Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escrevendo pequenos textos sobre as crianças de hoje e de algum tempo atrás

 

20/11/2009

Autor y Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Expressar suas idéias por escrito, por meio da escrita de pequenos textos
- Ouvir e registrar idéias de terceiros
- Relacionar passado e presente
- Comparar aspectos do presente e do passado identificando transformações e permanências

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos sejam capazes de se concentrar para ouvir e que já tenham noção da escrita de palavras. Caso estes conhecimentos não estejam consolidados aproveite a oportunidade para trabalhá-los por meio da escrita coletiva ou se valendo de alunos mais experientes para funcionarem como escribas.

Estratégias e recursos da aula

Oferecer condições para que os alunos começem a estabelecer relações entre presente e passado é fundamental para favorecer o desenvolvimento do raciocínio histórico das crianças. Assim, é importante criar oportunidades para que os alunos reflitam sobre situações atuais vividas por eles para, em seguida, incetívá-los a reflexão sobre a mesma situação vivida por outras pessoas em épocas passadas. O dia da criança é um evento que pode ser aproveitado para favorecer reflexões nessa perspectiva.

I- Produzindo um pequeno texto: O que faz uma criança feliz atualmente


Inicie a aula com uma roda em que você conversará com a turma sobre o dia das crianças. Nesse sentido algumas perguntas podem ser lançadas, tais como: o que comemoramos dia 12 de outubro? Nesse dia vocês recebem cumprimentos das pessoas? Vamos relembrar alguns cumpriimentos que vocês já receberam? Parabéns! Felicidades! Feliz dia das crianças! Bem, esse último é o cumprimento mais comun não é? Então, vamos pensar: o que faz uma criança feliz nos dias de hoje? E o que faz você feliz no dia das crianças? E nos demais dias do ano?
Após essa discussão, professor, elabore uma atividade para que cada aluno escreva sua opinião. Veja o exemplo a seguir:


                           MEU NOME É______________________________________TURMA: 1º ANO _______

1)- ALGUMAS PALAVRAS FUGIRAM DE SEUS LUGARES NO TEXTO A SEGUIR. AJUDE A COMPLETAR O TEXTO ESCREVENDO AS PALAVRAS QUE FALTAM.


                                                                              DIA DAS_________________


HOJE É_______________________________, DIA ____ DE __________________ DE 2009. NA ____________________QUE VEM, ______________FEIRA, SERÁ DIA 12 DE OUTUBRO. NESSE DIA COMEMORAMOS O DIA DAS__________________________. VAMOS, ENTÃO, OUVIR MUITAS PESSOAS CUMPRIMENTANDO:
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!! FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!! FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!! FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!

MAS VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR O QUE TORNA O DIA DE UMA CRIANÇA FELIZ? NÃO SÓ O DIA 12 DE OUTUBRO, MAS TODOS OS 365 DIAS DO ANO FELIZES? ENTÃO: O QUE FAZ UMA CRIANÇA FELIZ? VOCÊ QUE É CRIANÇA, DÊ SUA OPINÃO, ESCREVENDO O QUE É PRECISO PARA LHE FAZER FELIZ TODOS OS DIAS:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

                       SE QUISER FAÇA UM DESENHO ILUSTRANDO SUAS PALAVRAS:

Alguns alunos tenderão a escrever apenas palavra soltas. Discuta a importância da frase para que o leitor entenda a idéia, ou no caso a opinião que quer apresentar. Você pode orientá-los então, a expressar sua opinião em forma narrativa ou de uma lista tal, como nos exemplos abaixo:


         Imagem elaboradas pela autora

                     Imagem elaboradas pela autora

Após todos terem escrito o pequeno texto, solicite que alguns alunos leiam sua opinião enquanto os outros escutam, coparam com a sua e identifiquem se há respostas semelhantes ou diferentes na turma. A partir das respostas redija no quadro-negro, junto com a turma, um pequeno texto, síntizando as opiniões e contando o que faz as crianças dessa turma feliz. Peça os alunos que façam a cópia no caderno. 

II- O que fazia nossos pais felizes quando eles eram crianças?

Após a copia do texto e sua leitura (feita por você ou pelos alunos) levante a questão: Será que sempre foi assim? O que fazia as crianças felizes em outras épocas, como por exemplo, quando os pais ou avós eram crianças?
Solicite, então, como dever de casa, que façam a pergunta - O que te fazia feliz quando você era criança?- para uma ou mais pessoas adultas de sua casa, de preferência para os pais. Oriente-os a anotar, além da resposta, o nome e a idade das pessoas que deram a resposta.
No dia estipulado para trazerem esse dever de casa, relembre-os da aula anterior, perguntando se lembram o que faz as crianças dessa turma feliz. E qual foi o motivo desse dever de casa. Peça-os, também, que releiam o texto que copiaram no caderno a esse respeito, relembrando a questão que ficou sem resposta na aula anterior: será que sempre foi assim? O que fazia nossos pais felizes quando eles eram crianças?
Convide-os então a responder a essa pergunta depois de escutarem as respostas dadas pelos familiares da turma. Após cada um ler suas respostas leve a turma a comparar com as respostas dadas por eles para irem percebendo se há semelhanças e diferenças, bem como, quais são elas.

Outra sugestão professor: você pode recolher as respostas dos alunos e fazer essa análise previamente para apresentar á turma, lendo apenas aquelas respostas que forem representativas do conjunto. Além disso poderá, de forma breve, falar sobre o gênero “entrevista”, dizer que o fizeram com os pais foi um tipo de entrevista e que ela consiste em alguém responder a perguntas, a respeito de um determinado tema.

Para finalizar essa aula, de acordo com o nível da turma, você pode solicitar que façam, com sua ajuda, um registro dessa última conversa, comparando as respostas da turma com a dos pais e/ou façam dois desenhos: um mostrando o que fazia as crianças felizes há alguns anos atrás e outro atualmente.

Avaliação

Observe se nos momentos de discussão e análise a turma, em geral, e cada aluno, individualmente, está se desenvolvendo quanto sua capacidade de expressar oralmente e por escrito suas idéias. Observe, também, se estão progredindo na cópia dos textos e na capacidade de ouvir as opiniões dos colegas e expressar a suas. Na discussão sobre as respostas trazida de casa observe se conseguem relacionar passado e presente, identificando, transformações e permanências.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.