12/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Aprender a respeito das corridas de resistência, seus conceitos e formas de manifestação. Experimentar novas formas de correr. Conhecer por meio da corrida os limites do seu corpo e do corpo do outro durante a corrida.
Não é necessário conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Aprendendo o conceito de resistência – Cabo de Guerra
Recursos: Corda
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em dois grupos. Em um local espaçoso (de preferência gramado) o professor irá propor a brincadeira do cabo de guerra. Coloque uma fita no meio da corda e divida o campo, deixando uma equipe em cada lado. Deixe-os brincarem. Logo em seguida, enfatize o que representa uma equipe conseguir segurar a corda sem deixar seus membros deslocarem para frente. Nesse caso, faça a seguinte colocação: Resistência é a capacidade de resistir a uma força por um determinado tempo. Quando mais tempo consigo suportar uma determinda força, mais resistência possui o corpo. Professor(a), você pode explicitar outras situações de resistência, enfatizando o corpo, tal como nas corridas de longa distância.
Atividade 2: Resistência do Corpo
Duração: aproximadamente 20 minutos
Descrição: Nesta atividade divida os(as) aluno(as) em duplas. Cada dupla irá dar as mãos e farão força um contra o outro. Enfatize que ambos terão que resistir ao máximo a força que o companheiro estiver realizando sobre ele. Novamente, enfatize a questão da capacidade de resistência de um corpo quando submetido a uma determinada força. Nesse caso, a força que ambos fazem para vencer a resistência do outro.
Atividade 3: Corrida da fita na cintura
Recursos: 4 fitas de pano de aproximadamente 3m x 10cm.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Faça 4 equipes e peça-os para formarem filas. Distribua a fita para o segundo de cada fila. Em seguida, oriente para que o segundo de cada fila envolva a fita na cintura do colega que está a frente (primeiro da fila). O companheiro da frente, ao sinal, irá correr com toda a força e deslocando seu corpo para frente. Enquanto isso, o companheiro que está atrás irá fazer força para que o companheiro da frente desloque com a menor velocidade possível. Destaque junto aos alunos que para deslocar com maior velocidade e em um menor espaço de tempo o corpo necessita suportar por mais tempo (resistir) a força que o companheiro de trás realiza ao segurar a fita e exercerá também uma força maior. Coloque que Força e Resistência estão lado a lado ao pensarmos na capacidade de suportar determinada tarefa.
Atividade 4: Corrida de Resistência
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Cronômetro
Descrição: Nesta atividade proponha uma corrida de resistência. Organize um espaço onde os alunos possam correr por determinado período. Estabeleça o tempo de 10 minutos e peça para todos correrem. Ao final observe quais conseguiram chegar até o final do tempo. Ao final faça uma roda com os(as) alunos(as) e discuta a proposta. Coque questões como: por que consegui ou não consegui completar os 10 min correndo? O que faltou? Resistência? Força? O que posso fazer para melhorar minha resistência? Como isso é feito? Etc.
Obs. Como proposta de avaliação, peça aos alunos que forem terminando observarem os seu colegas no momento da corrida.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Na atividade do cabo de guerra é interessante ser utilizado em um campo gramado ou de areia. Se possível, faça uma atividade de corrida na areia e outra em um espaço cimentado ou até mesmo gramado e faça comparações usando o conceito de resitência.
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 é possível acrescentar uma outra atividade, a Queda de Braço. A mesma possibilitará os(as) alunos(as) compreende rem os aspectos da resistência do corpo. Professor(a), explore as diversidades corporais do s alunos nas atividades, realizando duplas de menino e meninas, mais alto com mais baixo, mais magro com mais gordo etc.
Quanto ao Material: Na atividade 3 é possível utilizar um elástico com as mesmas dimensões da fita.
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Há cooperação entre eles? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias? Estão envolvidos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras. Faça essas indagações com os(as) alunos(as) no intervalo entre as atividades.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais atividades acharam mais interessantes? Como foi a corrida com a fita na cintura? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades: cabo de guerra, resistências do corpo (queda de braço caso seja realizada), corrida da fita, corrida de resistência? Peça sugestões para a aula posterior.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/03/2012
Cinco estrelasmuito bom,excelente espetacular
11/04/2011
Quatro estrelasGostei muito da sua aula, me deu muita ajuda na hora de preparar meu trabalho!!!
11/04/2011
Cinco estrelasParabéns!!!!!bom trabalho . Sou uma futura professora de educação física e adorei seu trabalho. Parabéns.
25/03/2011
Cinco estrelasameiii *--*
04/08/2010
Cinco estrelasÉ sempre um desafio o trabalho de conceitos tão importantes como força, resistência e mesmo as demais capacidades físicas de uma forma prática. Essa aula tem essa proposta bem trabalhada e nos enche de idéias! Obrigada por compartilhar!