Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Construção coletiva da rotina em sala de aula: Registro e organização da prática escolar

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Trabalhar com o gênero lista;
• Organizar sua rotina escolar;

Duração das atividades
Seis horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indicada para crianças no processo inicial de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Um aspecto importante da organização escolar é a construção da rotina diária das crianças e da rotina fixa de organização da escola.
O ideal é que esta atividade seja realizada logo nos primeiros dias de aula, e principalmente que você professor, siga a rotina e auxilie seus alunos a segui-la também.
A primeira coisa é refletir junto com as crianças sobre as organizações dos tempos e espaços da escola, os horários de entrada, saída e lanche, se são emitidos sinais sonoros, como eles auxiliam na organização da aula. Qual os combinados que precisam ser feitos antes da aula começar, ex: Encher a garrafinha de água, lavar as mãos.
Quais os combinados para ir lanchar (merendar), para voltar do recreio (intervalo).
Depois de todos estes pontos terem sido discutidos, ajude as crianças a coletivamente organizar estes horários e tempos em forma de lista, para que assim todos possam relembrar e ajudar no processo de escrita.
EX:

Esta rotina fixa pode ficar em um lugar visível da sala durante todo o ano letivo e relembrada sempre que necessário.

Escrita da rotina do dia no quadro:

Outra atividade que você pode desenvolver a escrita diária da rotina do dia no quadro, ela é importante para ajudar as crianças a memorizar os horários de aula, e organizar a aula.

Pode ser feita uma lista com o nome de todas as crianças da turma em formato de tabela. Nos primeiros dias, é interessante que você faça a escrita da rotina, depois voce pode apresenta a rotina organiada em forma de fichas e até que as crianças assimilem as palavras e a rotina em si,você pode ajudá-las  na organização das fichas.

Quando elas já estverem adaptadas a escrita, peça que cada dia uma criança diferente escreva a rotina no quadro.

Voce pode construir com os alunos uma tabela da escrita da rotina para ser fixada na sala de aula:


Além de trabalhar com a escrita, as crianças também utilizam o calendário como suporte e trabalham com lista e tabela, marcando elas mesmas um x no quadro da escrita da rotina.
Peça as demais crianças que escrevam a rotina no caderno para que as atividades do dia sejam sempre registradas com a data.
É importante respeitar o tempo de aprendizagem das crianças, aquelas que forem mais tímidas, dê a elas o tempo necessário para se envolverem na proposta de escrever no quadro.

Recursos Complementares
Cartolina.
Avaliação

Professor(a), analise como as crianças participam deste processo de construção da rotina, é algo que elas estão habituadas em casa, foi fácil ou difícil o trabalho com a rotina em sala de aula para elas?
Observe as hipóteses de escrita que as crianças fizeram, como elas registraram suas idéias e como isto auxiliou no processo de evolução da escrita.
Durante o ano letivo, elas continuaram seguindo os combinados? Lembre-se de sempre que necessário retomar com as crianças, pedindo a elas que façam a leitura do cartaz.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • nadia nice lima santana, ESC MUL PROFª ROSINA ARAUJO MOURA , Amazonas - dijo:
    nadianice78@hotmail.com

    19/12/2010

    Cinco estrelas

    as dicas de como utilizar melhor as rotinas são muito válidas para o alfabetizador e de extrema importancia ao educando por este ser um dos primeiros contatos efetivos com a escrita na sala de aula.


  • Eliane Rocha S.Fernandes, EMEB Antonio Anaor da Silva , São Paulo - dijo:
    dinili08@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A rotina para as crianças das séries iniciais,como no meu caso,a educação infantil de 3 a 5 anos,é muito importante.Gostei de como a Professora expôs a rotina de sua sala,assim o aluno adquire hábitos que podem levar para sua vida fora da escola.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.