25/10/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ALUNOS:
I. CONSTITUINTES DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO.
Observe atentamente o sistema reprodutor masculino:
Identifique as seguintes estruturas: testículos, epidídimo, canais deferentes, uretra, pênis, próstata, vesícula seminal.
Utilizando setas construa o trajeto que permita descrever:
a. o caminho percorrido pelo espermatozóide desde a sua produção até a ejaculação.
b. o caminho percorrido pelo espermatozóide no interior do corpo feminino quando ocorre a fecundação.
Observe atentamente o sistema reprodutor feminino:
Identifique as seguintes estruturas: vagina, útero, tubas uterinas, ovários.
Utilizando setas construa o trajeto que permita descrever:
a. o caminho percorrido pelo óvulo quando não ocorre fecundação.
b. o caminho percorrido pelo óvulo quando há fecundação.
II. FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO:
1. Ainda com base na observação do recurso responda:
a. Órgãos que produzem espermatozóides:
b. Órgãos que produzem óvulos:
c. Órgãos onde ocorre a fecundação:
d. Órgão onde o embrião se desenvolve:
2.Explique porque a vasectomia (corte dos canais deferentes) e a laqueadura (corte e amarração das tubas uterinas) são métodos contraceptivos.
III. TRABALHANDO OS CONCEITOS: O professor deverá solicitar aos alunos a pesquisa no livro didático para a realização da atividade.
Complete as frases:
________________é o encontro de gametas (óvulo e espermatozóide), na tuba uterina. Apenas um dos milhões de espermatozóides penetra no óvulo.
_________________é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação.
_________________é a liberação do sêmem, geralmente, através de um órgão copulador.
________________ocorre quando não há fecundação e o óvulo é eliminado pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa uterina.
Nome | Tipo |
---|---|
Sistema reprodutor feminino | Animação/simulação |
Sistema urogenital masculino | Animação/simulação |
Instruções para o professor:
1. Apresente aos alunos as seguintes introduções:
n. 1: Tudo começou quando fui liberado dentro do canal vaginal. Olhei a minha volta e, iguais a mim, eram milhões...
n. 2: Quando dei por mim, estava na tuba uterina. Olhei a minha volta e estava completamente sozinho....
2. A proposta é que os alunos elaborem uma continuidade para a história iniciada, redigindo um texto, com no mínimo, 15 linhas.
3. Os alunos poderão optar pela introdução n. 1 ou n. 2.
4. Os textos serão lidos e apreciados pelo professor e pelos demais colegas.
5. Por meio da leitura, o professor poderá verificar a apropriação de conceitos e os possíveis equívocos serão retomados para esclarecimentos e correção.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/04/2013
Cinco estrelasGostei bastante! Ajudará bastante no teste!
01/12/2011
Cinco estrelasaula foi otima adoreeei as aulas acho q vou consiqui nota boa
08/06/2011
Cinco estrelasGostei bastante! Ajudará bastante no planejamento de aulas!
27/11/2010
Três estrelasGostei da aula, acredito que conseguiu obter bons resultados.
09/11/2010
Cinco estrelasmuito bom, me ajudou bastante na prova, é um ótimo material p/ estudo.
15/07/2010
Duas estrelasAcredito que só observar dá conta do aprendizado para alguns, outros alunos precisam manusear outros desenhar.