30/10/2009
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
· Conceituar e reconhecer figuras equivalentes;
· Construir triângulos equivalentes.
· Traçados de retas paralelas, com o par de esquadros;
· Traçado de altura de triângulo.
· Construção da mediatriz, com régua e compasso;
· Área de figuras planas.
Professor, use o tangran para introduzir o conceito de que duas figuras planas são ditas equivalentes quando possuem áreas iguais. Para saber mais sobre o tangran visite a página:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/artedosmosaicos/atividade6/atividade6.htm
Você também pode usar o recurso adicional:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10604?locale=es
Feita a introdução, desenhe no quadro um triângulo e relembre a fórmula da área de triângulos, pois como sabemos, ela é a base para a resolução gráfica de problemas de equivalência de figuras planas. Relacione altura do triângulo com distância entre reta e ponto (lado do triângulo com seu vértice oposto). Trace uma paralela à base do triângulo, pelo seu vértice oposto, e mostre que podemos obter infinitos triângulos equivalentes movimentando o vértice do triângulo pela paralela.
Utilize exercícios como os disponíveis na página: http://www.marciaanaf.pro.br/Equivalencia%20de%20figuras%20planas.pdf
ATIVIDADE PRÁTICA:
Peça aos alunos que pesquisem, ou entregue a eles, uma figura que represente a planta-baixa de uma residência em formato retangular. Eles devem desenhar outra planta, distribuindo os cômodos em um outro formato de construção, porém mantendo a mesma área construída.
Avalie a aprendizagem dos alunos pelas observações feitas durante a aula, e pela resolução dos exercícios propostos, levando em consideração os seguintes critérios:
· Se o aluno planeja a resolução de problemas considerando todas as respostas possíveis;
· Se aplica os lugares geométricos na resolução de problemas métricos.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/10/2012
Quatro estrelasgostei muito criativo
29/05/2010
Cinco estrelasFiquei contente em saber que este material foi aproveitado. Tenho muito mais, se precisar entre em contato.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula foi bem planejada. Pois, ela permite que o aluno possa se utilizar de várias situações do cotidiano para tirar suas próprias conclusões.
24/03/2010
Cinco estrelasachei bem original. Usa a percepção do aluno para o entendimento do assunto.