24/11/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Caro professor (a)
Para o ensino fundamental, é importante trabalhar os fenômenos e manifestações da natureza, de maneira que os alunos possam desenvolver sua percepção do espaço geográfico. A partir de conceitos básicos, os alunos poderão agregar experiências para posteriormente desenvolverem relações e conexões mais avançadaas na contrução do espaço geográfico.
Dentre os vários fenômenos naturais, um quesito muito importante é o ar atmosférico. Solidificando esse conhecimento os alunos poderão no futuro fazer relações mais elaboradas, relativamente a problemas como o efeito estufa ou dos regimes climáticos. Estamos, então, no momento de trabalhar os fundamentos com nossos educandos.
O ar atmosférico é composto por uma mistura de gases, 78% de gás nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,97% de gases nobres (hélio, radônio, xenônio, neônio, argônio, criptônio) e 0,03% de dióxido de carbono (gás carbônico).
Um fato interessante de se observar é que a composição do ar varia conforme a latitude.
Ao contrário do que se pensa, além de gases, nele se encontram também vapor de água, partículas sólidas e poluentes.
O ar expirado durante o processo respiratório nos animais contém, aproximadamente, 4,5% de dióxido de carbono.
Caro professor, para saber mais visite:
www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp
Outra opção é baixar direto para seu computador o artigo disponível em:
www.auditoriaambiental.com.br/artigos/10.pdf
Com um simples experimento sistematizado, pode-se trabalhar bem com os alunos a percepção do ar atmosférico, que mesmo invisível é fundamental para a manutenção da vida.
Os materiais necessários são:
- 1 balde pequeno;
- 1 copo de plástico;
- algodão.
Estratégias
Iniciar uma conversa com os alunos sobre o ar, perguntando:
O que é o ar?
Como vocês o percebem?
Do que o ar é composto?
A partir das respostas, o professor indaga:
Como poderíamos provar a existência do ar?
Registrar na lousa as diferentes respostas dos alunos.
Realizar o seguinte procedimento para o experimento:
- Encher o balde com água.
- Colocar o algodão no fundo do copo.
- Mergulhar o copo com a boca voltada para baixo, cobrindo-o totalmente.
- Retirar o copo na mesma posição.
- Observar, analisar e levantar hipóteses sobre o fato de ter entrado água no copo e não ter molhado o algodão.
Esse é o momento de questionar as impressões do alunos sobre o experimento, leve-os a pensar os porques de o algodão não ter sido molhado pela água mesmo que o copo tenha sido inserido no balde.
Outra sugestão simples é usar um saco plástico ou balão cheio de ar e solicitar que os alunos descrevam o que estão vendo.
Sugere-se a leitura e impressão do roteiro de experimento, disponível no Portal do Professor:
Incentivar a busca de novos experimentos simples, que possam comprovar algumas propriedades do ar, tais como expansão e compressão, pressão e tensão superficial, dentre outros.
Ressalta-se que é fundamental consolidar o conceito de ar atmoférico, pois este será a base para o entendimento de muitos outros fenômenos como qualidade do ar, as emissões de queimadas, dentre outros.
Nome | Tipo |
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Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/06/2012
Cinco estrelasmuitoooo legal eu concordooo com a leticia legal mesmooo mais devia ter mais né coloca mais sobre ar atmosferico porque agente gosta de saite bjs bjs fuii.....
18/10/2011
Cinco estrelaseu achei a aula muito explicativa,não estive com dúvida em nenhum momento da aula.Podia ter mais matéria sobre o ar atmosférico!! bjs,bjs!