Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Pesquisa e elaboração de cartazes sobre meio ambiente: produção escrita e conscientização ambiental

 

17/11/2009

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprimorar a noção de pesquisa;
Consolidar a escrita alfabética;
Discutir questões relacionadas ao meio ambiente.

Duração das atividades
Quatro horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
2. Que utilizem a escrita alfabética;

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), uma estratégia para começar esta atividade, é discutindo com as crianças a imagem abaixo:

Peça que oralmente, elas discutam e analisem a gravura.
Ajude na reflexão fazendo algumas perguntas como:
O que a “Turma da Mônica” está fazendo nesta imagem?
O que está acontecendo no fundo desta imagem?
O que os personagens tem na mão?
Para que serve um cartaz?
Qual a mensagem que esta imagem passa para vocês?
Você concorda com o que está escrito no cartaz deles?

Depois de feita esta discussão, converse com as crianças que o cartaz é um texto informativo, que traz uma mensagem e que além de palavras, podem ser acrescentadas imagens, reportagens, etc.
Peça então às crianças para fazer a seguinte atividade em casa:

                                      Atividade de Português

PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ PRECISAR ALÉM DA AJUDA DE UM ADULTO:

  • UM PAPEL GRANDE E FIRME PARA FAZER O CARTAZ, POR EXEMPLO: KRAFT, CARTOLINA OU OUTRO QUE VOCÊ TIVER EM CASA;
  • LÁPIS DE COR OU CANETINHAS;
  • JORNAIS E REVISTAS VELHAS PARA RECORTAR;

PRECISAMOS FAZER UM CARTAZ PARA AJUDAR A TODOS OS COLEGAS A PENSAREM UM POUQUINHO MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE, PARA ISSO PRECISAMOS DE SUA AJUDA E DE SUA FAMÍLIA!

  1. ESCREVA O TEMA QUE VOCÊ SORTEOU AQUI: __________________________________________________________
  2. NA FOLHA EM QUE VOCÊ FARÁ O CARTAZ, FAÇA PRIMEIRO A MARGEM.
  3. NA FRENTE DO CARTAZ, NO CANTO INFERIOR ESQUERDO, FAÇA UM QUADRADO E DENTRO DELE COLOQUE SEU NOME COMPLETO, A TURMA E A DATA;
  4. FAÇA UMA PESQUISA SOBRE O TEMA QUE VOCÊ SORTEOU, ESCREVA PRIMEIRO A LÁPIS AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA ENCONTRARAM, DEPOIS PASSE POR CIMA CANETA OU CANTEINHA COM LETRA BEM BONITA!
  5. SE VOCÊ ENCONTRAR GRAVURAS RELACIONADAS COM SUA PESQUISA PODE COLAR NO CARTAZ OU ENTÃO FAÇA DESENHOS.
  6. ENTREGAR O CARTAZ DIA: ____/____/_____.

*Sugiro que as crianças tenham uma semana de prazo para entregar o cartaz;

Alguns temas que podem ser sorteados são:

Água, poluição, coleta seletiva, economia de energia e reutilização de materiais.

Quando todos trouxerem os cartazes, peça às crianças que uma a uma apresentem seu trabalho aos colegas da turma.
Depois todos juntos podem colar os cartazes , com o intuito de compartilhar as informações com os outros colegas da escola.
** Caso não queira realizar a atividade em casa, você pode também organizar grupos e realizar em sala de aula a pesquisa e confecção dos cartazes.

Boa aula!

Recursos Complementares

Cartolina, lápis de cor, canetinhas e revistas ou jornais velhos para recortar gravuras.

Avaliação

Professor, no momento da discussão oral sobre a imagem, observe como as crianças participam se demonstram interesse e observam aspectos relevantes da imagem sem muitas intervenções.
Durante a apresentação dos cartazes observe como as crianças interagem com as informações trazidas pelos colegas, elas ouvem com atenção? Argumentam com coerência e trazem informações complementares?
A criança que apresentou conseguiu fazê-lo de que forma? Teve dificuldades? Conseguiu fazer a leitura das informações que ela mesma escreveu?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.