21/11/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Aula 1 (50 m)
Atividade
O gênero discursivo a ser trabalhado nessa aula trata-se da Charge.Para motivar os alunos para a leitura de charges, o professor deverá lhes perguntar se eles gostam de textos que criticam, de forma irônica e por meio do humor, os problemas sociais.
Os alunos devem ter conhecimento de a Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.
As charges costumam ser publicadas, geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da Internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas elaboradas em linguagem flash.
Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre esse gênero, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, realizarem uma pesquisa sobre o assunto e terem acesso a charges animadas na internet.
Disponíveis nos sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge
http://www.animatunes.com.br/animacoes/
Aula 2 (50m)
Atividade
Em sala de aula, o professor deverá entregar algumas cópias de charges aos alunos e fazer-lhes a seguinte observação: para que o leitor se divirta com a leitura de uma charge, é preciso que ele esteja a par da situação cultural – conhecimento prévio de mundo – que a charge expõe, bem como dos recursos lingüísticos nela presentes.
A seguir, o professor deverá solicitar aos alunos que façam a leitura das charges (1, 2, 3,4,5,6,7 e 8) a eles apresentadas, respondendo às questões propostas.
CHARGE 1
http://tirocerto.homestead.com/charges.html
CHARGE 2
Charge 3
Charge 4
Charge 5
http://chargesprotestantes.blogspot.com/2008/02/violncia-domstica.html
Charge 6
http://www.palavras.blog.br/2009/06/quem-e-o-sujeito-charge.html
Charge 7
http://www.futuroprofessor.com.br/wp-content/uploads/2009/03/ensino-publica-charge-de-amancio.jpg
Charge 8
http://4.bp.blogspot.com/_nlpp_8vZxes/SeOYefLlNLI/AAAAAAAADKw/XREpsQrsI80/s400/charge-greveprof.jpg
Questões sobre as charges:
1. O que é uma charge e qual a sua finalidade?
2. Qual é o conhecimento prévio de mundo necessário para que o leitor se divirta com:
a. charges 1, 2.
b. charges 3 e 4.
c. charge 5.
d. charge 6.
d. charges 7 e 8.
3. Observe todas as charges (1 a 8).
a. Explique cada uma delas. O que elas criticam?
4. O humor da charge é produzido pela associação de elementos lingüísticos e de elementos visuais.
Descreva cada uma das charges, de modo a indicar os aspectos visuais bem como o(s) elemento(s) lingüístico(s) que provocam humor em cada uma delas.
AULA 2
Produção de Texto
O professor deverá solicitar aos alunos que elaborem charges. Os temas sugeridos podem ser os mesmos abordados nas charges estudadas, quais sejam: ensino público, política, violência doméstica, desarmamento e violência urbana.
Importante: Professor, você deve lembrar ao aluno que, quando o cartunista desenha/ produz uma charge, ele expõe o seu ponto de vista sobre um determinado tema.
A avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das atividades escritas. Em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta, qual seja: criar uma charge usando os recursos da linguagem verbo-visual para expor uma crítica pessoal sobre determinado tema, criticando-o por meio de humor.
Importante: os textos criados pelos alunos sob a orientação do professor serão expostos no mural da sala de aula ou em outro lugar apropriado.
Quatro estrelas 16 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/04/2015
Cinco estrelasPlanejamento super adequado à realidade atual, significativo para os alunos.
30/03/2015
Cinco estrelasApós observar a leitura e análise de charges pude compreender melhor esse gênero textual que é suma importância na formação de leitores críticos e também trabalhar com charges é uma forma de deixar o aluno a par situações sociais cotidianas e ao mesmo tempo fazendo isso de forma lúdica.
28/06/2013
Cinco estrelasos charges e os deveres sao bem divertidos, eu mi amarro nisso!!!!!!!!
28/06/2013
Três estrelasmuito divertido, adorei!!!!!!!!!!!
18/02/2013
Cinco estrelasgostei muito da sugestão da atividade vou aplicar ena turma do EJA
27/11/2012
Cinco estrelasbeim legal noa 10:}
01/09/2012
Cinco estrelasA atividade merece merito pois não são todas as pessoas que conseguem trabalhar com questões abertas, em que não há receita pronta. Parabéns pelo estudo.
19/06/2012
Cinco estrelasAdorei todo o conteúdo.Me acrescentou muito no meu material selecionado para minhas aulas nas minhas turmas.
28/03/2012
Cinco estrelasVery good! :)
04/06/2011
Cinco estrelasExcelente aula...vou aplicar com certeza...
28/04/2011
Cinco estrelasExcelente a aula sobre charge! Eu juntamente com o meu grupo do programa Pibid adaptamos e aplicamos as atividades sobre charge com alunos de 8ª série, 1º e 2º anos de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Básico Irmão José Otão. Além deles compreenderem a proposta desse gênero textual, se divertiram com as charges porpostas pela atividade.
11/03/2011
Cinco estrelasAdorei!!!!! Estou trabalhando o tema charge com alunos da EJA e não tinha muita experiencia em como ministrar essa aula. agora me sinto mais segura.
18/10/2010
Cinco estrelasExcelente aula! Nesta aula o professor poderá explorar além do gênero discursivo a intencionalidade contida nas charges. As atividades foram elaboradas de maneira organizada e criativa dispertando o interesse do aluno em realizá-las. Considero muito interessante a sugestão de pesquisa realizada pelos alunos no laboratório de informática. Parabéns!
02/10/2010
Cinco estrelasGostei muito da sugestão de aula. Fiquei feliz por voces compartilharem. Estou justamente trabalhando charge com aluno da 1ª fase do 3º ciclo ( 6ª série) refernte ao meio ambiente.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei, gosto de trabalhar com charges, porque é uma maneira de trabalhar um gênero textual que está presente na realidade do aluno e que explora a interpretação, conhecimento de mundo do aluno e ainda seu senso crítico...recomendo!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente forma de diversificar as aulas e motivar os alunos.