Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O filme da vida!!

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas procuram estimular a reflexão dos alunos sobre sua trajetória e criar um estimulo para ampliar e consolidar a auto-estima.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa;

  • Uso do Laboratório de Informática e de Vídeo disponível na Internet;

  • Utilização de  cartolinas e material fotográfico.

Motivação

O professor deverá sugerir, na aula anterior, que os alunos tragam fotos da sua infância e dos momentos atuais. A atividade proposta é propiciar uma reflexão sobre a vida de cada um (Fig. 1) e, por isso a importância da fotografia. Contudo, se os alunos não tiverem as fotos, também poderão trazer objetos que lembrem a infância e que marcam o momento presente.

Figura 1 – Imagem de um rolo de filme. Disponível em: http://lh5.ggpht.com/_MzaZN9Lh7rk/Sla0bI6K-SI/AAAAAAAAAPw/NFO5o0RZTKQ/rolo-de-filme.jpg

Acesso em: 20 Out. 2009.

Em seguida, sugerimos que o professor apresente o vídeo "Veja Cinema: O Contador de Histórias" (Fig. 2),  de  6 minutos e 37 segundos, postado abaixo, que retrata a vida de Roberto Carlos Ramos, um menino que aos seis (6) anos de idade foi levado pela mãe para ser interno de uma instituição oficial, que segundo a propaganda da televisão, preparava doutores.

Recurso:

http://www.youtube.com/watch?v=pAJfktB0id0

undefined

Figura 2 - Imagem do vídeo

Acesso em: 20 Out. 2009

Sugerimos ainda, que o professor apresente aos alunos o site (abaixo), ou peça para que eles pesquisem sites na internet, que traz a sinopse do filme, a história da vida deste personagem real etc.

http://wwws.br.warnerbros.com/ocontadordehistorias/site/

É importante que os alunos, após a exibição do vídeo e leitura da sinopse deste, discutam sobre estes - o que acharam da história, o que acharam do que foi mostrado sobre a vida do Roberto Carlos Ramos, sobre o final da história etc.

Atividade 1

Sugerimos que o professor peça para os alunos que se sentirem à vontade, mostre a fotografia ou objeto que trouxe, e fale sobre esta - a que momento da vida se refere, qual a sua importância, que sentimentos ela traz (saudades, alegrias...) etc.

Em seguida, com as fotografias e ou objetos pessoais, peça que os alunos dividam a cartolina em três partes nomeando-as como  passado, presente e futuro. Feito isto, peça que eles preguem as fotografias ou os objetos pessoais que se referem ao passado no espaço destinado a ele, no presente as respectivas fotos e objetos e por fim, deixem em branco o campo destinado ao futuro. Disponibilize tempo suficiente para que os alunos desenvolvam o  projeto e aproveitem para conversar entre si (com os colegas de  sala de aula) trocando histórias e experiências.

Atividade 2

Com as cartolinas prontas (com os objetos colados/fixados) os alunos deverão apresentar para a turma sua trajetória, contando os fatos do passado e os acontecimentos do presente em uma apresentação criativa (Fig. 3). Após a apresentação do passado e do presente instigue os alunos a projetar ações para o futuro.

Figura 3 – Apresentação criativa com música e cartolinas. Disponível em: http://www.lereumaviagem.com.br/blog/wp-con tent/uploads/2008/10/2008%2010%2015%20EJA%20do%20Col%C3%A9gio%20Santa%20Cruz%20-%20S%C3%A3o%20Paulo%20-%20SP%20-%20CBMMM.jpg

O professor poderá finalizar a atividade sugerindo a produção de uma redação cujo o tema  poderá ser: "minha vida daria um filme," no qual o aluno conta suas histórias, mas também projeta ações para o futuro.

Além disso, os alunos poderão reunir-se em grupos de 4 pessoas e compor uma peça teatral, com ajuda e supervisão do professor, na qual a vida deles seriam retratadas, apontando as semelhanças e diferenças entre cada um dos personagens (os autores da história), bem como o projeto de futuro, suas possibilidades.

Neste momento, o professor poderá retomar o vídeo apresentado no início destas aulas, chamando a atenção dos alunos para a importância dos sonhos em nossas vidas, de se acreditar e lutar por eles; de que somos autores de nossa própria história,  somos os protagonistas deste filme que esta sendo construído dia a dia, sendo que o final desta história dependerá de nós, das escolhas que fazemos no presente...

Ressaltamos que é importante o professor favorecer que os alunos percebam sua trajetória - suas vitórias, dificuldades etc., mas, principalmente, suas possibilidades futuras!!

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre o envolvimento da turma na atividade, valorização do grupo às conquistas individuais e a capacidade de relacionar os acontecimentos do passado com as atividades do presente e futuro.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 27 calificaciones

  • Cinco estrelas 13/27 - 48,15%
  • Quatro estrelas 10/27 - 37,04%
  • Três estrelas 4/27 - 14,81%
  • Duas estrelas 0/27 - 0%
  • Uma estrela 0/27 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Elidina Sousa Silva, ESCOLA MUNICIPAL MENANDRO MINAHIM , Bahia - dijo:
    elidina-wg@hotmail.com

    24/04/2011

    Quatro estrelas

    Otimo!Bem detalhada a aula,é o que realmente precisamos para ajudar nossos professores,principalmente os que leciona EJA.


  • rosangela novaes de farias couto, NTE - SÃO PEDRO DA ALDEIA , Rio de Janeiro - dijo:
    rosangelafcouto@gmail.com

    10/04/2011

    Cinco estrelas

    As propostas de atividades da aula são ótimas, leva os alunos a uma viagem interior: o que já viveu, o que está vivendo e que vai viver, despertando o desejo de investir no futuro. Parabéns!


  • MARILAND AMANAJAS DUARTE DA SILVA, ESC EST PROF ESTHER DA SILVA VIRGOLINO , Amapá - dijo:
    mariland.amanajas@iepa.ap.gov.br

    25/03/2011

    Quatro estrelas

    A aula foi ótima. Sensibiliza os educandos e educadores para qualidade da educação.


  • ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA, CRISTIAN E HACK CARDOZO ESC EDUC ESP , Paraná - dijo:
    rosimquintela@hotmail.com

    25/03/2011

    Cinco estrelas

    Assisti o video e adorei


  • Janete Gomes do Amaral Guerreiro, ESCOLA ESTADUAL ERNESTO PENAFORT , Amazonas - dijo:
    jane.doamaral@hotmail.com

    26/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito bem, sua aula está ótima! Com certeza enriquecerá o aluno em vários fatores de sua vida. parabens!


  • Elza Maria da Luz, SECRTARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA , Tocantins - dijo:
    elzaluz53@gmail.com

    25/01/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, Kátia! Achei muito criativa e relevante sua aula. Acredito que deve ter motivado muito os alunos a trabalharem esses conteúdos.


  • maria Rosilei \Oliveira dos Santos ornelas, ESCOLA MUNICIPAL BRINCANDO E APRENDENDO , Bahia - dijo:
    rosileiornelas@gmail.com

    29/12/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Sua aula está excelente com tema bastante relevante.Vc adotou uma sequencia didática excepcional. Valeu!!!!


  • maria jane selma banes trindade, Secretaria Municipal de Educação de MANAUS , Amazonas - dijo:
    mariajane.trindade@gmail.com

    16/12/2010

    Cinco estrelas

    Que aula maravilhosa, parabéns. Esse resgate das nossas raízes, da nossa história, nos incentiva a acreditar na educação. Quando realmente nos disposmo a entender o outro e a fazer o melhor.


  • Ana Paula Rodrigues Tavares, EMEF EUFLAUDIZIA RODRIGUES , Paraíba - dijo:
    paularodrigues.tavares@yahoo.com.br

    10/12/2010

    Quatro estrelas

    Parabens,é uma aula belíssima,pois resgata a ética do ser humano,levantando ainda a auto estima das pessoas relacionando a capacidade de cada um como pessoa.


  • Maria do Socorro de Brito Alves, EMEF NOSSA SRA DO CARMO , Paraíba - dijo:
    mbritoalves2010@bol.com.br

    09/12/2010

    Quatro estrelas

    Ola professora Kátia achei muito interessante sua aula, pois usando uma metodologia mais clara e objetiva, faz com que o aluno se interesse pela aula e aprenda com mais facilidade,trabalhar com mídias faz com que o aluno tenha mais interação tanto com a aula, como tambem com os colegas da sala de aula fazendo assim trabalhos em grupo sem muitas dificuldades.Portanto o mundo digital está cada vez mais evoluido, cabe as escolas juntos com os professores preparar seus alunos para o mundo digital.


  • Francilene Batista Barbosa Maciel, EMEF CAETANO CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE , Paraíba - dijo:
    lene.b.b.m@bol.com.br

    08/12/2010

    Quatro estrelas

    Olá professora sua aula é muito interesante para nos ajudar nos projetos de sala de aula buscando preparar para projetar diante das renovações existente no mundo atual, e nos preparar para formar cidadão, preparando para o mundo digital e saber preparar os nossos alunos para ingressar no mundo temporanio, buscando o interesse para o processo educacional. desta forma procuramos pesquisar aulas interessante como a sua que nos proprciona sugestões muito interessante a ser considerados no dia a dia.


  • Antonia Francisca de Souza, EMEF HENRIQUE JOSE CAVALCANTI , Paraíba - dijo:
    Antonia.francisca2010@bol.com.br

    08/12/2010

    Três estrelas

    Parabens a sua aula é muito enteressante trazer as inovações para sala de aula, faz com que o aluno participe mais da aula, e aprenda com mais facilidade.Onde o professor juntos com os alunos pode criar projetos diante das novas tecnologias,pois quando usamos a mídia a sala de aula se torna mais envolvente, podendo assim ser trabalhada em deferentes áreas envolvendo deversas disciplinas de forma interativa diante das novas tecnologias. Antonia Francisca de Souza antonia.francisca2010@bol.com.


  • Marta Blanco Alcantara, ESC EST JOAQUIM NABUCO , Amapá - dijo:
    martab805@gmail.com

    03/12/2010

    Quatro estrelas

    Temas que valorizam a as atitudes das pessoas devem ser mais utilizados pelas escolas, parabéns!


  • Maria Elza da Silva Santos, ESCOLA MUNICIPAL MAJOR HORTENCIO DE BRITO , Rio Grande do Norte - dijo:
    marielzaacari@hotmail.com

    25/11/2010

    Quatro estrelas

    A promoção do futuro nos favorece perspectivas de vida melhor. Muito bom o tema. Parabéns!


  • Ângela Spesiali Aroeira, Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen , Minas Gerais - dijo:
    asaroeira@yahoo.com.br

    17/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula que aborda uma questão fundamental para nós, como sociedade brasileira. Quando passo este filme para meus alunos, digo que o Roberto Carlos tinha tudo para dar errado e, no entanto, deu certo. Por que? Porque houve uma aposta de que as pessoas podem mudar dadas as condições para tal. As pessoas podem se reconstruir e aí então entra o papel dos Outros significativos: a professora, a família, o tutor, enfim, autoestima, identidade, produção e reprodução de si, tudo aí.


  • Silvia Chaves da Silva, ESC EST RIVANDA NAZARE DA S GUIMARAES , Amapá - dijo:
    Schavesdasilva@gmail.com

    06/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Achei muito interessante sua aula. Aulas assim fazem a diferença de uma aula tradicional,apenas o aluno sendo ouvinte. Sou apaixonada por aulas com dramatizações e essa temática é fundamental para eles vivenciarem um pouco mais a realidade deles.


  • GUSTAVO LUIZ GRECCO FASSARELLA, EEEF CLUBE DO BOSQUE , Espírito Santo - dijo:
    fassarella123@hotmail.com

    25/10/2010

    Cinco estrelas

    A sugestão é interessante e rica, pois uma das maiores dificuldades que encontramos, é fazer com que o aluno reconheça seu potencial. falo issso por trabalhar em regiões periféricas, onde o aluno recebe uma carga de desmotivação muito grande. Nós educadores devemos nos nortear com aulas deste tipo, levando o cidadão a pensar que ele pode, ele consegue e ele vence. Ainda vale a pena sonhar!! Gustavo Fassarella.


  • Margareth Macedo Lima, ESC EST ANTONIO CORDEIRO PONTES , Amapá - dijo:
    malucas47@hotmail.com

    20/10/2010

    Três estrelas

    Parabéns! Pessoas com a sua sensibilidade e compromisso com a Educação é que as nossas escolas estão precisando para mellhorar o ensino em nosso País.


  • Maria de Jesus Bertoldi, BOM JESUS E E E FUND , Paraná - dijo:
    bebertoldi@hotmail.com

    14/10/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante, pois existem muitos alunos com baixa estima, essa troca que a aula poderá proporcionar irá fazer com que o aluno perceba que todos tem dificuldades mas também vitórias e não podemos desistir nos primeiros obstáculos que por ventura vier a acontecer em nossa vida.


  • Nayara Lima, E.E.F.M.Emanuel - Choró CE , Ceará - dijo:
    nayaralimadossantos@yahoo.com.br

    23/09/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito importantae essa sujestão de aula, pois é uma forma de conhecermos nossos alunos através de seu passado e presnete, e assim, fica mais fácil trabalha-los de forma a subsidiar os mesmo na obtençãod e seus objetivos, levando em consideração suas palavras em sua apresentação. É uma forma de tentar perceber o que nossos alunos esperam de nós enquanto escola e enquanto seres humanos capazes de orientá-los para um futro mais promissor.


  • Ana Michele Carvalho da Silva, ESCOLA ESTADUAL CRISTIANO ARAUJO PIRES , Mato Grosso - dijo:
    anamichele.silva@hotmail.com

    22/09/2010

    Três estrelas

    Gostei muito de sua aula, pois deixa os educandos escolherem os caminhos aos quais querem concretizarem seus objetivos finais, onde com criatividade, exposição de idéias são os principais pontos a serem explorados.


  • Tatiane Galvão Monteiro, NTE - MACAPÁ , Amapá - dijo:
    tatiane.nte@gmail.com

    21/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, gostei muito, acredito que o uso das tecnologias transforma a sala de aula.


  • Maria Elenilze Rezende , E.E. São Domingos Sávio , Sergipe - dijo:
    elenilzerezende@yahoo.com.br

    06/07/2010

    Cinco estrelas

    São muito interessantes as atividades sugeridas pois proporciona o resgate do passado, a reflexão do presente e as perspectivas para o futuro. O filme escolhido também é muito bom e as propostas exigem interação, comunicação e criatividade.


  • Miqueias da Costa Pinto, E M E F PROF ROSSILDA FERREIRA , Pará - dijo:
    miqueias_bvr@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Creio que esta realidade de identidade pode ser muito bem trabalhada com os educandos do campo, por serem estes os sujeitos de muitas fé, assim sendo adaptarei estas ideias para nossa realidade local do campo.


  • JUDINEIDE DOMINGOS CAMPOS DE SOUZA, ESC DE 1 GRAU MONSENHOR JOAQUIM HONORIO , Rio Grande do Norte - dijo:
    judineidedomingos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante as sugestões dos videos, poderei recriar aulas para os alunos do 5º ano. E uma sugestão que os educadores devem trabalhar com os alunos. Estimular os alunos a projetarem seus sonhos, ideais e metas é de fundamental importancia


  • LEILA CRISTIANE FERRARI KROHN , ESC EST ENS MED NILZA CORREA PEREIRA , Rio Grande do Sul - dijo:
    leila.krohn@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    PROMOVER UMA VISÃO DE FUTURO E PRINCIPALMENTE DE UMA VIDA MELHOR PODE SER UM BOM COMEÇO!


  • Lígia Cristino Barreto, EEPG PEDRO NECA , Mato Grosso - dijo:
    licrisb3@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Estas são atividades ótimas a serem realizadas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.