Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reciclagem

 

13/11/2008

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender como a coleta seletiva do lixo deve ser feita e qual é a sua importância para a natureza. Esta é uma aula que pode ser trabalhada com alunos que tenham alguma Necessidade Educacional Especial, pois trabalha com diferentes competências.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estas aulas são introdutórias aos assuntos ligados a Reciclagem e Coleta Seletiva do lixo, no entanto é importante que o professor conheça o que os alunos já sabem sobre o assunto.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas para as aulas serão:
- aula interativa;
- utilização do laboratório de informática.

AULA 1

Atividade 1

A aula deve ser iniciada no Laboratório de Informática em que os alunos poderão se sentar em duplas ou trios, conforme a disponibilidade de computadores e o número de alunos que farão as atividades.
Em seguida, o professor apresenta o recurso aos alunos, incentivando-os a explorarem o mesmo.
Recurso:


Link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11725/puzzle_das_casas.swf  


O recurso utilizado nestas aulas têm o objetivo de levar o aluno a refletir sobre a escassez dos recursos naturais, que por serem limitados, devem ser preservados e utilizados racionalmente. O recurso é um jogo educativo em que o aluno deve montar um quebra-cabeça para descobrir a importância de se preservar os recursos naturais.
Observação: Para que o recurso seja explorado é necessário que os computadores possuam o Flash Player instalado.

Após a atividade, em que todos os alunos tiveram tido o tempo suficiente para montar os quebra-cabeças do recurso (existem 3 tipos diferentes, o professor poderá conversar com os alunos sobre a coleta seletiva e perguntar qual era a mensagem que havia após a montagem do quebra-cabeça. E então fazer uma explicação do que venha a ser coleta seletiva (utilizando explanação oral e utilização do texto logo abaixo ou então sugerindo que os alunos façam buscas na internet sobre o assunto).

Atividade 2

O professor pode por meio de um texto, ou mesmo por meio de uma explanação oral, explicar o que é a coleta seletiva e a reciclagem, quais são os processos que envolvem a coleta seletiva, como ela deve ser feita. A seguir encontra-se um texto sobre Reciclagem e Coleta Seletiva para auxiliar o professor na explicação destes conceitos.
No entanto, se o professor optar por  sugerir que os alunos façam buscas na internet ssobre o tema, poderá distribuir a sala em peqeunos grupos para pesquisar os seguintes sub-temas:
- O que é Reciclagem?
- Como Reciclar?
- O que é Coleta Seletiva e como é feita?

É importante que o professor tenha o cuidado de perceber se os alunos entenderam os textos que pesquisaram na internet ou se optar por trabalhar com o texto abaixo, para tanto, verificar se entenderam o significado de algumas palavras, por exemplo. Assim, a construção do conhecimento pode ser ainda mais abrangente e multidisciplinar, uma vez que podem utilizar um dicionário para o entendimento de algumas palavras.


RECICLAGEM E COLETA SELETIVA

  • O QUE É RECICLAGEM?

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

  • COMO RECICLAR?

Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.

  • COLETA SELETIVA

É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros. As quatro principais modalidades de coleta seletiva são: domiciliar, em postos de entrega voluntária, em postos de troca e por catadores. A coleta seletiva domiciliar assemelha-se ao procedimento clássico de coleta normal de lixo. Porém, os veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal.
Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis, conforme o quadro a seguir:


• Azul - Papel
• Amarelo - Metal
• Verde - Vidro
• Marrom/metal - Orgânico
• Vermelho - Plástcio
• Preto - Madeira
• Cinza – Resíduos Gerais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1042/imagens/Coleta_Seletiva_Lixo_002.jpg Figura 1     http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1042/imagens/CCOM15_be2f9bcc31.jpg Figura 2


Referência das imagens:


Figura 1 Disponível em: : Figura 2 < http://images.google.com.br/images?gbv=2&&hl=pt-BR&q=coleta+seletiva&&sa=N&start=18&ndsp=18 >Acesso em 04. Nov. 2008.

  • CURIOSIDADES:

50 quilos de papel reciclado poupam o corte de uma árvore de eucalipto de seis anos de idade.
Reciclando metais e alumínio, evita-se a retirada de cinco toneladas de bauxita para fabricar uma tonelada de alumínio.
Referência:

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva. Acesso em: 18. Set. 2008.

AULA 2

Atividade 2

Propor aos alunos que eles façam cartazes explicativos e desenhos sobre a coleta seletiva feitos no computador ou não, para que possam propagar este assunto pela escola por ser tão importante para a vida do Planeta Terra, através das pesquisas realizadas na internet sobre o assunto ou pela explicação ministrada pelo professor. É importante que o professor instigue os alunos a convencerem seus pais e responsáveis a fazerem a coleta seletiva em suas casas, se ainda não fazem.
Os alunos poderão fazer uma pesquisa com o objetivo de conhecer em quais bairros da cidade há coleta seletiva, em quais dias da semana, para então divulgar isso aos alunos da escola!
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Puzzle das casas Animação/simulação
Puzzle dos recursos naturais Animação/simulação
Recursos Complementares
Sugere-se que o professor disponha aos alunos materiais para a confecção de cartazes e ainda dicionários para que possam pesquisar palavras que não conhecem.
Avaliação
A avaliação para estas aulas pode ser feita nos momentos das atividades, por meio da participação dos alunos nas mesmas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 1/10 - 10%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rozineide Santos, Prefeitura Municipal , Pernambuco - dijo:
    loredanabr@yahoo.com.br

    26/10/2012

    Cinco estrelas

    Olá, excelente a aula, mas seria bom que fosse colocado no início os componentes curriculares e os respectivos conteúdos de cada um que pode ser explorado também nesse plano de aula. Por exemplo, estou vendo que neste plano os alunos vão trabalhar leitura e a interpretação de texto, mas especificamente de um gênero e que também vão produzir um texto de outro gênero. vi que a matemática tambem foi convidada a participar do plano, portanto a meu ver isto deveria estar explícito no plano.


  • Zuleika Lima, Colégio Estadual Jornalista Barbosa Lima Sobrinho , Rio de Janeiro - dijo:
    zuslima88@gmail.com

    27/05/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula!!Vou utilizar a idéia em minha turma! bjk@s Se vocês pudessem nos ajudar com alestra ou materiais bem atuais, pois esse bimestre nosso Projeto é sobre "Planeta que te quero verde". E haverá estamos trabalhando muito com reciclagem. Grata Profª Zuleika do 5ºano.


  • jhenyfer santos quiles, roxo , São Paulo - dijo:
    jhe_gata2011@hotmail.com

    29/06/2011

    Cinco estrelas

    eu acho muito bom pra nós


  • Marineide , UFRN , Rio Grande do Norte - dijo:
    marin.cruz@hotmail.com

    20/05/2011

    Quatro estrelas

    Esta aula é bem simples, porém bastante dinâmica


  • alvaro lopes, e.e.esplanada da estacao , São Paulo - dijo:
    alvarojc630@live.com

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito de todas as aula de reciclagem


  • Maria Conceição Gomes de Melo, COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA , Bahia - dijo:
    melofreud@uol.com.br

    28/01/2011

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Maria Aldadereda Vieira de Miranda, ESCOLA MUNICIPAL BELA VISTA , Pernambuco - dijo:
    alda.v.m@hotmail.com

    06/12/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades propostas, e vou aplicar com minha turma com certeza.Obrigada!


  • Robertina Carvalho, Escola Municipal Antônia Navarro de Abreu , Goiás - dijo:
    mina.a.linda@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi,,,Gostei muito dessa aula...p isso vou aplicar com meus alunos de 3º ano Envie-me os recursos p q não deu para brir . Beijocas


  • sandra, EEB EMILIO BAUMGART , Santa Catarina - dijo:
    sandraprof1@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei!!!


  • Clarissa Krugel, EEB Irineu Bornhausen , Santa Catarina - dijo:
    cakrugel@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá gostei muito da idéia, acho q ue temos que trabalhar com alunos desde pequenos com a coleta seletiva, não só estamos educando como também preservando a natureza!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.