Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Memória de um alfabetizando

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ler e escrever relatos breves de experiências de vida.

• Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, de desenhos ou dramatizações, valorizando positivamente sua experiência de vida.

• Ordenar cronologicamente fatos significativos da vida pessoal, empregando unidades de medida do tempo (anos, décadas, meses) e estabelecendo periodizações pertinentes (infância, adolescência etc.).

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 02 encontros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- debate.

Desenvolvimento

1º passo:
- A aula deverá ser iniciada com o vídeo História de um Brasil Alfabetizado (parte 1) – ver recursos educacionais – . Sugerimos que sejam exibidos os primeiros nove minutos do vídeo, uma vez que objetiva-se explorar o relato de experiência escolar do alfabetizando Edigenilson Santana.
- Antes da exibição do vídeo, o professor deverá explicar previamente do que o vídeo irá tratar e solicitar que os alunos prestem atenção ao relato de vida do alfabetizando Edigenilson Santana.

2º passo:
- Com o término da exibição do filme, o professor poderá fazer algumas indagações a respeito do vídeo:
 Onde Edigenilson viveu a sua infância?
 O que levou Edigenilson a não frequentar a escola?
 Onde Edigenilson trabalha? O que ele faz?
 Que dificuldades Edigenilson encontra em seu trabalho?
 Se Edigenilson completasse seus estudos a vida dele seria diferente?
 Como Edigenilson retornou a escola?
- Após as perguntas, o professor pode pedir que os alunos relatem oralmente suas experiências, levantando as seguintes questões:
 Como foi a sua infância?
 Você frequentou a escola quando criança?
 O que o fez parar de frequentar a escola na idade apropriada?
 Você frequentou outras escolas na idade adulta?
 O que mudaria em sua vida, caso você tivesse oportunidade de completar seus estudos?
 E agora que você está frequentando a escola, qual o seu maior desejo?
- O professor, além de permitir que os alunos relatem suas experiência, poderá promover um debate sobre as dificuldades encontradas no dia-a-dia por não saber ler nem escrever.

3º passo:
- Depois do relato oral e debate, o professor poderá propor que os alunos escrevam os seus próprios relatos de vida.

4º passo:
- Após a escrita do relato, os alunos trocarão os relatos entre sim, com o objetivo de ler e opinar sobre o texto do colega. Caso, todos os alunos tenham manifestado seus relatos orais, o professor poderá pedir que os textos não sejam assinados para que o colega tente adivinhar a quem pertence o texto.
- Os relatos serão devolvidos aos autores para que, com a ajuda do professor, façam a revisão textual e se necessário, passados a limpo.

5º passo:
- O professor planejará com a turma a exposição dos relatos (que precisa ter a aprovação do aluno) no mural e para isso, um título para essa exposição deverá ser escolhido.


Recursos Educacionais

Vídeo do Portal: História de um Brasil Alfabetizado – parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9872  

Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I Vídeo
Recursos Complementares

- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O relato oral ou escrito será o instrumento utilizado pelo professor para avaliar o desempenho e aprendizagem dos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.