20/11/2009
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nessa aula de arremessos os alunos poderão: confeccionar o próprio material para as aulas; conhecer e experimentar essa modalidade esportiva, geralmente pouco trabalhada na Educação Física escolar; aprender a medir as distâncias alcançadas pelos arremessos; perceber a relação entre a força aplicada na pelota e distância; vivenciar diferentes formas de arremessar as pelotas, percebendo facilidades e dificuldades de cada uma; aprender a elaborar as próprias regras de um jogo e de avaliação desse jogo.
Espaços: Espaço aberto e amplo (quadra, pátio, etc).
Materiais: Material para fazer as bolas/pesos: meias velhas ou bolas de tênis ou bolas velhas, areia, fitas de cetim, fita adesiva, cola.
Algumas dicas: Caso a sua escola tenha bolas velhas, furadas, que não mais são utilizadas em aulas, recicle o material utilizando-o para fazer, por exemplo, essas bolas para a prática do arremesso de peso em atletismo.
Os pesos oficiais para a prática dos arremessos costumam ser caros e não muito comuns nas nossas listas de materiais para as aulas de Educação Física. Uma idéia que proponho é a de construirmos nosso próprio material. É educativo, divertido e pode-se aproveitar o material em outras aulas, dá-los às crianças para brincarem em outros espaços, etc. Para isso, precisaremos de um desses tipos de bolas da figura ou quaisquer outras disponíveis, cheias de areia até o peso de 150g a 250g.
fonte: Caderno pedagógico 1 – Esporte na Escola em Tempo Integral – SEEJ e SEE/MG (2008?)
Com as bolas/pelotas em mãos, que foram confeccionadas na atividade anterior, cole (ou prenda com fita adesiva) uma fita de tecido de mais ou menos 3m, da forma como mostra a figura:
fonte: Caderno pedagógico 1 – Esporte na Escola em Tempo Integral – SEEJ e SEE/MG (2008?)
Prontas as pelotas com fitas, marque o local de lançamento e, num primeiro momento, deixe que as crianças lancem as pelotas e ensine-as como medir a distância. A distância deve ser medida observando a pelota no chão, no local onde caiu e esticando as fitas em direção à marca do local de lançamentos. O tanto de fita que se esticar e ficar dentro da área de lançamento corresponderá à distância atingida pelo arremesso.
Uma outra sugestão interessante e mais fácil para os alunos é marcar as fitas, como a marcação de uma fita métrica ou régua, pelo menos de 5 em 5 cm, para que as próprias crianças possam medir a distância alcançada.
Nessa atividade, os professores devem ensinar aos alunos as formas de arremesso de pelota/peso, com diferentes técnicas, sem muito rigor na execução dos movimentos pelas crianças. O objetivo aqui é fazer com que elas experimentem e conheçam as maneiras de arremessar sem a necessidade de alcançarem o gesto técnico perfeito.
Os professores podem fragmentar as fases do arremesso, fazendo lentamente com as crianças, demonstrando, passando vídeos, mostrando fotos das fases, etc.
Quando as crianças estiverem seguras dos seus arremessos, proponha um pequeno campeonato, dividindo os grupos para que formem equipes equilibradas em relação à força dos alunos. Combine as regras e deixe-as claras para todos.
Vídeos de referência para o professor:
http://www.youtube.com/watch?v=elGUHjLFrQ4&feature=quicklist
http://www.youtube.com/watch?v=fQxw-5bIdLA&feature=quicklist
Pode-se avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. É interessante que o professor sempre reúna os alunos em roda para que todos vejam uns aos outros. É importante conversar sobre as impressões da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar com grupos diferentes em cada atividade, em organizar as equipes e as corridas, em delimitar os espaços para as corridas, em entendimento dos combinados da aula e de cada “prova” do atletismo das quais participamos nesta aula.
Também é essencial conversar sobre as possibilidades que as aulas de Educação Física oferecem de vivência da prática distinta da do treinamento de alto nível. Portanto, os alunos que se dizem mais aptos para correr, mais velozes, por exemplo, podem ter dificuldades em manter a corrida por mais tempo. Por outro lado, um aluno que é menos veloz para corridas curtas pode ter ais resistência para maiores distâncias. O registro do aprendizado pode ser feito pelo próprio professor a partir dos relatos dos alunos.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/11/2015
Quatro estrelasmuito boa aula!!! da confecção propria dos materiais ao modo de ensinar!!!!
15/07/2014
Cinco estrelasExcelente aula.
17/11/2010
Cinco estrelas...ótima aula! Uma boa maneira de apresentar uma modalidade para as crianças pouco conhecida!
22/07/2010
Cinco estrelasExelente,sempre temos dificuldade para adquirir materiais,pois no Brasil o esporte não é levado a sério pelos pulíticos,e nos sempre acabamos tendo contato com eles no minimo indiretamente,e o que eles falam não é serio,não é serio...
01/04/2010
Cinco estrelaslegal