30/10/2009
MARIA DE FATIMA DOS SANTOS GALVAO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Identificar e construir segmentos proporcionais com base no teorema de Tales.
Professor, exiba o vídeo sobre a pirâmide Queops (link da figura abaixo), para que os alunos tenham ideia de suas dimensões e converse sobre a solução encontrada por Tales para o calculo da altura.
http://www.youtube.com/watch?v=ODTLg1wtBR0
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/tales.html
Leve os alunos para uma área em que bata sol e faça experiências envolvendo alturas e sombras, para comprovar o teorema de Tales. Peça aos alunos que façam uma representação gráfica do experimento (esboço) e em sala de aula, construa a quarta proporcional, e peça aos alunos que, com base nos esboços, façam a associação entre a quarta proporcional e o teorema de tales. Trabalhe as construções geométricas de quarta e terceira proporcional.
http://www.mat.uel.br/geometrica/php/pdf/dg_segmentos_re.pdf
http://www.desenhoprojetivo.pro.br/htmldg/linhasproporcionais.htm
Avalie a aula e os alunos pelos exercícios e pela atividade prática, observando os seguintes aspectos:
• Transferência de um conhecimento para uma situação real.
• Elaboração de estratégias para a resolução de um problema ;
• Resolução gráfica.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/08/2012
Quatro estrelasMuito bom, pode agregar um conjunto maior de atividades