11/02/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Com uma determinada Copa do Mundo já disputada ou a ser disputada, podemos estudar a História e a geopolítica dos países participantes e do país sede nos aspectos sociais, culturais e econômicos.
É preciso um conhecimento prévio de como foi a história do Brasil nesse torneio de futebol, a origem da Copa, critérios de participação dos países e o modo de disputa desse torneio internacional.
Em épocas de Copas do Mundo vários meios de comunicação (revistas, jornais e canais esportivos) divulgam reportagens sobre as Copas já realizadas e a Copa que se aproxima.
O site da Revista Placar especializado em futebol internacional e nacional poderá auxiliar sua pesquisa sobre a próxima Copa do Mundo a ser disputada na África do Sul em 2010.
Caro docente, para saber mais sobre as Copas que já aconteceram e as suas histórias visite o link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_Futebol
Estratégias de Ensino.
Alguns assuntos dos países que disputam a Copa do Mundo podem ser estudados em sala de aula veja alguns exemplos:
Com o Mapa mundi em sala podemos mostrar a localização de um país em relação ao Brasil ou a outro.
Qual continente pertence determinado país.
História e Fatos Recentes dos países.
Extensão e dimensão territorial.
População, nacionalidade e origens.
Economia (Indústria, Agrária, Pontos Turísticos).
Cultura (curiosidades, Idioma, Moeda, personalidades).
Para realizar uma pesquisa sobre os assuntos sugeridos utilize o link abaixo:
Na primeira aula podemos começar falando a respeito do futebol. Qual o time preferido de cada aluno (a) nome de jogadores que eles (as) conhecem, para abrir o horizonte de conhecimento sobre o assunto.
Daí pode se falar sobre a história da Copa do Mundo, como ela surgiu, quem são os participantes, como a Copa é disputada.
Caro(a) Professor(a) sabendo que a Copa é disputada por 32 países que se classificam através das Eliminatórias, e os 32 países são divididos em 8 grupos com 4 países, você pode dividir a turma em 8 grupos deixando cada grupo responsável pela pesquisa de 4 países
Você também pode dividir a turma em grupos e cada grupo se responsabiliza sobre a pesquisa dos países indicado por critérios a livre escolha (sorteio, perguntando aos alunos qual grupo gostaria de trabalhar, ou quais países. São sugestões).
Cada grupo de alunos deverá trazer para os demais grupos os conhecimentos que adquiriram com a pesquisa realizada, sobre a história, da população, números de habitantes, extensão territorial, as atividades econômicas, as culturas, e os fatos recentes dos países que disputaram ou disputarão uma determinada Copa.
Podemos desenvolver a elaboração das tabelas (países por continentes, Idioma dos países, e outros), dimensão territorial dos países comparando as dimensões de outros países e cidades.
Ver a relação diplomática que a Copa traz .
Podemos até fazer reflexões sobre os assuntos que envolvem e envolveram uma Copa do Mundo.
Observar com os alunos os motivos políticos que influenciaram em certas partidas das Copas do Mundo ( Portugal X Angola em 2006 -colonizador e colônia; EUA x Irã em 1998 - conflito político; Argentina X Inglaterra em 1986 - Guerra das Malvinas)
Pesquisar os contextos e as conjunturas históricas que cada Copa ficou inserida - Crise de 1929; Segunda Guerra Mundial; Regime Militar, Guerra Fria e outros.
Refletir sobre a relação mundial com o evento tendo em vista aspectos globais, um exemplo: Porque a FIFA tem mais países filiados que a ONU. Por que a Copa é de 4 em 4 anos.
Conhecer os nomes completos dos países, sua capital, moeda, idioma, população (habitantes, média de idade).
A segunda aula poderá ser destina para as produções dos alunos.
A terceira aula pode ser para a apresentação dos trabalhos produzidos pelos grupos de alunos.
Sobre a Histórias das Copas visite o link abaixo:
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI687127-EI5490,00.html
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/10/2013
Cinco estrelasAs estratégias são muito pertinentes.
31/07/2010
Cinco estrelasGostei muito. Estão de parabéns pela seleção de conteúdos. Foi pena eu não ter acessado antes.
03/06/2010
Cinco estrelasGostei muito, muito interessante é um tema que os alunos falam muito todos os alunos gostaram. PARABENS PELO TRABALHO!!!!!
26/05/2010
Cinco estrelasParabéns! Belo trabalho. Vou indicar para meus colegas. Abraços! Manoel Pinto.
24/05/2010
Quatro estrelasgostei muito, pois estou trabalhando com meus alunos sobre a copa do mundo e esse projeto vai me ajudar muito.
20/05/2010
Quatro estrelasEste projeto é muito bom ...
19/05/2010
Cinco estrelaspor coencidencia,estou trabalhando este assunto,mas agora vou ampliar mas alguma coisa sobre a historia e cultura do pais.
17/05/2010
Quatro estrelasGostei muito das aulas, vou utilizar com meus alunos muitas idéias suas.
17/05/2010
Quatro estrelasMuito bom pra ser trabalhado em sala cpois ele abre para o interdisciplinariedade.
13/05/2010
Cinco estrelasMuito legal, irei trabalhar nas aulas de informatica educativa.
23/04/2010
Quatro estrelasMuito boa sua proposta de trabalho
24/03/2010
Quatro estrelasBom trabalho. Um abraço
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, vou desenvolver um projeto utilizando quase todas as dicas.Um abraço xau