25/10/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno, por meio desta aula, descreverá as funções das estruturas e dos órgãos envolvidos nos movimentos respiratórios (inspiração e expiração).
Anatomia do sistema respiratório
ATIVIDADES PROPOSTAS:
Professor, oriente o aluno no desenvolvimento desta atividade:
I. Com o auxílio de uma fita métrica meça o diâmetro do tórax do colega durante a inspiração (peito cheio de ar) e durante a expiração (esvaziamento do peito).
As medidas deverão ser tiradas entre colegas do mesmo sexo.
Faça as anotações:
Diâmetro do tórax na inspiração: _________
Diâmetro do tórax na expiração: __________
II. Esta atividade explora o recurso educacional abaixo:
1.Solicite ao aluno observar atentamente o movimento de entrada e saída de ar dos pulmões. Em seguida. os alunos deverão responder, individualmente, as seguintes questões:
1. Considere os componentes do sistema respiratório:
cavidade nasal - traquéia - bronquíolos - laringe - faringe - brônquios - alvéolos pulmonares
a. Escreva a sequência percorrida pelo ar inspirado:
b. Escreva a sequência percorrida pelo ar expirado:
2. Observando o recurso educacional, descreva o que se pede:
OBSERVAÇÕES REALIZADAS | INSPIRAÇÃO | EXPIRAÇÃO |
VOLUME DE AR NOS PULMÕES | ||
MOVIMENTO DO DIAFRAGMA | ||
VOLUME DA CAVIDADE TORÁCICA |
3. Com base nas observações realizadas elabore uma explicação para a alteração ocorrida na medida do diâmetro do tórax na inspiração e na expiração.
4. Analise os dados abaixo que descrevem a quantidade de alguns dos gases constituintes do ar inspirado e do ar expirado:
GASES AR INSPIRADO AR EXPIRADO
Oxigênio 21% 16%
Gás carbônico 0.04% 4%
Elabore uma explicação para a variação das taxas de oxigênio e de gás carbônico na inspiração e na expiração.
Nome | Tipo |
---|---|
Respiração pulmonar | Animação/simulação |
O aluno deverá elaborar um conceito para inspiração e para expiração utilizando os termos: pulmões, diafragma, volume torácico. Com base nesta elaboração o professor poderá avaliar a apropriação dos conceitos trabalhados nesta aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!