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O ar atmosférico - Conhecendo esse bem invisível.

 

24/11/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer o ar atmosférico, mediante um experimento simples; - Observar o ar atmosférico e reconhecer sua presença; - Levantar hipóteses sobre o fato ocorrido. - Relatar as observações e argumentar.
Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conchecimento básicos de ciências naturais.
Estratégias e recursos da aula

Caro professor (a)

Para o ensino fundamental, é importante trabalhar os fenômenos e manifestações da natureza, de maneira que os alunos possam desenvolver sua percepção do espaço geográfico. A partir de conceitos básicos, os alunos poderão agregar experiências para posteriormente desenvolverem relações e conexões mais avançadaas na contrução do espaço geográfico.

Dentre os vários fenômenos naturais, um quesito muito importante é o ar atmosférico. Solidificando esse conhecimento os alunos poderão no futuro fazer relações mais elaboradas, relativamente a problemas como o efeito estufa ou dos regimes climáticos. Estamos, então, no momento de trabalhar os fundamentos com nossos educandos.

O ar atmosférico é composto por uma mistura de gases, 78% de gás nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,97% de gases nobres (hélio, radônio, xenônio, neônio, argônio, criptônio) e 0,03% de dióxido de carbono (gás carbônico).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1083/imagens/composicao-do-ar.jpg

Um fato interessante de se observar é que a composição do ar varia conforme a latitude.
Ao contrário do que se pensa, além de gases, nele se encontram também vapor de água, partículas sólidas e poluentes.
O ar expirado durante o processo respiratório nos animais contém, aproximadamente, 4,5% de dióxido de carbono.

Caro professor, para saber mais visite:

www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1083/imagens/ar1.JPG

Outra opção é baixar direto para seu computador o artigo disponível em:

www.auditoriaambiental.com.br/artigos/10.pdf

Com um simples experimento sistematizado, pode-se trabalhar bem com os alunos a percepção do ar atmosférico, que mesmo invisível é fundamental para a manutenção da vida.

Os materiais necessários são:

- 1 balde pequeno;
- 1 copo de plástico;
- algodão.

Estratégias

Iniciar uma conversa com os alunos sobre o ar, perguntando:

O que é o ar?

Como vocês o percebem?

Do que o ar é composto?


  A partir das respostas, o professor indaga:

Como poderíamos provar a existência do ar?


  Registrar na lousa as diferentes respostas dos alunos.


  Realizar o seguinte procedimento para o experimento:

- Encher o balde com água.
- Colocar o algodão no fundo do copo.
- Mergulhar o copo com a boca voltada para baixo, cobrindo-o totalmente.
- Retirar o copo na mesma posição.
- Observar, analisar e levantar hipóteses sobre o fato de ter entrado água no copo e não ter molhado o algodão.

Esse é o momento de questionar as impressões do alunos sobre o experimento, leve-os a pensar os porques de o algodão não ter sido molhado pela água mesmo que o copo tenha sido inserido no balde.

Outra sugestão simples é usar um saco plástico ou balão cheio de ar e solicitar que os alunos descrevam o que estão vendo.

Sugere-se a leitura e impressão do roteiro de experimento, disponível no Portal do Professor:

 

 

 

Incentivar a busca de novos experimentos simples, que possam comprovar algumas propriedades do ar, tais como expansão e compressão, pressão e tensão superficial, dentre outros.

Ressalta-se que é fundamental consolidar o conceito de ar atmoférico, pois este será a base para o entendimento de muitos outros fenômenos como qualidade do ar, as emissões de queimadas, dentre outros.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4943 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5687
Avaliação
Sugere-se como avaliação a execução e descrição dos experimentos sugeridos mediante relatório.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • rebeca, Rússia - dijo:
    rebequinhadedeus@hotmail.com

    05/06/2012

    Cinco estrelas

    muitoooo legal eu concordooo com a leticia legal mesmooo mais devia ter mais né coloca mais sobre ar atmosferico porque agente gosta de saite bjs bjs fuii.....


  • leticia dantas, escola municipal luis lindenberg , Rio de Janeiro - dijo:
    ladyleticia_dantas@hotmail.com

    18/10/2011

    Cinco estrelas

    eu achei a aula muito explicativa,não estive com dúvida em nenhum momento da aula.Podia ter mais matéria sobre o ar atmosférico!! bjs,bjs!


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