20/11/2009
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
O aluno irá compreender e visualizar as propriedades do Cilindro como um sólido de rotação.
Cilindros são sólidos geométricos com bases paralelas, congruentes e circulares.
Entender o Cilindro como um sólido de rotação permite que o aluno se aproprie das suas propriedades e possa explorá-las no seu cotidiano.
Enlatados, Rolos, Embalagens possuem normalmente a forma cilíndrica. Por ter bases paralelas e congruentes podem ser empilhados e por ser um corpo redondo se encaixa melhor na mão, é mais fácil de ser fabricado pela sua estrutura lateral e tem a propriedade de rolar!
Discuta com os seus alunos o conceito de Cilindro. Dê exemplos de objetos que você tenha em mãos e na classe, faça-os pensar sobre as propriedades de sua forma! Peça exemplos sobre sólidos que possuem essa forma que eles conhecem e suas utilidades.
Para trabalhar a teoria dessa aula produzimos um aplicativo feito no programa Geogebra (este é um software livre que pode ser baixado no site www.geogebra.com ou então no Banco Internacional do MEC http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538. Depois de baixá-lo, Não se esqueça de ins talar este programa em cada um dos computadores).
Porém, para abrir o aplicativo é preciso estar online e acessar o link:
http://www.objetivomogi.com.br/Thais/geometria/espacial/cilindro/index.html
E siga suas instruções. Observe que no Applet temos duas partes: à esquerda um PowerPoint que trabalha a teoria do conteúdo e à direita um objeto de Geometria dinâmica feita com o Geogebra. Vá seguindo as instruções do PowerPoint!
Professor, você pode usar esse Applet em Aula utilizando um projetor e você mesmo manipulando, ou então levar os alunos para a sala de informática para que cada aluno manipule, ao seu tempo, o objeto. Ou ainda, indique este site para seus alunos consultarem em casa a teoria vista em sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Para ajudar a visualização espacial dos objetos matemáticos é importante explorar imagens, por isso segue dicas interessantes de exploração:
http://www.rau-tu.unicamp.br/~luharris/geo2/server.swf
Para avaliação o professor pode propor ao aluno que escolha uma embalagem com a forma cilindrica, use instrumentos para medir suas dimensões e usando a fórmula construída na aula, calcule seu volume e confronte com o valor descrito na embalagem.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/05/2011
Cinco estrelasParabéns! Nunca vi um site tão completo em tudo. Excelente! Dez Estrelas para os professores e toda Equipe inseridos neste maravilhoso Trabalho Educacional. PARABÉNS! Abraços, Conceição.