30/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
• Trabalhar com o gênero lista;
• Organizar sua rotina escolar;
Indicada para crianças no processo inicial de alfabetização.
Um aspecto importante da organização escolar é a construção da rotina diária das crianças e da rotina fixa de organização da escola.
O ideal é que esta atividade seja realizada logo nos primeiros dias de aula, e principalmente que você professor, siga a rotina e auxilie seus alunos a segui-la também.
A primeira coisa é refletir junto com as crianças sobre as organizações dos tempos e espaços da escola, os horários de entrada, saída e lanche, se são emitidos sinais sonoros, como eles auxiliam na organização da aula. Qual os combinados que precisam ser feitos antes da aula começar, ex: Encher a garrafinha de água, lavar as mãos.
Quais os combinados para ir lanchar (merendar), para voltar do recreio (intervalo).
Depois de todos estes pontos terem sido discutidos, ajude as crianças a coletivamente organizar estes horários e tempos em forma de lista, para que assim todos possam relembrar e ajudar no processo de escrita.
EX:
Esta rotina fixa pode ficar em um lugar visível da sala durante todo o ano letivo e relembrada sempre que necessário.
Escrita da rotina do dia no quadro:
Outra atividade que você pode desenvolver a escrita diária da rotina do dia no quadro, ela é importante para ajudar as crianças a memorizar os horários de aula, e organizar a aula.
Pode ser feita uma lista com o nome de todas as crianças da turma em formato de tabela. Nos primeiros dias, é interessante que você faça a escrita da rotina, depois voce pode apresenta a rotina organiada em forma de fichas e até que as crianças assimilem as palavras e a rotina em si,você pode ajudá-las na organização das fichas.
Quando elas já estverem adaptadas a escrita, peça que cada dia uma criança diferente escreva a rotina no quadro.
Voce pode construir com os alunos uma tabela da escrita da rotina para ser fixada na sala de aula:
Além de trabalhar com a escrita, as crianças também utilizam o calendário como suporte e trabalham com lista e tabela, marcando elas mesmas um x no quadro da escrita da rotina.
Peça as demais crianças que escrevam a rotina no caderno para que as atividades do dia sejam sempre registradas com a data.
É importante respeitar o tempo de aprendizagem das crianças, aquelas que forem mais tímidas, dê a elas o tempo necessário para se envolverem na proposta de escrever no quadro.
Professor(a), analise como as crianças participam deste processo de construção da rotina, é algo que elas estão habituadas em casa, foi fácil ou difícil o trabalho com a rotina em sala de aula para elas?
Observe as hipóteses de escrita que as crianças fizeram, como elas registraram suas idéias e como isto auxiliou no processo de evolução da escrita.
Durante o ano letivo, elas continuaram seguindo os combinados? Lembre-se de sempre que necessário retomar com as crianças, pedindo a elas que façam a leitura do cartaz.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/12/2010
Cinco estrelasas dicas de como utilizar melhor as rotinas são muito válidas para o alfabetizador e de extrema importancia ao educando por este ser um dos primeiros contatos efetivos com a escrita na sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasA rotina para as crianças das séries iniciais,como no meu caso,a educação infantil de 3 a 5 anos,é muito importante.Gostei de como a Professora expôs a rotina de sua sala,assim o aluno adquire hábitos que podem levar para sua vida fora da escola.