12/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Aprender atividades da ginástica rítmica. Confeccionar os aparelhos “maças” e fitas com material alternativo. Aprender elementos básicos da ginástica rítmica, tais como lançamentos, recuperações, giros. Explorar os aparelhos realizando giros, saltitos, lançamentos etc, e conhecer os ritmos do seu corpo e do corpo do colega.
Não é necessário conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo os aparelhos da ginástica rítmica.Recursos: Vídeos da Ginástica Rítmica
http://www.youtube.com/watch?v=WTli_CsnWss
Vídeo Fitas:
http://www.youtube.com/watch?v=iTaCqsW3egc
Vídeo Maças:
http://www.youtube.com/watch?v=ACx4LVSIfp8
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) irá reproduzir os vídeos acima. Neste momento, o(a) professor(a) destacará as imagens, ações, elementos como os giros, saltitos, lançamento, arremessos e manuseios dos aparelhos. Professor(a) dê ênfase aos vídeos que demonstram os aparelhos maças e fitas, pois estes serão destaque no último momento da aula.
Atividade 2: Confeccionando os aparelhos: “Maças” e “Fitas”
Recursos:
1. Para construir 10 maças: 5 cabos de vassoura, 10 garrafas pet de 600 ml, fita crepe e areia.
2. Para construir 20 fitas: 20 fitas de cetim ou outro material semelhante - papel crepom - (4 a 6 cm de largura e 5 m de comprimento), 20 palitos de churrasco (30 a 40 cm de comprimento), fita crepe.
Obs.: Na aula anterior peça aos alunos para trazerem as garrafas pet. Antes da aula corte os cabos de vassoura ao meio.
Duração: Aproximadamente de 40 a 50 minutos
Descrição: Divida a turma em dois grupos. Cada grupo será responsável pela confecção de um aparelho. Distribua o material e dê as instruções circulando nos grupos.
Instruções:• Para construção das “Maças”:
- Pegue as garrafas e coloque areia dentro;
- em seguida, pegue o cabo de vassoura e encaixe dentro da garrafa até que fique firme;
- por último, passe fita crepe envolvendo parte da garrafa e do cabo de vassoura.
Obs.: Caso o cabo de vassoura não encaixe dentro do bico da garrafa, afine-o com um estilete. É importante o teste ser feito antes do início da aula.
Fonte: Arquivo Pessoal
• Para construção das “Fitas”:
- Pegue a fita de cetim e pregue na ponta do palito de churrasco com a fita crepe.
Fonte: Arquivo Pessoal
Atividade 3: Experimentando os aparelhos
Recursos: Aparelhos confeccionados
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Após a confecção dos aparelhos, tendo como referência os vídeos, deixe os(as) alunos(as) experimentarem os aparelhos. Com sua ajuda, demonstre movimentos básicos do aparelho “maças”: lançamentos (para o alto, para o colega, lançando uma maça, duas maças, etc.), recuperações (em pé, sentado, de joelho), pequenos círculos, batidas no chão, etc. Das “fitas”: serpentinas, espirais, lançamentos e recuperações, movimentos em oito, etc. Incentive os alunos a criarem movimentos novos e recriarem os já conhecidos.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Utilize um local aberto para possibilitar os arremessos e lançamentos dos aparelhos. Incentive atividades em roda.
Quanto ao Corpo do Colega: No momento em que os(as) alunos(as) estiverem criando e reproduzindo os movimentos com os aparelhos, incentive-os a realizarem movimentos em duplas, trios e grupos maiores.
Quanto ao Material: Deixe os(as) alunos(as) explorarem da forma que deseja rem o material. A confecção é uma alternativa mais barata e acessível para conseguir os aparelhos, uma vez que os mesmos possuem preços altos e muitas vezes de difícil acesso.
Professor(a), esta aula possibilita infinitas formas de avaliação. Dessa forma, tente fazê-la de forma consistente e processual. Faça as seguintes indagações a si mesmo durante todo o tempo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Realizam perguntas a respeito dos vídeos? Estão envolvidos na construção dos aparelhos? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Estão envolvidos? Já vivenciaram as práticas em outros espaços? Relatam o que aprendem? dentre outras. Faça essas indagações com os(as) alunos(as) no intervalo entre as atividades.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais atividades acharam mais interessantes? Como foi confeccionar e experimentar os aparelhos? Foi difícil confeccionar os aparelhos? Como avaliam a própria participação durante a aula? Peça sugestões para a aula posterior.
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/09/2013
Cinco estrelasmuito obrigado vocês me ajudaram muito !!
24/10/2012
Cinco estrelasFantastico! já servirá pro meu trabalho escolar, ajudará muito, obrigado!
28/09/2012
Cinco estrelasexcelente
27/09/2012
Cinco estrelasachei muito bom,vou tentar fazer
13/08/2012
Quatro estrelasOlá, meu nome é vitoria tenho 12 anos e eu quero sugestões de como fazer os seguintes materiais: corda arco com 80 a 90 cm de diametro bola de borracha, de 18 a 20 cm de diametro;peso minimo de 400 gr
13/10/2011
Quatro estrelasA falta de material nas escolas nos possibilita a sermos mais criativos e com sua aula nao poderia ser diferente. Usou varios recursos para desenvolver da melhor forma possivel a sua aula. Parabens Professor foi muito bom.Na maioria das vezes nos deparamos com essa situação e jamais poderemos deixar de trabalhalhar por falta de material. PARABENS
09/09/2011
Cinco estrelasmuito bom vou tentar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
25/07/2011
Cinco estrelasexelente
12/05/2011
Três estrelasGostei Muito. Vou tentar confeccionar e me diverti... Valeu!!!
27/09/2010
Cinco estrelasmto boa muito instrutiva meu alunos utilizaram muito