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Conservação dos Alimentos

 

15/11/2009

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer diferentes maneiras de conservar os alimentos;
• Entender a importância da conservação dos alimentos e como se fazia essa conservação em outros tempos.

Duração das atividades
3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimentos sobre o que são e onde estão os microorganismos.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando o que eles fazem em casa para conservar os alimentos, ou seja, como a família faz para os alimentos durarem mais. Anote as respostas no quadro. Depois, pergunte se eles sabem como os pais/avós faziam quando não havia a geladeira, como os alimentos eram conservados.


Atividade 1
Peça para que as crianças realizem uma pesquisa, de preferência com os avós sobre a infância deles, como os alimentos eram conservados. Elabore o roteiro da entrevista juntamente com a turma. Sugira perguntas como “como vocês conservavam comida sem a geladeira?”, “como guardavam a carne?”, “como faziam com a comida que sobrava do almoço?”, “não era possível beber nada gelado?”, “quantos anos você tinha quando passou a ter geladeira em casa?”, “qual foi a melhor coisa que a geladeira trouxe para você?”, entre outras.

Atividade 2
Apresente o texto a seguir:

 

Algumas práticas de conservação de alimentos

Sal e açúcar:
Quem pensa que essa dupla só serve para dar sabor precisa ouvir essa: sal e açúcar também são usados para conservar os alimentos, pois retiram a água deles e dos microrganismos. Sem água, esses seres não sobrevivem ou se reproduzem, então, não decompõem os alimentos! Um doce de cortar, como uma goiabada, tem mais açúcar e leva mais tempo no fogo, por isso dura um tempo maior fora da geladeira, diferentemente da goiabada em compota. Afinal, graças ao modo como é feito, tem menos água.

Nitritos e nitratos:
Esses aditivos são usados para conservar carnes (embaladas, enlatados entre outros). Sua função é eliminar um microrganismo muito resistente causador da doença conhecida como botulismo, que gera intoxicações graves. Entretanto, como podem provocar o desenvolvimento de tumores no organismo humano, há uma legislação que regulamenta o seu uso, rigorosamente controlado.

Antibióticos naturais:Alguém aí já quis saber por que o docinho de coco sempre tem um cravo-da-índia espetado nele? É para evitar o aparecimento de fungos! Cravo-da-índia é ótimo para isso! A canela, presença certa em muitas guloseimas, também é usada não só por dar sabor, mas também porque tem ação conservante por apresentar uma substância chamada aldeído cinâmico!

Defumação:
Nessa técnica de conservação de alimentos -- uma das mais antigas que há --, queimam-se madeiras especiais para impregnar carnes e queijos com formol, uma substância com ação desinfetante, capaz de matar bactérias, produzida durante a queima e que, por isso, evita a deterioração dos alimentos.
Hoje conservar os alimentos é um problema tratado, em geral, pela indústria. Como consumidores, só verificamos as datas de validade dos produtos, as condições de conservação das embalagens e o destino mais adequado que podemos dar aos alimentos quando abertos. Até o início do século 20, porém, conservar alimentos era uma prática doméstica e algumas das técnicas que você conheceu agora já eram usadas. Os sertanejos, em suas viagens pelo Brasil, por exemplo, comiam carne seca, doce de cravo e canela, rapadura... Fácil entender por que, né?!

 

Fonte: Ciencia Hoje das Crianças 134, abril/2003 – disponível em http://http://cienciahoje.uol.com.br/2014 (acesso em 12/10/2009)


Discuta o texto com as crianças e peça para que elas tentem explicar a última linha do texto “Os sertanejos, em suas viagens pelo Brasil, por exemplo, comiam carne seca, doce de cravo e canela, rapadura...”


A seguir, apresente o vídeo: Dr. Bacteria - o jogo dos 7 erros na cozinha http://http://www.youtube.com/watch?v=01CA1zYpB-0 (acesso em 12/10/2009)
Duração: 4:49 min
Descrição: o vídeo apresenta os erros m ais comuns que acontecem na cozinha, tanto ao guardar alimentos quanto ao prepará-los ou limpar utensílios.

Na aula seguinte, socialize as pesquisas realizadas. Faça não só o levantamento de dados, mas monte com eles um gráfico com as respostas/alternativas de conservação de alimentos mais utilizadas pelos avós, nos tempos antes da popularização da geladeira doméstica, que aconteceu depois de 1927– imersão da carne em banha, carne salgada, doces em compotas ou cristalizados, fervura do leite, defumação,entre outros.

 

Atividade Prática

Experimento: Conservando o mingau.

Leve os alunos ao laboratório, se possível.


Materiais
5 copinhos plásticos para café, numerados
Plástico para alimentos (filme plástico)
Mingau de amido de milho feito com duas colheres de sopa de amido de milho e um copo de água. Leve ao fogo até engrossar.
1 colher de óleo
1 colher de vinagre


Após preparar o mingau, coloque-o ainda quente até a metade dos copinhos.


• Deixe o copo 1 aberto
• Ao colocar o mingau no copo 2, cubra-o imediatamente e deixe do lado do copo 1
• Complete o copo 3 com óleo de cozinha e deixe-o ao lado dos outros
• Complete o copo 4 com vinagre e deixe-o ao lado dos outros.
• Coloque o copo 5 na geladeira, sem cobri-lo com plástico.


Observe com a turma em qual mingau apareceram as primeiras alterações. Depois de uma semana peça para as crianças descreverem a aparência de cada copo e desenhar.


Explicação

A temperatura alta durante o cozimento do mingau mata os microorganismos. Entretanto, o calor próximo a 30 graus Celsius deixa o ambiente propício para a proliferação de microorganismos, que se depositam no mingau deixado ao ar livre.


Sugestão de resultado, para controle do professor

Copo 1 – é o que apresenta mais alterações, pois ficou exposto na temperatura ambiente e sem proteção, exposto aos microorganismos.
Copo 2 – está menos estragado que o primeiro, pois o filme plástico impede que os microorganismos de depositem sobre ele
Copo 3 – o óleo funciona como cobertura ou embalagem, impedindo qualquer contato com o ar e, por conseqüência, com os microorganismos
Copo 4 – a acidez do vinagre impede o aparecimento de microorganismos – é o princípio de preparação de algumas conservas.
Copo 5 – as baixas temperaturas sãs as que mais retardam o aparecimento de fungos, por isso a geladeira é o melhor lugar para conservar alimentos.


Fonte do experimento: Revista Escola, junho/julho 2005 – página 43


SUGESTÃO DO ROTEIRO DE AULA PRÁTICA PARA REGISTRO DOS ALUNOS
Título: conservando o mingau
Objetivo: perceber a necessidade de guardar bem os alimentos para que eles não se contaminem com microorganismos e não estraguem
Materiais: mingau, óleo de cozinha (soja, milho ou azeite entre outros) , copinhos plásticos para café e plástico filme para proteção de alimentos.
Desenho da montagem do experimento (as crianças devem indicar no desenho onde os copinhos ficaram expostos, se dentro ou fora da geladeira):
Hipóteses / previsões (o que as crianças acham que vai acontecer):
Qual o copo começou a estragar primeiro:
O que aconteceu depois de uma semana:
Desenho das observações:
Conclusão


Durante o experimento, converse com as crianças e anote as possíveis hipóteses/previsões sobre o que irá acontecer. Peça para que as crianças anotem todas as hipóteses da turma.

Acompanhe o experimento com as crianças. Após uma semana anotem os resultados e as conclusões obtidas. Voltem às hipóteses formuladas e peça para que as crianças selecionem as hipóteses confirmadas.

Recursos Complementares

Vídeo Dr bactéria – o jogo dos 7 erros na cozinha
http://http://www.youtube.com/watch?v=01CA1zYpB-0

Avaliação

Avalie o roteiro de aula prática, verificando se os alunos conseguiram acompanhar o experimento e perceber as alterações nas diferentes amostras do mingau, e quais as conclusões a que chegaram sobre as melhores formas de conservar os alimentos.


Além disso, proponha que cada grupo apresente uma forma de conservar os alimentos – Conservas, sal e açúcar, óleo e a própria geladeira. O cartaz deverá ter fotos/desenhos e explicações de como cada método funciona, porque servem para conservar os alimentos. Eles deverão apresentar para a turma e, se possível, deixar os cartazes no mural da escola.

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