17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
-Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo
-Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e compartilhá-lo.
-Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
-aula interativa
-vídeo
-exposição de idéias
-debate
-interpretação de documento
-redação
1º Passo:
- O professor motiva os alunos para assistirem o vídeo ”Histórias de um Brasil alfabetizado” dizendo que irão conhecer personagens diferentes que contam histórias também diferentes. O que será que esses personagens tem em comum com vocês?
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I
2º Passo
- Assistir o vídeo-30 minutos.
3º Passo:
- Resgatando as histórias de vida:
Com um mapa do Brasil, o professor vai recordando uma a uma das histórias apresentadas no vídeo, localizando os estados que aparecem nas histórias.
1º História:
Local: Nazaré da Mata-Estado de Pernambuco – Zona Rural.
Personagens principais: Edigenilson
Professora Ana Nery
Atividade Econômica predominante: Plantação de cana de açúcar.
O que dificulta os estudos: cansaço do trabalho.
Estimulo: vontade de melhorar de vida.
Valor que dão à cultura do lugar-O maracatu
Manifestação cultural: Maracatu Rural-Maracatu de Baque Solto.
2º História:
Local:Belém-Estado do Pará-Zona Urbana
Principais Personagens:Vanuzia de Castro
Antônio de Castro
Ana Novais
Professora Selma Santos
Atividades econômicas diversas.
O que dificulta os estudos:machismo
Pré-conceito
Trabalho infantil
Estimulo:vontade de melhorar de vida
Manifestação cultural: dormir em rede.
3º História:
Local:Favela Complexo da Maré-Rio de Janeiro-Estado do Rio de Janeiro-Zona Urbana.
Principais Personagens: Flávia Elias
Paula Elias
José Oliveira
Professora Aline Andrade
Atividade Econômica: diversas
O que dificulta o estudo:violência
Estimulo: Vontade de melhorar de vida.
- Proporcionar aos educandos um momento de reflexão sobre o vídeo e para tal discute com os alunos as seguintes questões:
-Será que o Edigenilson nasceu em Nazaré da Mata?
-Como a professora Ana Nery vê seus alunos?
-Comente sobre a cultura do local-o maracatu
- a briga de galo
-Comente sobre a labuta do canavieiro:-jornada de trabalho
-exploração por não saber ler.
- A importância da Carteira de trabalho.
-Edigenilson começou sua luta no canavial como clandestino. Ele não tinha carteira
profissional. Mas será que esse documento é mesmo importante?
3º Passo:
- Ler para os alunos o texto
Carteira de Trabalho
A carteira de trabalho é o documento de identidade do trabalhador.
Serve também como registro do histórico de sua vida profissional.
Na carteira o empregador anota informações importantes sobre o trabalhador, como o dia em que começou e que parou de trabalhar,o salário e seus aumentos,as férias ,o seguro desemprego e outras anotações importantes.
Fonte: Cartilha do trabalhador em quadrinhos-ANAMATRA
- O professor após a leitura esclarece as palavras que os alunos tiveram dúvida.
- O professor propõe a realização das seguintes atividades:
-Copie no caderno o trecho que conta o que é a Carteira de trabalho.
-Copie do texto as informações que contém na Carteira de trabalho.
a-
b-
c-
d-
- Se você já tem sua carteira de trabalho, complete os dados abaixo:
Nome:__________________________________
Local de nascimento:____________________________Est____________ Data__________
Filiação________________________________________________
Doc nº ____________________________________
Data de Emissão_____________________________ DRT_____________
4º passo:
O professor produz coletivamente um cartaz com informações s obre a carteira prof issional, que deverá ser exposto na sala. Veja algumas ideias para esse cartaz:
Idade para requerer a carteira:Igual ou superior a 14 anos.
Documentos necessários: comprovante de residência.
Documento que contenha informações necessárias ao preenchimento da qualificação civil: Nome
Local/estado de nascimento
Filiação
Nome, nº do documento e órgão emissor
Duas fotos 3x4 fundo branco,colorida ou em preto e branco recentes.
Onde requerer a carteira: Procurar em sua cidade : Gerência Regional do Ministério do Trabalho
Agências Regionais do Ministério do trabalho
Prefeitura.
5º Passo:
Vamos falar agora do casal Vanuzia e Antônio.
-Onde trabalham e moram?
-Quais os motivos da falta de estudo? Será machismo?
Será preconceito?
Será trabalho infantil?
Ou tudo isso? ( ouvir os alunos)
-O que o estudo trouxe de bom para a felicidade do casal?
-A personagem Ana Novais fala que quem sabe ler não dá o seu saber para os outros.O que ela queria dizer com esta frase?
-O que fica de bom para vocês da história de Vanuzia e o marido?
6º Passo:
Onde se passa a terceira história?
-Sobre o que Flávia fala?
-Na sua opinião, o que mais contribuiu para a Flávia,com 22 anos,não freqüentar ainda a escola?
-Você acha que ela sente falta da escola?-
-E Paula, o que você tem para falar sobre ela?
- Fale sobre o personagem José Oliveira.
7º Passo :
- Propor aos alunos a contarem suas histórias de vida e para isso organizará com a turma A HORA DO CONTO.
- Realizar a HORA DO CONTO.
Nome | Tipo |
---|---|
Histórias de um Brasil alfabetizado - parte I | Vídeo |
- Cartilha do trabalhador em quadrinhos ANAMATRA(Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho)
- Site do Ministério do Trabalho -www.mte.gov.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A HORA DO CONTO é um instrumento para o professor avaliar a aprendizagem dos alunos.
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