15/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
* Diferenciar seres vivos dos não vivos (da natureza).
* Compreender que determinados ambientes não se tornam vivos só porque tem seres vivos neles.
Os alunos devem ser capazes de compreender o que é um organismo e o conceito de ciclo de vida.
INTRODUÇÃO
Todos os seres são formados por matéria. O que distingue um ser vivo de um ser bruto ou não-vivo, em primeiro lugar, é a composição química. Na matéria viva, certos elementos químicos estão sempre presentes em grande proporção, como o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O) e o nitrogênio (N) que, junto com vários outros elementos, em menores quantidades, formam substâncias muito complexas (chamadas genericamente de substâncias orgânicas), que constituem os seres vivos. Uma pedra é formada por muitas porções invisíveis aos nossos olhos, chamadas moléculas. Cada molécula é formada por partículas chamadas átomos. A pedra não tem vida: considera-se, então, que ela é constituída de matéria bruta. Portanto, na matéria bruta não existe organização celular, ao contrário do que ocorre nos seres vivos.
Adaptado de: http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/apostila_seres_vivos-.pdf; http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_reconhecendo.htm (consultado em 13/10/09, às 14h50min).
ESTRATÉGIA
Nesta aula será usada uma atividade experimental para diferenciação de ser vivo de não vivo (será usada uma semente germinando e uma pedra).
DESENVOLVIMENTO
Atividade Experimental – Observando um feijão e uma pedra
Professor, antes de iniciar o assunto sobre os seres vivos e não vivos, peça que cada aluno plante um feijão. Você poderá fornecer a eles as sementes, ensinando como eles devem fazer este plantio. Entregue a cada um deles um pedaço de rocha e explique a eles que deverão deixar a pedra ao lado da semente em germinação. Deixe este experimento por alguns dias e oriente os alunos a observarem o que acontece com a semente em germinação e com a pedra até que a nova planta atinja certo nível de desenvolvimento. Peça que os alunos, ao observarem este experimento, anotem o que viram.
Definindo Conceitos
Num momento inicial da aula, entregue a cada aluno uma folha de papel e peça que eles desenhem de um lado o que para eles são seres vivos, e do outro lado o que são seres não vivos presentes na natureza.
Comece então uma discussão sobre as diferenças entre eles.
Quem são os seres vivos para vocês? O que vocês desenharam?
- O peixe vive na água e nada. O peixe é um ser vivo.
- O ser humano respira e anda. Então é um ser vivo.
- O gato é um animal doméstico, então também é um ser vivo.
O que vocês desenharam no lado dos seres não vivos na natureza?
- O peixinho do meu aquário que morreu.
- Uma pedra.
Professor, vá listando no quadro os seres não vivos da natureza e seres vivos que os alunos falarem.
Mas o que fez com que vocês desenhassem alguns animais como seres vivos, e outros itens como não vivos?
- Um respira e o outro não.
- Um come e o outro não.
- Um anda e o outro não.
Vocês listaram características importantes que diferenciam os seres vivos dos não vivos. No experimento que fizemos do feijão e da pedra, vocês devem ter anotado o que observaram de diferença entre eles. Quais foram as diferenças?
- O feijão cresceu e a pedra não.
- O feijão ficou diferente, apareceram folhinhas, enquanto a pedra não mudou nada.
- O meu feijão morreu rapidinho, e a pedra ficou do mesmo jeito de antes.
De acordo com o que vocês desenharam e com o que observaram do feijão e da pedra, vamos entender o que é um ser vivo e um ser não vivo. O mundo que nos rodeia está cheio de seres que podemos tocar com a mão. Olhando à nossa volta, vemos muitos seres, uns são seres vivos como: Animais e Plantas. Outros são seres nã o vivos como: água, pedras e ar. Os seres vivos são diferentes dos seres não vivos porque os primeiros: nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se, respiram e morrem.
Adaptado de: http://www.eb1-pera-moco.rcts.pt/Actividades.htm (consultado em 13/10/09, às 15h27min).
Os exemplos que vocês listaram de seres não vivos estão corretos, exceto o peixinho morto no aquário, pois ele possui capacidades dos seres vivos: nascem, crescem, reproduzem e morrem, o que representa um ciclo de vida. Como os seres vivos possuem estas capacidades, o animal, mesmo morto, ele um dia já teve as características de um ser vivo. Além disso, eles são feitos com materiais bem diferentes dos que são feitos uma pedra ou a areia, por exemplo, que são seres não vivos da natureza.
Eu disse que a água é um ser não vivo. Vocês concordam?
- Acho que a água é um ser vivo sim, pois se o peixe, que é um ser vivo, vive nela, é porque ela é um ser vivo também.
- Eu não concordo, pois a água não cresce e nem se alimenta.
Então a água não é um ser vivo, mas contém a vida. Isso porque ela é necessária para que haja vida. Alguns seres vivos vivem nela, como o peixinho, e outros podem bebê-la para sobreviverem, como nós. Isso acontece também com o solo e o ar, que não são seres vivos, mas muitos seres vivos precisam deles para sobreviverem, como por exemplo a minhoca, que precisa do solo para sobreviver, e a maioria das plantas que se fixam nele e dele retiram a água.
Concluindo, os seres vivos possuem características como movimentação voluntária (mesmo as plantas, que se movimentam muito lentamente), precisam de alimento para adquirirem energia, se reproduzem, dando origem a outros seres vivos da mesma espécie, envelhecem e morrem. Isto caracteriza um ciclo, chamado ciclo de vida, e apenas os seres vivos possuem ciclo de vida. Os seres não vivos não passam por este ciclo, não nascem, crescem, reproduzem e morrem.
Professor, como recurso adicional da aula, sugerimos a apresentação de um vídeo infantil do Castelo Rá-Tim-Bum, que mostra de forma divertida a diferença entre os seres vivos e não vivos.
Rá-Tim-Bum Professor Miguilim e Blundo - Seres Vivos: http://www.youtube.com/watch?v=scUHcIvIcAo (consultado em 13/10/09, às 16h21min).
OBS.: Professor, este vídeo apresenta objetos como seres não vivos. Você deve lembrar os alunos de que objetos não são considerados seres não vivos da natureza, já que foram transformados pelo homem. Lembrar que o foco desta aula é diferenciar os seres da natureza que são vivos e não vivos. O vídeo pode ser usado como uma discussão adicional da aula, mas não é a chave.
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, e entregue a cada grupo uma cartolina e algumas revistas com figuras. Peça que os grupos recortem figuras de seres vivos e não vivos e dividam o cartaz em duas partes. Os grupos deverão, então, colar as figuras que encontraram no cartaz, separando os seres vivos dos não vivos.
Desta forma, o professor poderá avaliar a construção de conhecimentos dos alunos acerca do assunto trabalhado, de forma divertida e lúdica.
Quatro estrelas 21 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/06/2013
Cinco estrelasMt Booa Me Ajudou Mt Vllw
24/03/2013
Quatro estrelasEstava em busca de idéias, e essa aula me fez compreender as idéias e proporcionar aos meu alunos uma aula mais dinâmica.
22/03/2013
Cinco estrelasmuito bom, vou aplicar futuramente com meus alunos
21/10/2012
Cinco estrelaseu gostei das orientações. são muito válidas. Os direcionamentos dados pelo portal estão bastante organizados de forma que os alunos participem promovendo uma aprendizagem significativa.
03/05/2012
Cinco estrelasAdorei.
11/04/2012
Cinco estrelasa ula foi muito maneira legal excelente. porque fala sobre o nosso corpo e ficamos cada vez mais ciente sobre o nosso corpo. só isso por enquanto.
09/03/2012
Cinco estrelasbom achei ótimo mais gostaria de saber mais eu tenho 11 anos e preciso fazer esse trabalho e ainda não achei nada muito obrigado usei algumas coisas dai mais se puderem me mandar por mail mail alguma coisa agrades seria muito !!
21/02/2012
Duas estrelasnao consegui direito entende eu queria saber sobre eles e nao sobre a pesquisa de vcs:)
07/02/2012
Quatro estrelasestá aula me ajudou bastante, fiz com os meus alunos, e foi ótima
22/11/2011
Cinco estrelasGOSTEI.MAS NÃO RESPONDEU A MINHA PERGUNTA. qual a diferença enter os seres não vivos ente si.?
06/10/2011
Cinco estrelasAchei muito claro e objetivo! trabalho com crianças de 5 a 6 anos e vou adaptar seu plano de aula à idade deles. ADOREI!!
28/09/2011
Cinco estrelasadorei a resposta agora sei que posso acessar mais vezes neste site, pois deu-me uma clara idéia do ser vivo e não vivo.
30/03/2011
Quatro estrelasO sunto sobre os seres vivo e não vivo e muito bom, tirei as minhas duvidas, e foi muito ultil para mim, só vei acresentar mais o meu conhecimento, por ter uma forma de esplicar simpres e objetiva.
26/03/2011
Cinco estrelasmuito bom
21/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula! Pretendo aplicar com os meus alunos etão logo o faça, voltarei aqui para dizer como foi... Obrigada.
27/02/2011
Cinco estrelasadorei seu planejamento!
21/02/2011
Cinco estrelasObrigado suas dicas me ajudaram muito.
27/09/2010
Quatro estrelasgostei da atividade experimental com o feijão e a pedra. Vou realizar com meus alunos.
17/06/2010
Cinco estrelasachei muito legal a aula sobre seres vivos
11/06/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula sobre seres vivos.
24/03/2010
Três estrelastava presisando desta aula para a escola vlw!!