17/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Ler e escrever relatos breves de experiências de vida.
• Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, de desenhos ou dramatizações, valorizando positivamente sua experiência de vida.
• Ordenar cronologicamente fatos significativos da vida pessoal, empregando unidades de medida do tempo (anos, décadas, meses) e estabelecendo periodizações pertinentes (infância, adolescência etc.).
• Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- debate.
Desenvolvimento
1º passo:
- A aula deverá ser iniciada com o vídeo História de um Brasil Alfabetizado (parte 1) – ver recursos educacionais – . Sugerimos que sejam exibidos os primeiros nove minutos do vídeo, uma vez que objetiva-se explorar o relato de experiência escolar do alfabetizando Edigenilson Santana.
- Antes da exibição do vídeo, o professor deverá explicar previamente do que o vídeo irá tratar e solicitar que os alunos prestem atenção ao relato de vida do alfabetizando Edigenilson Santana.
2º passo:
- Com o término da exibição do filme, o professor poderá fazer algumas indagações a respeito do vídeo:
Onde Edigenilson viveu a sua infância?
O que levou Edigenilson a não frequentar a escola?
Onde Edigenilson trabalha? O que ele faz?
Que dificuldades Edigenilson encontra em seu trabalho?
Se Edigenilson completasse seus estudos a vida dele seria diferente?
Como Edigenilson retornou a escola?
- Após as perguntas, o professor pode pedir que os alunos relatem oralmente suas experiências, levantando as seguintes questões:
Como foi a sua infância?
Você frequentou a escola quando criança?
O que o fez parar de frequentar a escola na idade apropriada?
Você frequentou outras escolas na idade adulta?
O que mudaria em sua vida, caso você tivesse oportunidade de completar seus estudos?
E agora que você está frequentando a escola, qual o seu maior desejo?
- O professor, além de permitir que os alunos relatem suas experiência, poderá promover um debate sobre as dificuldades encontradas no dia-a-dia por não saber ler nem escrever.
3º passo:
- Depois do relato oral e debate, o professor poderá propor que os alunos escrevam os seus próprios relatos de vida.
4º passo:
- Após a escrita do relato, os alunos trocarão os relatos entre sim, com o objetivo de ler e opinar sobre o texto do colega. Caso, todos os alunos tenham manifestado seus relatos orais, o professor poderá pedir que os textos não sejam assinados para que o colega tente adivinhar a quem pertence o texto.
- Os relatos serão devolvidos aos autores para que, com a ajuda do professor, façam a revisão textual e se necessário, passados a limpo.
5º passo:
- O professor planejará com a turma a exposição dos relatos (que precisa ter a aprovação do aluno) no mural e para isso, um título para essa exposição deverá ser escolhido.
Recursos Educacionais
Vídeo do Portal: História de um Brasil Alfabetizado – parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9872
Nome | Tipo |
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Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I | Vídeo |
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O relato oral ou escrito será o instrumento utilizado pelo professor para avaliar o desempenho e aprendizagem dos alunos.
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