17/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Professor, o objetivo é que seu aluno seja capaz de interpretar as cenas de uma história em quadrinhos, para tanto, toda a turma precisa conhecer este gênero e nesta aula específica proponho que para a construção das habilidades propostas, as crianças o façam a partir da ilustração de uma história.
Sugiro que, primeiro, você apresente algumas histórias para as crianças. Se a escola possuir revistinhas em quadrinhos, ou os alunos puderem trazer de casa, ótimo.
Do contrário, uma alternativa é visualizar historinhas na internet caso a escola possua laboratório de informática. Segue uma dica de site: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab020.htm
Se for possível, reproduza algumas historinhas em papel tamanho A3, sugestões:
Converse com as crianças o que elas entenderam a partir dos quadrinhos, se relacionam o texto com as imagens.
Se cada aluno ou dupla observar uma revistinha diferente, você precisará acompanhar um pouco o processo de leitura e interpretação de texto de cada um. Se você fizer uma reprodução para toda a turma, podem conversar todos juntos sobre a história.
Ilustrando uma história:
O importante nesta atividade é observar como os alunos realizam a interpretação do texto. Em que momento as crianças descobrirão que o personagem da história é um pato? Elas começam a desenhar antes de saber? Você pode ajudá-las fazendo uma pergunta inicial: Quem bica a mola?
Você é quem decide se irá ou não ajudar as crianças a ler o texto de acordo com o perfil da turma, mas lembre-se que é sempre bom desafiá-los.
Caro professor, veja a seguir, exemplos desta atividade realizada com algumas crianças:
Revistas em quadrinhos.
Caso a escola possua laboratório de informática com internet, você pode acessar quadrinhos no link abaixo escolhendo a sessão "Quadrinhos": http://www.monica.com.br/index.htm
Durante a leitura dos quadrinhos, disponibilizados inicialmente, observe como as crianças interpretam a história, se elas fazem a associação de imagem e escrita.
* É muito importante que esta atividade seja lúdica e prazerosa, pois as crianças precisam adquirir o gosto pela leitura!
No segundo momento, em que você solicitou que as crianças desenhassem a história, observe como elas respondem à atividade, se são coerentes na relação da ação escrita no quadrinho com o desenho. Pode ocorrer de você não compreender o desenho produzido. Sugiro que, neste caso, pergunte a criança se ela compreende e consegue relacionar o desenho com a escrita do quadrinho.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/10/2010
Três estrelasOlá Mariane! Essas histórias são interessantes e criativas, onde os alunos viajam dando asas ao pensamento. Parabens!
16/10/2010
Cinco estrelasSuper criativa sua aula, possiblita que os alunos interpretem o texto de forma lúdica. Saindo um pouco das tradicionais perguntas e respostas e valorizando a criatividade do educando. Parabéns!
23/09/2010
Cinco estrelasOlá meu nome é Adriana E eu estou com muita dificuldade com meu filho sobre interpretação de texto. No que vcs podem me indicar para ser feito , trabalhos para que venha ter um bom resultado nas avaliaçoes de português . Obrigada...
24/03/2010
Cinco estrelasuma aula muito boa e estimulante para o aluno, por não ficar uma coisa massante dentro de sala. Professor você esta de parabéns.