaga em História (ou na história?). Andréa Paula Machado, 17 anos, teve que interromper o exame escrito várias vezes, para o prazer oral do bebê que, entre uma mamada e outra, voltava ao colo da avó. Dois fiscais que transportava as provas no caminho de Petrópolis morreram num acidente. Um estudante com rubéola fez, num posto médico, prova ao lado de outro com catapora (...).
                                                                                                                      Fonte: http://www.releituras.com/arsant_vestibular.asp (acesso em 06 de outubro de 2009).

2 – Leia as frases a seguir e indique aquelas em que a concordância verbal não está de acordo com a variedade padrão.
a) Domingo sou eu que sairá mais cedo.
b) Foram as meninas quem ajudou a organizar os livros na biblioteca.
c) Os Lusíadas, de Camões, tratam da viagem de Vasco da Gama às Índias.
d) A turma já chegaram.
e) Uma porção de pessoas ficou presa no estacionamento do parque.
f) Esses dez por cento de comissão já me satisfazem.
g) Muitos de nós reclamou da taxa cobrada.
h) Nenhum de nós teremos a coragem de sair pela porta da frente.
i) Cerca de oito aviões se aproximam do parque neste instante.

Em seguida, o professor deverá corrigir o exercício em sala, socializando as respostas. O professor deverá estar atento aos acertos e às dificuldades dos al unos, confirmando e comentando os acertos e intervindo com as correções quando necessário. O importante é re fletir com os alunos sobre os procedimentos de estabelecimento de coesão e coerência textual por meio da análise de processos da concordância verbal. No decorrer da correção, solicite aos alunos que digam se, após a reescrita, o texto ficou mais fácil de ser compreendido, em relação ao texto original, antes de ser realizada a atividade.

Exercício - Correção

1 – Reescreva o texto a seguir, fazendo a concordância verbal necessária.
O Vestibular da Vida - Affonso Romano de Sant'Anna

Um enduro sem moto, um rali sem carro, uma maratona onde, ao invés de atletas, correm paraplégicos, cegos, presidiários, grávidas e doentes em suas macas, esta é a imagem que nos deixa este vestibular realizado esta semana, mobilizando centenas de milhares de jovens em todo o país. Várias fotos mostram jovens correndo desabalados dentro de seus jeans justos e camisetas palavrosas em direção ao portão da universidade, como se fossem dar um salto tríplice. Como se fossem dar um salto sem vara. Como se fossem dar um salto na vida. Ao lado, aparecem parentes incentivando o corredor-saltador, aparecem colegas gritando em torcida. Correi, jovens, correi, que estreita é a porta que vos conduzirá à salvação! E ali está, como São Pedro, um porteiro ou guarda, que vai bater a porta na cara do retardatário, que chorará, implorará, arrancará os cabelos num ranger de dentes, enquanto, saltitantes, os mais espertos pulam (ocultamente) um muro e penetram o paraíso (ou inferno da múltipla escolha).
A Telerj declarou que teve que acordar mais de 10 mil jovens pelo despertador telefônico. Carlinhos Gordo, o maior ladrão de carros do país, estava entre os 39 presidiários que, no Rio, fizeram, mesmo na cadeia, o exame. Mais de trinta deficientes visuais tiveram que tatear as 51 folhas em braile. Maria Alice Nunes teve um filho e saiu da maternidade com o recém-nascido no colo para enfrentar o unificado. Um índio cego — o guarani José Oado, 24 anos — disputa uma vaga em História (ou na história?). Andréa Paula Machado, 17 anos, teve que interromper o exame escrito várias vezes, para o prazer oral do bebê que, entre uma mamada e outra, voltava ao colo da avó. Dois fiscais que transportavam as provas no caminho de Petrópolis morreram num acidente. Um estudante com rubéola fez, num posto médico, prova ao lado de outro com catapora (...).
                                                                                                                                 Fonte: http://www.releituras.com/arsant_vestibular.asp (acesso em 06 de outubro de 2009).
2 – Leia as frases a seguir e indique aquelas que a concordância verbal não está de acordo com a variedade padrão.
a) Domingo sou eu que sairá mais cedo.
b) Foram as meninas quem ajudou a organizar os livros na biblioteca.
c) Os Lusíadas, de Camões, tratam da viagem de Vasco da Gama às Índias.
d) A turma já chegaram. e) Uma porção de pessoas ficou presa no estacionamento do parque.
f) Esses dez por cento de comissão já me satisfazem.
g) Muitos de nós reclamou da taxa cobrad a.
h) Nenhum de nós teremos a coragem de sair pela porta da frente.
i) Cerca de oito aviões se aproximam do parque neste instante.

2ª aula:

O professo r deverá iniciar a aula disc utindo com os alunos a lguns casos específicos da Concordância Verbal. O professor entregará aos alunos uma folha xerocada com as regras, em tópicos, como está ilustrado a seguir.

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Durante a explicação de cada caso, o professor pede novos exemplos aos alunos. É uma boa ocasião para repassar alguns conceitos gramaticais, tais como: sujeito simples e composto, predicativo, adjunto adnominal, pronome, verbo e substantivo.
Como lição de casa, o professor solicita que cada aluno cole em seu caderno frases de revistas, jornais, tirinhas ou letras de músicas que apresentem os casos especiais estudados de concordância verbal.

3ª aula:


O professor pergunta aos alunos se eles tiveram dificuldades em encontrar exemplos dos casos especiais de concordância verbal. O professor pergunta também qual dos casos foi mais difícil de encontrar. Em seguida será feita a correção coletivamente. O professor deixa livre para quem quiser responder.
A seguir, o professor apresentará um vídeo na multimídia de 7 minutos e 25 segundos sobre a concordância do verbo ser. O vídeo está presente no sítio http://www.youtube.com/watch?v=1p57XpjACic (acessado em 11 de outubro de 2009).


Após a exibição do vídeo o professor apresenta, no retroprojetor ou no multimídia, aos alunos a música Simples de Coração do grupo Engenheiros do Hawaii (http://www.youtube.com/watch?v=KdsU9mEbTLM - acessado em 11 de outubro de 2009). Caso seja possível, acessar a letra da canção na Internet para que os alunos tenham a oportunidade de visualizá-la:

Música Simples de Coração - Engenheiros do Hawaii

Volta pra casa
me traz na bagagem
tua viagem sou eu
novas paisagens
destino passagem
tua tatuagem sou eu

casa vazia
luzes acesas
só pra dar a impressão
cores e vozes
conversa animada
é só a televisão

já perdemos muito tempo
brincando de perfeição
esquecemos o que somos:
simples de coração

volta voando
vinda do alto
derrete o chumbo do céu
antes que eu saia
pela tangente
no giro do carrossel

falta uma volta
ponteiros parados
tudo dança em torno de ti
volta pra casa
fim da viagem
bem vinda à vida real

já perdemos muito tempo
brincando de perfeição
agora é bola pra frente
agora é bola no chão
já brincamos muito tempo
até perder a direção
na santa paz de Deus
no mais perfeito caos

simples de coração
simples de coração

Fonte: http://vagalume.uol.com.br/engenheiros-do-hawaii/simples-de-coracao.html (acessado em 11 de outubro de 2009).
CD: Simples de Coração, Gessinger, 1995.

Após ouvir a canção, o professor deve provocar a seguinte discussão sobre a canção:
• Nessa canção lemos "tua viagem sou eu" e "tua tatuagem sou eu". Há pessoas que s e espantam com esse tipo de concordância. Supõem que "tua viagem" pediria verbo na 3ª pessoa do singular, concordando com o sujeito: "tua viagem é..." ou "tua viagem foi...". Por que o letrista escreveu "tua viagem sou eu"?

O professor ouvirá todas as respostas e em seguida dirá que o verbo "ser", nesse caso, está ligando o substantivo "viagem" ao pronome pess oal "eu". Por isso, independentemente da ordem da frase, faz-se a concordância do verbo "ser" com a pessoa, como vimos na letra:


Eu sou tua viagem.
Tua viagem sou eu.
Eu sou tua tatuagem.
Tua tatuagem sou eu.

Recursos Complementares

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Gramática - Texto:análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2006.
BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Novo diálogo 8ª série. São Paulo: FTD, 2004.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva – Texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2005.
CORDEIRO, Isabel Cristina; FERREIRA, Givan; KASTER, Maria Aparecida Almeida; MARQUES, Mary. Trabalhando com a linguagem. São Paulo: Quinteto Editorial, 2004.
http://vagalume.uol.com.br/engenheiros-do-hawaii/simples-de-coracao.html (acessado em 11 de outubro de 2009).
http://blog.estadao.com.br/blog/guterman/?title=o_primeiro_passo_na_lua_podia_ser_de_uma&more=1&c=1&tb=1&pb=1 (acessado em 10 de outubro de 2009)
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,explosao-deixa-mais-de-40-mortos-no-paquistao,449454,0.htm (acessado em 10 de outubro de 2009).

http://www.youtube.com/watch?v=1p57XpjACic (acessado em 11 de outubro de 2009).
http://www.youtube.com/watch?v=KdsU9mEbTLM ( acessado em 11 de outubro de 2009).
http://www.releituras.com/arsant_vestibular.asp (acesso em 06 de outubro de 2009).

Avaliação

A avaliação será feita da seguinte forma: será dado um texto ao aluno no qual retiraremos dele todos os verbos e pediremos a eles para completarem o texto com o verbo indicado, de acordo com as regras de concordância verbal estudadas. Como exemplo, indicamos dois textos "O primeiro passo na Lua podia ter sido de uma mulher", disponível no site http://blog.estadao.com.br/blog/guterman/?title=o_primeiro_passo_na_lua_podia_ser_de_uma&more=1&c=1&tb=1&pb=1 (acessado em 10 de outubro de 2009) e o texto "Explosão deixa mais de 40 mortos no Paquistão", disponível no site http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,explosao-deixa-mais-de-40-mortos-no-paquistao,449454,0.htm (acessado em 10 de outubro de 2009).

Após o exercício ser concluído, o professor deve reler o texto, mostrando a correção dos verbos e tirando eventuais dúvidas dos alunos.

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