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Parasitas Externos: Piolhos, Pulgas e Carrapatos

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* reconhecer algumas características de parasitas externos.
* aprender formas de combatê-los, além de hábitos de higiene para prevenir o contágio.

Duração das atividades
2 a 3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que são parasitas, quais eles conhecem, por que eles são considerados parasitas. Anote no quadro. Pergunte então sobre parasitas que vivem fora do corpo dos seres vivos (homens e animais). Caso os alunos não citem piolhos, pulgas e carrapatos, dê esses exemplos.


Atividade 1: Apresente então o texto abaixo:


Invasores da cabeleira

Saiba como combater os piolhos, insetos que podem provocar danos à sua saúde!


Atenção! Atenção! Acaba de ser anunciado um alerta máximo contra seres que apresentam a seguinte descrição: antenas curtas, olhos reduzidos ou ausentes e três (isso mesmo!) três pares de pernas! Eles se alimentam de sangue e podem estar mais perto do que você imagina -- infiltrados nos seus cabelos!!!

Piolhos??? Sim, é deles que vamos falar! Seres pequenos que podem ser exterminados com a força de uma unha, mas que têm tudo para se transformar num problema tamanho gigante quando se multiplicam e provocam aquele coça-coça na cabeça. Por mais que pareça difícil combatê-los, não se deve desistir da batalha por uma razão muito séria: esses insetos podem provocar danos à saúde.

Os piolhos vivem na superfície do corpo de seu hospedeiro (nós!) e, ao contrário do que muita gente pensa, eles não voam porque não têm asas. Esses insetos possuem uma garra no último segmento das pernas que permitem a locomoção e a fixação nos fios do cabelo.

Os machos medem cerca de 2,4 milímetros e as fêmeas um pouco mais, aproximadamente 2,7 milímetros. Ambos se alimentam de sangue, que, no caso das fêmeas, é indispensável para a nutrição dos ovos. Estes, aliás, também são chamados de lêndeas e representam a primeira fase da vida de um piolho, que é seguida pela fase ninfa (quando saem do ovo) e pela fase adulta (quando estão prontos para a reprodução) -- num ciclo que tem duração de quatro semanas.

Cada fêmea pode colocar até seis ovos por dia! Isso quer dizer que uma cabeça que abrigue apenas um casal de piolhos em poucos dias terá dúzias desses moradores indesejados. E, se nada for feito, as dúzias vão se multiplicar e aí... Bem, aí é melhor parar com as contas porque já está dando uma coceira danada!

O principal sintoma da pediculose -- como é chamada a infestação por piolhos -- é mesmo a coceira na cabeça. O ato de coçar pode ferir o couro cabeludo e provocar infecções por bactérias e fungos. O coça-coça pode também interferir no sono e, conseqüentemente, afetar o rendimento escolar das crianças. Mas o pior é quando a pessoa tem muitos piolhos e uma alimentação deficiente em vitaminas: ela pode ficar anêmica, enfraquecida.

Quer mais uma razão para combater esses parasitas? Pois, então, guarde: eles são transmissores de doenças como a febre das trincheiras, a febre recorrente e o tifo exantemático, que têm como sintomas irritação da pele e febre. Essas doenças hoje são raras, mas, no passado, causaram muitas mortes, especialmente em épocas de guerra.

Embora seja mais comum nas crianças em idade escolar, os piolhos também infestam cabeças de adolescentes, adultos e idosos. A transmissão desses parasitas se dá, principalmente, pelo contato direto. Isso ocorre mais nas escolas com turmas muito cheias, em certas brincadeiras de maior contato físico e em meios de transporte superlotados. A transmissão indireta é menos comum, mas pode acontecer quando a gente usa pentes, escovas e bonés emprestados.

Fonte: Ciência Hoje das Crianças 134, abril 2003 - disponível em http://ich.unito.com.br/2010 (acesso em 12/10/2009)

Converse com os alunos sobre o texto. Peça para que eles identifiquem no texto o ciclo de vida do piolho e desenhem.

Atividade 2: Visite o laboratório de informática da escola, se houver. Peça para as criança s pesquisarem na internet sobre esses seres e sobre o que é ser um parasita.
Os alunos deverão buscar informações sobre o ciclo de vida de parasitas externos (piolhos, pulgas e carrapatos) -

- do que se alimentam?

- eles trazem doenças?

- onde são encontrados no nosso corpo ou no corpo de outros animais?

- como se locomovem?

- como evitá-los/combatê-los?

- desenhe o ciclo de vida do parasita.

Eles podem também pesquisas as doenças citadas no texto “invasores da cabeleira”: febre recorrente, febre das trincheiras e tifo exantemático e também outras.

Os alunos também podem pesquisar receitas caseiras para combater os piolhos. Nesse caso, é importante discutir sobre os materiais utilizados em sua fabricação, pois eles podem causar reações alérgicas ou intoxicações. Isto também é válido para o uso de medicamentos sem prescrição médica.

Sugestão de sites:


Piolhos: http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_287513.shtml
http://ciencia.hsw.uol.com.br/piolhos2.htm


Pulgas: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/ccz/0031
http://ciencia.hsw.uol.com.br/pulga.htm


Carrapatos: http://ciencia.hsw.uol.com.br/carrapato.htm

http://www.dddrin.com.br/pragas-carrapatos.php#inicio

Imagens:

Piolho - http://ich.unito.com.br/2010

Piolho visto do microscópio - http://ciencia.hsw.uol.com.br/piolhos1.htm

Pulga - http://m139.photobucket.com/image/pulga/JFFL/pulga.jpg.html?src=www

Pulga vista do microscópio - http://www.saudeanimal.com.br/imagens/xenopsylla.jpg

Carrapato - http://www.caopido.com.br/caopido/veterinaria/

Carrapato Estrela visto do microscópio - http://farm2.static.flickr.com/1027/1393414220_1198e3693b.jpg?v=0

Socialize com a turma o que cada um pesquisou e proponha a construção de um texto coletivo sobre cada um desses parasitas. Os alunos deverão então expor as informações que encontraram e, junto com a turma organizar essas informações para que o texto fique claro.

Sugestão de texto coletivo:

Piolhos

Os piolhos são insetos. Tem o corpo achatado e não possuem asas. Suas pernas são dotadas de garras, usadas para se fixar em pêlos, cabelos e tecidos. Eles se alimentam de sangue. Seus ovos são chamados de lêndeas.

Em cada postura a fêmea pôe entre 56 e 110 ovos. São necessários 8 dias para o nascimento do piolho.

Após 3 ou 4 semanas os piolhos já se tornaram adultos. O seu período de vida é de 24 a 30 dias.

As picadas do piolho causam irritação no couro cabeludo.

O piolho propaga-se pelo vento e pelo uso de roupas e pentes contaminados.

É melhor prevenir! Lave a cabeça todos os dias. Seque o cabelo com uma toalha limpa.

Em caso de uma infestação, procure um posto de saúde ou orientação médica.

ATENÇÃO! Não use inseticidas. Eles são tóxicos e provocam reações alérgicas.

Fonte: "Terra Planeta Vida" - Ciências 3 - Amélia Porto, Lízia Ramos e Sheila Goulart - Editora Ática - Segunda Edição

Recursos Complementares

O texto “quedinha para piolho” fala sobre os piolhos e fatores que contribuem para que algumas pessoas tenham mais facilidade para pega-los. Além disso, levanta a questão de ser um caso de saúde pública e atenta para a importância das campanhas de saúde.

 
Fonte - Ciência Hoje das Crianças 134, abril 2003, link http://ich.unito.com.br/2011  (acesso 12/10/1009)


Professor, se possível leve as crianças ao laboratório e apresente lâminas com esses parasitas. As crianças deverão desenhá-los e perceber suas semelhanças e diferenças.

Avaliação

Avalie se as crianças compreenderam o que são parasitas, e como os hábitos de higiene podem ajudá-los na prevenção e no combate. Isso poderá ser feito durante a construção do texto coletivo.

Sugestão de atividade avaliativa: Divida a turma em grupos e peça para que eles criem fichas sobre cada um desses animais, explicando o que são, os prejuízos que trazem e como evita-los. Peça para que eles atentem sobre o fato de estarem fazendo uma ficha informativa, com o objetivo de esclarecer o que são esses animais para a população.

Professor, se possível, xeroque imagens desses organismos para que as crianças coloquem nas fichas.

As fichas então deverão ser coladas nos murais da escola, ou mesmo em cada sala de aula.

Modelo de Ficha:

Nome do Parasita:

Foto:

Onde vivem:

Como se locomovem:

Tempo de vida e número de ovos:

Que doenças/incômodos causam:

Como evitá-los ou combatê-los:

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