23/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Estas aulas procuram estimular a reflexão dos alunos sobre sua trajetória e criar um estimulo para ampliar e consolidar a auto-estima.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Aula interativa;
Uso do Laboratório de Informática e de Vídeo disponível na Internet;
Utilização de cartolinas e material fotográfico.
O professor deverá sugerir, na aula anterior, que os alunos tragam fotos da sua infância e dos momentos atuais. A atividade proposta é propiciar uma reflexão sobre a vida de cada um (Fig. 1) e, por isso a importância da fotografia. Contudo, se os alunos não tiverem as fotos, também poderão trazer objetos que lembrem a infância e que marcam o momento presente.
Figura 1 – Imagem de um rolo de filme. Disponível em: http://lh5.ggpht.com/_MzaZN9Lh7rk/Sla0bI6K-SI/AAAAAAAAAPw/NFO5o0RZTKQ/rolo-de-filme.jpg
Acesso em: 20 Out. 2009.
Em seguida, sugerimos que o professor apresente o vídeo "Veja Cinema: O Contador de Histórias" (Fig. 2), de 6 minutos e 37 segundos, postado abaixo, que retrata a vida de Roberto Carlos Ramos, um menino que aos seis (6) anos de idade foi levado pela mãe para ser interno de uma instituição oficial, que segundo a propaganda da televisão, preparava doutores.
Recurso:
http://www.youtube.com/watch?v=pAJfktB0id0
Figura 2 - Imagem do vídeo
Acesso em: 20 Out. 2009
Sugerimos ainda, que o professor apresente aos alunos o site (abaixo), ou peça para que eles pesquisem sites na internet, que traz a sinopse do filme, a história da vida deste personagem real etc.
http://wwws.br.warnerbros.com/ocontadordehistorias/site/
É importante que os alunos, após a exibição do vídeo e leitura da sinopse deste, discutam sobre estes - o que acharam da história, o que acharam do que foi mostrado sobre a vida do Roberto Carlos Ramos, sobre o final da história etc.
Sugerimos que o professor peça para os alunos que se sentirem à vontade, mostre a fotografia ou objeto que trouxe, e fale sobre esta - a que momento da vida se refere, qual a sua importância, que sentimentos ela traz (saudades, alegrias...) etc.
Em seguida, com as fotografias e ou objetos pessoais, peça que os alunos dividam a cartolina em três partes nomeando-as como passado, presente e futuro. Feito isto, peça que eles preguem as fotografias ou os objetos pessoais que se referem ao passado no espaço destinado a ele, no presente as respectivas fotos e objetos e por fim, deixem em branco o campo destinado ao futuro. Disponibilize tempo suficiente para que os alunos desenvolvam o projeto e aproveitem para conversar entre si (com os colegas de sala de aula) trocando histórias e experiências.
Com as cartolinas prontas (com os objetos colados/fixados) os alunos deverão apresentar para a turma sua trajetória, contando os fatos do passado e os acontecimentos do presente em uma apresentação criativa (Fig. 3). Após a apresentação do passado e do presente instigue os alunos a projetar ações para o futuro.
Figura 3 – Apresentação criativa com música e cartolinas. Disponível em: http://www.lereumaviagem.com.br/blog/wp-con tent/uploads/2008/10/2008%2010%2015%20EJA%20do%20Col%C3%A9gio%20Santa%20Cruz%20-%20S%C3%A3o%20Paulo%20-%20SP%20-%20CBMMM.jpg
O professor poderá finalizar a atividade sugerindo a produção de uma redação cujo o tema poderá ser: "minha vida daria um filme," no qual o aluno conta suas histórias, mas também projeta ações para o futuro.
Além disso, os alunos poderão reunir-se em grupos de 4 pessoas e compor uma peça teatral, com ajuda e supervisão do professor, na qual a vida deles seriam retratadas, apontando as semelhanças e diferenças entre cada um dos personagens (os autores da história), bem como o projeto de futuro, suas possibilidades.
Neste momento, o professor poderá retomar o vídeo apresentado no início destas aulas, chamando a atenção dos alunos para a importância dos sonhos em nossas vidas, de se acreditar e lutar por eles; de que somos autores de nossa própria história, somos os protagonistas deste filme que esta sendo construído dia a dia, sendo que o final desta história dependerá de nós, das escolhas que fazemos no presente...
Ressaltamos que é importante o professor favorecer que os alunos percebam sua trajetória - suas vitórias, dificuldades etc., mas, principalmente, suas possibilidades futuras!!
A avaliação deverá recair sobre o envolvimento da turma na atividade, valorização do grupo às conquistas individuais e a capacidade de relacionar os acontecimentos do passado com as atividades do presente e futuro.
Quatro estrelas 27 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/04/2011
Quatro estrelasOtimo!Bem detalhada a aula,é o que realmente precisamos para ajudar nossos professores,principalmente os que leciona EJA.
10/04/2011
Cinco estrelasAs propostas de atividades da aula são ótimas, leva os alunos a uma viagem interior: o que já viveu, o que está vivendo e que vai viver, despertando o desejo de investir no futuro. Parabéns!
25/03/2011
Quatro estrelasA aula foi ótima. Sensibiliza os educandos e educadores para qualidade da educação.
25/03/2011
Cinco estrelasAssisti o video e adorei
26/02/2011
Cinco estrelasMuito bem, sua aula está ótima! Com certeza enriquecerá o aluno em vários fatores de sua vida. parabens!
25/01/2011
Cinco estrelasParabéns, Kátia! Achei muito criativa e relevante sua aula. Acredito que deve ter motivado muito os alunos a trabalharem esses conteúdos.
29/12/2010
Cinco estrelasParabéns!!! Sua aula está excelente com tema bastante relevante.Vc adotou uma sequencia didática excepcional. Valeu!!!!
16/12/2010
Cinco estrelasQue aula maravilhosa, parabéns. Esse resgate das nossas raízes, da nossa história, nos incentiva a acreditar na educação. Quando realmente nos disposmo a entender o outro e a fazer o melhor.
10/12/2010
Quatro estrelasParabens,é uma aula belíssima,pois resgata a ética do ser humano,levantando ainda a auto estima das pessoas relacionando a capacidade de cada um como pessoa.
09/12/2010
Quatro estrelasOla professora Kátia achei muito interessante sua aula, pois usando uma metodologia mais clara e objetiva, faz com que o aluno se interesse pela aula e aprenda com mais facilidade,trabalhar com mídias faz com que o aluno tenha mais interação tanto com a aula, como tambem com os colegas da sala de aula fazendo assim trabalhos em grupo sem muitas dificuldades.Portanto o mundo digital está cada vez mais evoluido, cabe as escolas juntos com os professores preparar seus alunos para o mundo digital.
08/12/2010
Quatro estrelasOlá professora sua aula é muito interesante para nos ajudar nos projetos de sala de aula buscando preparar para projetar diante das renovações existente no mundo atual, e nos preparar para formar cidadão, preparando para o mundo digital e saber preparar os nossos alunos para ingressar no mundo temporanio, buscando o interesse para o processo educacional. desta forma procuramos pesquisar aulas interessante como a sua que nos proprciona sugestões muito interessante a ser considerados no dia a dia.
08/12/2010
Três estrelasParabens a sua aula é muito enteressante trazer as inovações para sala de aula, faz com que o aluno participe mais da aula, e aprenda com mais facilidade.Onde o professor juntos com os alunos pode criar projetos diante das novas tecnologias,pois quando usamos a mídia a sala de aula se torna mais envolvente, podendo assim ser trabalhada em deferentes áreas envolvendo deversas disciplinas de forma interativa diante das novas tecnologias. Antonia Francisca de Souza antonia.francisca2010@bol.com.
03/12/2010
Quatro estrelasTemas que valorizam a as atitudes das pessoas devem ser mais utilizados pelas escolas, parabéns!
25/11/2010
Quatro estrelasA promoção do futuro nos favorece perspectivas de vida melhor. Muito bom o tema. Parabéns!
17/11/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula que aborda uma questão fundamental para nós, como sociedade brasileira. Quando passo este filme para meus alunos, digo que o Roberto Carlos tinha tudo para dar errado e, no entanto, deu certo. Por que? Porque houve uma aposta de que as pessoas podem mudar dadas as condições para tal. As pessoas podem se reconstruir e aí então entra o papel dos Outros significativos: a professora, a família, o tutor, enfim, autoestima, identidade, produção e reprodução de si, tudo aí.
06/11/2010
Cinco estrelasParabéns! Achei muito interessante sua aula. Aulas assim fazem a diferença de uma aula tradicional,apenas o aluno sendo ouvinte. Sou apaixonada por aulas com dramatizações e essa temática é fundamental para eles vivenciarem um pouco mais a realidade deles.
25/10/2010
Cinco estrelasA sugestão é interessante e rica, pois uma das maiores dificuldades que encontramos, é fazer com que o aluno reconheça seu potencial. falo issso por trabalhar em regiões periféricas, onde o aluno recebe uma carga de desmotivação muito grande. Nós educadores devemos nos nortear com aulas deste tipo, levando o cidadão a pensar que ele pode, ele consegue e ele vence. Ainda vale a pena sonhar!! Gustavo Fassarella.
20/10/2010
Três estrelasParabéns! Pessoas com a sua sensibilidade e compromisso com a Educação é que as nossas escolas estão precisando para mellhorar o ensino em nosso País.
14/10/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante, pois existem muitos alunos com baixa estima, essa troca que a aula poderá proporcionar irá fazer com que o aluno perceba que todos tem dificuldades mas também vitórias e não podemos desistir nos primeiros obstáculos que por ventura vier a acontecer em nossa vida.
23/09/2010
Cinco estrelasAchei muito importantae essa sujestão de aula, pois é uma forma de conhecermos nossos alunos através de seu passado e presnete, e assim, fica mais fácil trabalha-los de forma a subsidiar os mesmo na obtençãod e seus objetivos, levando em consideração suas palavras em sua apresentação. É uma forma de tentar perceber o que nossos alunos esperam de nós enquanto escola e enquanto seres humanos capazes de orientá-los para um futro mais promissor.
22/09/2010
Três estrelasGostei muito de sua aula, pois deixa os educandos escolherem os caminhos aos quais querem concretizarem seus objetivos finais, onde com criatividade, exposição de idéias são os principais pontos a serem explorados.
21/09/2010
Cinco estrelasParabéns, gostei muito, acredito que o uso das tecnologias transforma a sala de aula.
06/07/2010
Cinco estrelasSão muito interessantes as atividades sugeridas pois proporciona o resgate do passado, a reflexão do presente e as perspectivas para o futuro. O filme escolhido também é muito bom e as propostas exigem interação, comunicação e criatividade.
24/03/2010
Três estrelasCreio que esta realidade de identidade pode ser muito bem trabalhada com os educandos do campo, por serem estes os sujeitos de muitas fé, assim sendo adaptarei estas ideias para nossa realidade local do campo.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante as sugestões dos videos, poderei recriar aulas para os alunos do 5º ano. E uma sugestão que os educadores devem trabalhar com os alunos. Estimular os alunos a projetarem seus sonhos, ideais e metas é de fundamental importancia
24/03/2010
Quatro estrelasPROMOVER UMA VISÃO DE FUTURO E PRINCIPALMENTE DE UMA VIDA MELHOR PODE SER UM BOM COMEÇO!
24/03/2010
Quatro estrelasEstas são atividades ótimas a serem realizadas.