Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS

 

25/10/2009

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio desta aula, descreverá as funções das estruturas e dos órgãos envolvidos nos movimentos respiratórios (inspiração e expiração).

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Anatomia do sistema respiratório

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADES PROPOSTAS:

Professor, oriente o aluno no desenvolvimento desta atividade:
I. Com o auxílio de uma fita métrica meça o diâmetro do tórax do colega durante a inspiração (peito cheio de ar) e durante a expiração (esvaziamento do peito).
As medidas deverão ser tiradas entre colegas do mesmo sexo.
Faça as anotações:
Diâmetro do tórax na inspiração: _________
Diâmetro do tórax na expiração: __________

II. Esta atividade explora o recurso educacional abaixo:

Respiração pulmonar


1.Solicite ao aluno observar atentamente o movimento de entrada e saída de ar dos pulmões. Em seguida. os alunos deverão responder, individualmente, as seguintes questões:

1. Considere os componentes do sistema respiratório:
cavidade nasal - traquéia  - bronquíolos - laringe - faringe - brônquios - alvéolos pulmonares

a. Escreva a sequência percorrida pelo ar inspirado:
b. Escreva a sequência percorrida pelo ar expirado:

2. Observando o recurso educacional, descreva o que se pede:

MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS
  OBSERVAÇÕES   REALIZADAS       INSPIRAÇÃO         EXPIRAÇÃO
VOLUME DE AR NOS  PULMÕES
MOVIMENTO   DO   DIAFRAGMA
          VOLUME  DA  CAVIDADE             TORÁCICA

3. Com base nas observações realizadas elabore uma explicação para a alteração ocorrida na medida do diâmetro do tórax na inspiração e na expiração.

4. Analise os dados abaixo que descrevem a quantidade de alguns dos gases constituintes do ar inspirado e do ar expirado:


          GASES                              AR INSPIRADO                               AR EXPIRADO
        Oxigênio                                   21%                                               16%
    Gás carbônico                              0.04%                                               4%
     

Elabore uma explicação para a variação das taxas de oxigênio e de gás carbônico na inspiração e na expiração.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Respiração pulmonar Animação/simulação
Avaliação

O aluno deverá elaborar um conceito para inspiração e para expiração utilizando os termos: pulmões, diafragma, volume torácico. Com base nesta elaboração o professor poderá avaliar a apropriação dos conceitos trabalhados nesta aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.