Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


História em quadrinhos

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender um texto de história em quadrinhos
- Expressar suas idéias oralmente
- Ouvir e respeitar as idéias de terceiros
- Recontar a história na sequência correta
- Refletir sobre as atitudes que constróem e alimentam a amizade

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos saibam ouvir uma história com atenção, reconheçam letras e saibam ler algumas palavras.

Estratégias e recursos da aula

I- Discussão sobre amizade: preparando o “terreno” para introdução da leitura da história em quadrinhos

Professor, você pode começar sua aula escrevendo a palavra AMIZADE no quadro negro e perguntando para a turma qual é o significado dela, se os alunos tem amigos, como agem com seus amigos, quais são as atitudes que devemos ter ou que esperamos das pessoas que consideramos amigas. Escute e incentive a turma a ouvir a opinião dos colegas com atenção, bem como, a expressarem a sua opinião.
Peça-os para pensarem e registrarem no caderno outras palavras que indicam sentimentos e atitudes que devem estar sempre próximas e relacionada à palavra Amizade. É provável que surjam palavras como: carinho, compreensão, solidariedade, admiração, entre outras. Ajude-os a escrever corretamente suas palavras e depois solicite que cada um leia, em voz alta, uma palavra que escreveu ou, que alguns alunos venham até o quadro escrever uma palavra diferente. Incentive a turma a copiar no caderno outras palavras diferentes das suas.

II- Apresentando o texto e promovendo a sua comprensão

Leve para a sala de aula a quadrinho do Mauricios de Souza.

Leia-a para a turma.  Escolha algumas palavras do texto (duas ou três), escreva-as no quadro e faça a leitura global da mesma. Depois leia cada sílaba separadamente e, ao final, peça que contem quantas letras a palavra tem. Ou mesmo aproveite as palavras que serão escritas pelos alunos. Mas observe: essas paradas devem ser rápidas para não se perder o “fio da história”.
Sugerimos que, se possível, você professor, projete a história em quadrinhos na sala para que a turma a visualise. É importante que possam observar os desenhos, pois esses fazem parte do texto das história em quadrinhos. Nesse caso, oriente-os a observar bem as imagens, lendo-as e relacionando-as com o escrito nos balões, assim, compreendendo bem as idéias nela contida.
A medida em que forem lendo, incentive os alunos, também, a fazerem relação com a discussão sobre amizade que tiveram no início da aula, indentificando aspectos já mencionados por eles e a refletirem sobre outros aspectos trazidos pelo autor.
Ao final da leitura, que provavelmente durará uma aula, peça aos alunos, como “Tarefa para Casa” que recontem a história da amizade entre o Cascão e o Cebolinha para alguém de casa e que solicite à essa pessoa que faça um comentário por escrito a respeito da história ouvida. Dessa forma, professor, você dará ao seu aluno mais uma oportunidade para refletir sobre a amizade e relembrar da sequência da história estudada em sala.

III- Trabalhando em grupo e recontando a história em quadrinhos:

Reinicie a aula conversando sobre a tarefa de casa. Pergunte: contaram a história do Cascão e do Cebolinha em casa? Para quem contaram? Conseguiram lembrar de toda a história, ou de suas idéias principais?
Peça a alguns para ler ou leia os comentários escritos no caderno sobre a história recontada. Esses provavelmente lhe darão pistas se o aluno conseguiu contar a história numa sequencia com coerência ou se tiveram dificuldades.
Organize duplas ou grupos (no máximo 5 alunos), distribuindo, em seguida, um envelope para cada grupo, contendo os quadrinhos da história de Mauricio de Souza separados e deseordenados.
Lance o desafio: remontar a história na sequência correta ou em outra sequência coerente, ou seja, que tenha sentido. Dê um bom tempo para que façam esse trabalho. Professor, se observar que os alunos estão com dificuldades para remontar a história, ajude-os nessa tarefa dando-lhes algumas pistas, como por exemplo, a de agrupar os quadrinhos com imagens parecidas (os que o cascão está na cama; aqueles em que os personagens principais são bebes, depois aq ueles em que são crianças e, ainda, aqueles em que já estão crescidos...) Ou se a turma tiver em um nível mais avançado no processo de alfabetização, oriente-os a observar a pontuação, por exemplo.
Encerrado o tempo para a remontagem da história, veja quais duplas ou grupos conseguiram completá-la e quais não. Nesse momento professor, se houver grupos que não terminaram a atividade discuta com eles quais foram as dificuldades, ajudando-as a encontrar soluções. Observe ainda se houve grupo em que a história ficou diferente da versão original. É importante discutir a corência dessas histórias, pois mesmo que diferentes elas precisam ter sentido.
Depois dessa discussão projete ou leia vagarosamente, mais uma vez a história para que a turma confira a versão original, solicitando que os grupos que não conseguiram completar de forma coerente o façam nesse momento.
Após todos terem remontado a história você pode orientar aos alunos para colarem os quadrinhos em uma cartolina e preparem-na para ler para outras turmas, ou em outros momentos e espaços que você conseguir organizar.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer sua aula saiba mais sobre Mauricio de Souza, o autor dessa história em quadrinhos no site
http://www.monica.com.br/mauricio-site/

Avaliação

Professor avalie os avanços dos alunos quanto a:
- compreensão do texto de história em quadrinhos,
- capacidade de expressar suas idéias oralmente,
- capacidade de ouvir e respeitar as idéias de terceiros,
- capacidade de recontar oralmente a história na sequência correta,
- as mudanças de atitudes com os colegas em prol da amizade.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.